1. Apresentação


Un recorrido por los trabajos del V Congreso Brasileño de Hispanistas/ I Congreso Internacional de la Asociación Brasileña de Hispanistas
Cristiano Silva de Barros (UFMG)
Eduardo Tadeu Roque Amaral (UFTM)
Elisa Amorim Vieira (UFMG)
Sara Rojo (UFMG)


2. Estudos literários e culturais


Três memórias nas Américas
Adélcio de Sousa Cruz (UFMG)


Da história para a ficção: a construção do discurso (auto)biográfico em Autobiografía del general Franco
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiúza (UNESP/ UAM)


A literatura hispano-americana como processo formativo
Adriana Binati Martinez (UNICENTRO)


Villancicos sorjuanistas: ensaladillas performáticas?
Adriana do Carmo Figueiredo (UFMG)


Recreación de un personaje romanesco en una novela posmoderna: el coronel
Moori Koenig en Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez

Adriana Esther Suarez (Universidade de São Paulo)


Corpos que se abrasam: bruxaria e culinária na literatura brasileira contemporânea e chilena Adriana Sacramento de Oliveira (Universidade de Brasília)


Oralidades de fronteira: Roa Bastos e Washington Cucurto
Alai Garcia Diniz (CNPq/ UFSC)


Viagens e resistências em Crónica de músicos y diablos
Alessandra Corrêa de Souza (UFRJ/ CNPq)


“Me queda la palabra”: a canção espanhola sob censura na ditadura franquista

Alexandre Felipe Fiuza (UNIOESTE/ UAM)


Las ilusiones perdidas. Jerónimo de Mendieta y el ocaso de un proyecto evangelizado
Alfredo Cordiviola (UFPE)


Verde oasis de la palabra: la literatura en español del Sáhara Occidental
Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)


Otras literaturas hispánicas: las letras negroafricanas de Guinea Ecuatorial
Amarino Oliveira de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana)


A retórica em Dom Quixote: “Discurso de la Edad Dorada” e “Discurso de las armas y las letras”
Ana Aparecida Teixeira da Cruz (Universidade de São Paulo/ CNPq)


Estudos afro-hispano-americanos: uma problemática
Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora)


El caballero de la Invicta, de R. H. Moreno-Durán: una desmitificación de Bogotá
Ana Lea-Plaza (PUC de Chile)


El primer teatro de Griselda Gambaro: El desatino
Ana Lúcia Vieira de Andrade (McGill University)


Góngora: gênero demonstrativo e a tópica da morte
Ana Paula Silva (USP)


O amanuense Belmiro: um narrador sem atributos?
Ananda Nehmy de Almeida (UFMG)


Escritores fora de lugar: a doença como metáfora e a experiência
Anderson Luís Nunes da Mata (UnB)


Aproximações entre Brasil e Argentina: a recepção crítica da tradução de Os sertões de Euclides da Cunha feita por Benjamín de Garay

André da Costa Cabral (FFLCH-USP/ FAPESP)


Entre mulheres, seus malandros, seus malevos
Andreia dos Santos Menezes (Universidade de São Paulo)


Histórias formando a história da Espanha do franquismo
Andreia Paraquette Bastos Macedo (UFF)


A crítica brasileira sobre Juan José Saer
Ângela Maria Bedeschi Faria (UFMG)


Presencia de la lengua castellana en la poética barroca brasilera
Anne Navarro Miranda (Uni-BH)


Nicanor Parra y poesía visual: artefactos visuales
Antonia Javiera Cabrera Muñoz (UFSC)


Leopoldo Alas “Clarín” e Eça de Queirós: um encontro decisivo

António Apolinário Lourenço (Universidade de Coimbra)


Reflexões sobre um chaski contemporâneo
Antônio Augusto Horta Liza (UFMG)


O poder das palavras na confissão de “La zarpa”, de José Emilio Pacheco
Antonio Ferreira da Silva Júnior (CEFET/ RJ)


Biografema e autoficção na produção ensaística saeriana: notas sobre “Narrathon”

Antonio Marcos Pereira (Universidade Federal da Bahia)


Vozes da Guerra Civil Espanhola em Los cuadernos perdidos de Antonio Catena, de Juan Vergillos (2001): rompendo silêncios para uma paz efetiva

Antonio R. Esteves (FCL/ UNESP-Assis)


A solidão do escritor na lição de Juan Carlos Onetti
Ariadne Costa da Mata (PUC-Rio)


Rachel: erotismo e melancolia de uma vedete do Alhambra

Ariágda Moreira (Universidade de Cuiabá/ UNIC)


Análisis rítmico de los sonetos originales completos de Garcilaso de la Vega y Luis de Góngora
A. Robert Lauer (The University of Oklahoma)


La primer flor del Carmelo, um auto em louvor a Maria
Auricléa Oliveira das Neves (UFF/ FAPEAM)


O Rio de Janeiro narrado por Manuel Puig

Aydano de Almeida Pimentel Neto (FAETEC)


La narrativa autobiográfica de Denzil Romero
Bettina Pacheco (Universidad de Los Andes, Táchira)


Sob a ótica do transgênero: César Vallejo e “La imagen española de la muerte”

Carla Damêane P. Souza (UFMG)


Bajo el movimiento del Quinto Sol
Carlos Garcia Rizzon (Universidade Federal do Pampa)


El Cid burlesco del Siglo de Oro: el revés paródico de un mito literario español
Carlos Mata Induráin (GRISO-Universidad de Navarra)


Goytisolo y su visión de la alteridad
Carmelita Tavares Silva (Cesat/UFRJ)


Notas à polêmica seiscentista da poesia culta: argumentos de autoridade

Cássio Borges (UESB)


O Brasil nas páginas de Monterrey: correo literario de Alfonso Reyes

Cecilia Laura Alonso (UFF)


Latinoamericanidad transcultural. Roberto Bolano: la escritura como paradigma multicultural
Cecilia López Badano (Universidad Autónoma de Querétaro)


Texto e imagen: Dulcinéia del Toboso
Célia Navarro Flores (UFS)


Los artificios de la memoria en el cuento contemporáneo: un relato de Reina Roffé

Clarisse Barbosa dos Santos (Faminas-BH)


A dança imóvel entre o passado e o rosto sem olhos do futuro
Cláudia Luna (UFRJ)


Las técnicas narrativas en La fiesta del Chivo de Mario Vargas Llosa
Cláudia Paulino de Lanis (UESC)


Ambigüidade trágica e condição materna em García Lorca
Claudio de Souza Castro Filho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)


Identidade e violência na literatura argentina: uma leitura de “El camino de la costa”, de Juan José Saer

Cristiane Checchia (USP)


O entre e o duplo: a alegoria da figura diaspórica em Um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves
Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes (UFMG)


Tradução e análise de dramaturgia contemporânea do Brasil
Cristiano Silva de Barros (UFMG)


Estado de traduzibilidade — A liquefação do eu
Damian Kraus (PUC-SP)


El fin del siglo XX en Hispanoamérica, bajo la óptica de Batman y Robin de Efraim Medina Reyes
Daniel Soares Filho (UFF)


Los signos cambiantes de Bogotá de fines del siglo XIX y principios del XX en la novela Según la costumbre de Gonzalo Mallarino
Danilo Santos López (Pontificia Universidad Católica de Chile)


Cortázar: que lia e citava Gombrowicz: que era lido e publicado por Macedonio Fernández: que imaginara um leitor possível para Ferdydurke e Rayuela
Davidson de Oliveira Diniz (UFMG)
Imara Bemfica Mineiro (UFMG)


A poética do Liber Fulguralis, de Julio Cortázar, em diálogo com o projeto para o Livro Total, de Stéphane Mallarmé

Davidson de Oliveira Diniz (UFMG)


Cristo recrucificado no “Evangelho segundo Marcos”, de Jorge Luis Borges
Delzi Alves Laranjeira (UFMG)


Dos mitos de fundação da literatura latino-americana às ruínas da revolução cubana

Diana Klinger (PACC/ UFRJ)


Mitos, nación y dictadura en Argentina. El almirante Guillermo Brown en la
obra de Marcos Aguinis

Diego Téllez Alarcia (Universidad de La Rioja)


A presença do Canadá em uma revista latino-americana
Dilma Castelo Branco Diniz (UFMG)


Me llamo Rigoberta Menchú... discursos entrelaçados: ambigüidades e conflitos
Dorcas Vieira Damasceno (UFRJ)

La Celestina e o teatro brasileiro no regime militar
Dulciane Torres Lins (USP)

Cinema, utopia e outras projeções performáticas
Éder Rodrigues (UFMG)


Ramleela: ¿un modelo para el teatro trinitário?
Edith Pérez Sisto (Universidad Simón Bolívar)


Punto de vista en País portátil del venezolano Adriano González León
Edith Pérez Sisto (Universidad Simón Bolívar)
Fanny Ramírez de Ramírez (Universidad Experimental Libertador, Pedagógico de Caracas)


Borges, Cortázar e os bestiários latino-americanos
Eduardo Jorge de Oliveira (UFMG)


La realidad en llamas: una lectura de El llano en llamas de Juan Rulfo
Elaine Cristina de Araujo (Universidade de São Paulo)


A imagem da Guerra Civil Espanhola na imprensa alemã
Elcio Loureiro Cornelsen (UFMG)


A ironia como um elemento subversivo à ordem e ao poder
Elda Firmo Braga (UFRJ/ CEJK)


Viaje y escritura en la obra de Gabriel García Márquez
Elena Palmero González (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)


Anagnorisis: Cenas de reconhecimento em La Celestina
Eleni Nogueira dos Santos (USP/ CNPq)


Dictador en el espejo: Llegada para mí la hora del olvido de Tomás Val como retrato de Franco y su régimen
Elina Liikanen (Universidad de Helsinki)


A construção da memória em documentários da Guerra Civil Espanhola
Elisa Amorim Vieira (UFMG)


O exílio e as relações de classe em Amalia, de José Mármol
Elizabete Quireza Campos Morgado (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


El Nuevo Mundo y la fiebre por el oro
Elsa Otilia Heufemann-Barría (Universidade Federal do Amazonas)


Cervantes y Alonso, fantasma de un falso Quijote
Esteban Reyes Celedón (UFF)


Una mirada oblicua en las parejas de los cuentos de Rosa Montero
Ester Abreu Vieira de Oliveira (UFES)


El discurso humorístico latinoamericano y el trabajo
Ester Myriam Rojas Osorio (UNESP-Assis)


El coloquio de los perros: fusión de géneros
Esther Karina Feria Zitelli (Universidade de São Paulo)


Arte e sociedade: estudo comparado entre Mário de Andrade e José Carlos Mariátegui
Fabiana Camargo Pellegrini (USP)


Antonio Machado e João Cabral de Melo Neto constroem Sevilhas
Fabiane R. Borsato (Centro Universitário Barão de Mauá)


Tradição e identidade em Crônica de uma morte anunciada
Fábio Belo (Faculdade de Direito Milton Campos)


O comportamento da filha do comendador no processo de decadência do seu “conquistador-burlador”

Fabio Luciano (Universidade de São Paulo)


Do exílio republicano à tradição da mulher vestida de homem: ressentimento ou ousadia?

Fabio Luciano (Universidade de São Paulo)


El exilio de la literatura: una lectura de la incierta y oscilante relación de Max Aub con la industria editorial a través de sus diarios

Federico Gerhardt (Universidad Nacional de La Plata/ CONICET)


Anita Garibaldi redescoberta pela literatura
Fernanda Aparecida Ribeiro (Universidade Estadual Paulista)


“Dónde está Heloísa?” O drama “bufo-trágico” do ideal de um calavera
Fernanda da Silva Pereira (Universidade de São Paulo)


O cronotopo narrativo de viagem no romance latino-americano do século XX: El hablador, de Mario Vargas Llosa
Fernanda Soares da Silva (Fundação Universidade Federal do Rio Grande)

Quem aceita jogar o jogo subterrâneo proposto por um manuscrito achado ao acaso?
Fernando Salomon Bezerra (Universidade Estadual de Montes Claros)


Falar ou não de política: o dilema da Revista de Occidente nos anos 30

Flavia Ferreira dos Santos (UFRJ)


Intersexualidade versus intertextualidade — uma leitura crítica do filme XXY
Flávia Péret (UFMG)


La producción cinematográfica La lengua de las mariposas como monumento de (re)construcción y perpetuidad de la memoria
Flávio Adriano Nantes Nunes (UFMS)


La poetización de la trayectoria de franquistas y republicanos en El corazón helado (2007), de Almudena Grandes
Flávio Pereira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ USP)


Alimentação e imaginário de conquista: uma breve incisão sobre o relato de viagem de Frei Gaspar de Carvajal
Francemilda Lopes do Nascimento (UFAC)
Adriana Delgado Santelli (UFAC)
Simone de Souza Lima (UFAC)


Dolencias del cuerpo, dolencias del recuerdo. Dos miradas ficcionales sobre el tema de la enfermedad

Francismar Ramírez Barreto (Universidad de Brasilia)


Neobarroco/ pós-moderno: potlatch cultural Latino-América/ mundo

Gabriela Beatriz Moura Ferro (USP)


Recuperação de uma memória interditada: os depoimentos do anarquista Augustin Souchy no documentário A longa esperança

Georg Wink (FALE/ UFMG)


El mar de las lentejas (1979): polifonia e pluridiscursividade

G. Francisco Fleck (UNIOESTE-Cascavel/ UNESP-Assis)


Jogo e recepção: a metáfora da Teoria e jogo do duende
Gisele Rosa (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes)


Augusto Roa Bastos e a frente argentina: reflexões sobre uma guerra
Gislaine A. Michel (UFMG)


Oralidade e escrita: as duas margens de Los ríos profundos, de José Marķa Arguedas

Gislene Teixeira Coelho (Universidade Federal de Juiz de Fora)


Los oficios terrestres y las formas de narrar la violencia
Graciela Foglia (FALE/ UFMG)


Representaciones literarias de Eva Perón: algunas cuestiones sobre el narrador en Walsh y Viñas
Graciela Foglia (FALE/ UFMG)


Transgênero performático e catacrese: notas para uma teoria do romance latinoamericano contemporâneo
Graciela Ravetti (UFMG/ CNPq)


El exilio interior e La voz melodiosa: dois romances de formação na Espanha franquista
Gustavo Leme Cezário Garcia (USP)


As gangues de Buenos Aires: sociedade e estética na obra de Jorge Luis Borges (1930-1935)

Gustavo Naves Franco (PUC-Rio)


Biblioteca Ayacucho: exílio latino-americano e perspectiva político-cultural: (meados de 70 e 80) Haydée Ribeiro Coelho (UFMG)


La imagen como recuperación de la memoria y expresión de una identidad
Helena Dias (UFF)


Entendimento em Babel: uma visão da comunicação humana no Quixote de 1605
Heloísa Pezza Cintrão (USP)


Obra literária e obra fílmica: o caso de Hijo de hombre e La sed
Henrique Finco (UFSC)


O poeta e a montanha: considerações em torno das trajetórias existencial e literária de Noriega Varela
Henrique Marques Samyn (UERJ)


“Robaba con los ojos cualquier cosa descuidada de la calle y después la llevaba a mi soledad”: uma leitura da modernidade em Felisberto Hernández e Macedonio Fernández

Imara Bemfica Mineiro (UFMG)


Violencia, estudio comparativo en: Los perros hambrientos de Ciro Alegría Bazán (Perú) y Vidas secas de Graciliano Ramos (Brasil)

Iris Anita Fabián Ramírez (UPEL-Ve)


El pasaje al límite en Cambio de piel de Carlos Fuentes
Isabel Jasinski (Universidade Federal do Paraná)


A figura feminina em Lucía Miranda, de Rosa Guerra
Isabela Roque Loureiro (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Plata quemada: metáfora da Argentina em crise?
Isis Milreu (UNESP-Assis)


Do “paraíso tropical” à “selva de pedras”: o Brasil na imprensa espanhola (1930-1960)
Ismara Izepe de Souza (Universidade de São Paulo)


El proceso creativo literario de Galdós: el arte en los manuscritos de la segunda serie de los Episodios nacionales
Ismênia Sales de Souza (U. S. Air Force Academy, Colorado Springs, USA)


O debate em cartaz
Ivan Rodrigues Martin (PUC/ SP)


Del “gran hombre” a la “república de las vacas”: representaciones de la nación en la narrativa de la vanguardia histórica en Venezuela

Javier Lasarte Valcárcel (Universidad Simón Bolívar)


Altazor e Cara-de-Bronze: a viagem da viagem — a busca pela palavra poética
Jeane Maria Guimarães da Silva Cabral (UFPE)


Antonio Valeriano ¿autor del Nican Mopohua?
Jerzy Achmatowicz (Universidad de Wroclaw, Polonia)


Soluções insólitas como viés narrativo: o dialogismo em Los santos inocentes e Videiras de cristal
Jorge Paulo de Oliveira Neres (UFF/ UNESA)



El personaje de ficción en Andrés Rivera
Jorgelina Tallei (Universidade de São Paulo)


La nueva textualidad (Conferencia)
José Sanchis Sinisterra


La Plaza del Diamante: una historia… y dos ritmos...
Josefa Buendía Gómez (UniPaulistana/ UNIBERO)


El mal(estar) de Carlos Liscano, Dostoiévski y Baudrillard: literatura y dictadura desde la perspectiva de una modernidad ambivalente

Juan Pablo Chiappara (UFMG/ UNI-BH)


As revoluções de Julio Cortázar
Júlia Morena Silva Costa (UFMG)


A pedra do reino e a picaresca
Juliana Bevilacqua Maioli (UNESP-Assis)


La mirada em 3D da literatura latino-americana contemporânea: performatizando subjetividades e territorialidades
Juliana Helena Gomes Leal (UFMG)


Dramaturgia de Quixote — um estudo sobre o processo de construção do texto teatral inspirado na obra O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

Júlio César Viana Saraiva (UFMG)


Borges e a infâmia de todos nós
Julio Jeha (UFMG)


Uma nota de jazz, um tom ao tempo: criações e profecias cortazarianas
Kamila Brumatti Bergamini (Ufes)


Breve percurso histórico/ cultural do cosmopolitismo hispano-americano no século XX
Kamila Brumatti Bergamini (Ufes)


Hilda Hilst e Gabriela Mistral, um diálogo acerca de Deus

Kamilla Kristina Sousa França Coelho (UFU)


El testimoniar de la España Peregrina en México. Un análisis de “La Virgen de los desamparados”, de Max Aub, en relación con la estética de la literatura de testimonio
Karina Arruda Cruz (USP)


O realismo sério e quotidiano na literatura do exílio republicano espanhol

Karina Arruda Cruz (USP)


As vozes do prólogo de Lazarillo de Tormes

Katia Aparecida da Silva Oliveira (FAAC/ PG-USP)


La historia de las mujeres en El cuarto de atrás de Carmen Martín Gaite
Kelen Benfenatti Paiva (UFMG)


Henriqueta Lisboa e Gabriela Mistral: entre o ensinar e o fazer canção
Kelen Benfenatti Paiva (UFMG)


Uma clara desconstrução
Laureny Aparecida Lourenço da Silva (Ufal)


Relecturas del canon literario hispánico en las novelas de Isaac Rosa
Lea Evelyn Hafter (Universidad Nacional de La Plata)


Plata quemada: a violência em linguagem
Leonardo Francisco Soares (UFMG)


Literatura hispanoamericana en el contexto de la Amazônia
Leonor Nora Fabian Branez (UFRR)


Poética da viagem no Romance Vigilia del almirante de Augusto Roa Bastos
Ligia Dalchiavon (FURG)


La carnavalización en El zorro de arriba y el zorro de abajo de José María Arguedas
Ligia Karina Martins de Andrade (UFAM)


As celestinas de Lorca
Lilian dos Santos Silva Ribeiro (USP)


Entre culturas: conflitos na literatura heterogênea de Manuel Scorza
Lina Arao (UFRJ)


Notas de pesquisa: o ensaio latino-americano do século XX
Lívia Reis (UFF)


Francesca y Melibea: ¿Nudos matrimoniales o vínculo de amor?
Louis Imperiale (University of Missouri/ Kansas City)


La poética del viaje en la novela La nieve del Almirante, de Álvaro Mutis
Luciane Senna Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande)


Filosofia e Identidade: a Identidade hispano-americana no discurso histórico de Leopoldo Zea
Luciano dos Santos (CEFET-GO/ Uned-Inhumas)


A representação da América Espanhola nos livros didáticos e nas aulas de História no município de Inhumas-Goiás-Brasil (2005-2007)
Luciano dos Santos (CEFET-GO/ Uned-Inhumas)


Obediência não devida. Literatura argentina contemporânea
Luciene Azevedo (Universidade Federal de Uberlândia)


Três modelos de espacialidade literária: visão, tato, movimento
Luis Alberto Brandão (UFMG)


Octavio Paz y la imagen infinita
Luis Eduardo Fiori (Universidade Federal de Rondônia)


Corpos espoliados: a história dos vencidos em Ganarse la muerte de Griselda Gambaro, e A hora da estrela, de Clarice Lispector
Luiz Carlos Gonçalves Lopes (UFMG)


Diálogos entre Guimarães Rosa e a literatura latino-americana: a modernidade
Luiz Claudio Vieira de Oliveira (UFMG)


Representações do herói byroniano na literatura espanhola e na literatura brasileira do século XIX: José de Espronceda e Álvares de Azevedo
Maira Angélica Pandolfi (UNESP)


“Nasci para bailar”: o grupo Rodapião e o Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha

Manuela Ribeiro Barbosa (UFMG)


A estética surrealista hispano-americana: trânsitos e aportes

Márcia Arbex (UFMG/ CNPq)


Questões da memória e da história no romance Los perros del paraíso, de Abel Posse
Márcia de Fátima Xavier (UFMG)


A memória de Galeano e as ditaduras militares na América Latina
Márcia Horácio Barbosa (UFMT)


O testemunho literário de Jorge Semprún e a dialética entre ficção e realidade
Marcia Romero Marçal (USP)


O diálogo intertextual entre Reinaldo Arenas e Federico García Lorca às voltas com La casa de Bernarda Alba
Márcio Antonio de Souza Maciel (UEMS)


El teatro cubano y su relación con la afrodescendencia
Marcos Antônio Alexandre (UFMG)


Um conceito forjado: Antonio Machado e a geração de 50
Margareth dos Santos (USP)


El tema del dinero en las Bodas de Camacho, en la Segunda Parte de Don Quijote de la Mancha
María Cristina Lagreca de Olio (Universidade Presbiteriana Mackenzie)


Una visión “moralista” del Madrid decimonónico
Maria Cristina Martínez Soto (UNIFIEO)


A construção do herói em El capitán Alatriste, de Arturo Pérez-Reverte
Maria de Fatima Alves de Oliveira Marcari (UNESP-Assis)


O riso para combater a tirania

Maria de Fátima Rocha Medina (CEULP/ ULBRA)


A temática rústica no romanceiro de tradição oral moderna

Maria do Carmo Cardoso da Costa (FL/ UFRJ)


Vicente Cañas, ¿jesuita español o enawenê-nawê?

María Dolores Aybar Ramírez (UNESP/ Araraquara-SP)


Pablo Neruda: poesía comprometida
Maria Imaculada A. Nascimento (UFMG)


A representação do feminino na picaresca espanhola: el ajuar de las pícaras-putas
Maria Josele Bucco Coelho (Universidade Federal do Paraná)


Fragmentación y olvido en “El remate” de Max Aub

Maria Luisa Barrio Arconada (Universidade de São Paulo)


“Sobremesa”: relato de moldura e ironia no conto pardobazaniano
Maria Mirtis Caser (UFES/ UFRJ/ CAPES)


El placer por la comida y la bebida. El Libro de buen amor como tratado gastronómico

María Teresa Miaja de la Peña (Universidad Nacional Autónoma de México)


João Guimarães Rosa, Juan Rulfo e a crítica latino-americana
Maria Virgínia Oliveira Maciel (USP)


Getúlio Vargas e Francisco Franco. Um estudo comparado sobre a expulsão de estrangeiros

Mariana Cardoso dos Santos Ribeiro (USP)


La orilla que se abisma. Los márgenes de la literaturidad: polifonía y plagio en la obra literaria
Mariano Dagatti (Universidad de Buenos Aires)


Una aproximación al tema de la sabiduría en la obra de José Joaquín Fernández de Lizardi
Mariela Insúa Cereceda (Universidad de Navarra — GRISO)


Festa e La Cruz del Sur: textos em diálogo
Marilda de Souza Castro (UFMG)


A visão da cidade futura em dois tempos: ficção e espiritualidade em Vuel Villa

Marina Machain Franco (USP/ UFU)


De Rojas a Valle-Inclán: esperpentismo y modernidad en La Celestina

Mario M. González (Universidade de São Paulo)


La vida es sueño: afán y deseo en la literatura
Marta Francisco de Oliveira (CPCX/ UFMS)


A literatura latina clássica em O livro dos seres imaginários, de Jorge Luis Borges
Matheus Trevizam (FALE/ UFMG)


Pop, camp, kitsch, barroco: o cabaré contemporâneo de Astrid Hadad
Maurício de Bragança (UFF/ FAPERJ)


Imagens e viagens: a América Latina antropófaga de Hans Staden
Melissa Gonçalves Boëchat (UFMG)


El proyecto lingüístico vanguardista de Gamaliel Churata
Meritxell Hernando Marsal (USP)


Atravessar fronteiras: o papel do escritor crítico latino-americano
Miriam L. Volpe (FALE/ UFJF)


La evolución del episodio cidiano del caballero Martín Peláez en las crónicas medievales y su adaptación dramática en la anónima Las hazañas del Cid y su muerte, con la tomada de Valencia
Miriam Palacios Larrosa (Universidad de Zaragoza-España)


Entre la letra y la pantalla: crónica cinematográfica en el México de principios del siglo XX
Miriam Viviana Gárate (Unicamp)


La vida puesta en obra: experiencia y novela
Mónica Bueno (Universidad Nacional de Mar del Plata)


La muerte en la poesía de Federico García Lorca
Mônica da Silva Boia (Academia Militar das Agulhas Negras e Associação Educacional Dom Bosco)


Um deserto de solidão e esquecimento

Mônica Gomes da Silva (UFF/ CNPq)


Memórias ficcionais de uma guerra real: escrever, descrever e reescrever a memória em Ramona, adiós

Natalino da Silva de Oliveira (UFMG)


Alfonsina Storni: a constituição da identidade feminina/ feminista
Nildicéia Apa. Rocha (UNESP/ CAPES/ UBA)


Eu: narrador e personagem, suas singularidades in memórias
Nilma Machado Carvalho (UFMT)


Memória e identidade: perspectivas na obra de Jorge Díaz, Toda esta larga noche e Ligeros de equipaje

Núbia Ramalho (UFMG)


A casa colonial: introdução à leitura de El loco Estero de Alberto Blest Gana
Olga Reyes (USP/ FFLCH)


A presença de Glauber Rocha na América Hispânica: o cineasta em Cuba entre 1971-1972
Pablo Alexandre Gobira de Souza-Ricardo (UFMG)


Sobre una redimida agramaticalidad: Antonio Porchia y sus Voces
Pablo Gasparini (Unicamp)


“Cada uno en su oficio puede alabar a Dios”. A sátira da religiosidade na trajetória dos pícaros de Rinconete y Cortadillo
Paula de Araújo (Universidade de São Paulo)


Alguns domínios culturais observados em Diários de motocicleta
Paula Renata Almeida Lima (PG/ UFG)


Interculturalidades possíveis: a tradução semiótica de Cinema Utoppia, de Ramón Griffero, e de Só os babacas morrem de amor, de César Brie
Raquel França Abdanur (UFMG)


Sobre el surrealismo en España: una recepción particular
R. D. Castiglioni (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)


A transculturação dos conquistadores Aguirre, Colombo e Cabeza de Vaca em Abel Posse
Regina Simon da Silva (UFRJ)


Dos matriarcas de familia: el ocaso del poder y el bienestar financiero
Rhina Landos Martínez André (UFMT)


O cyberpunk precoce na ficção de Carlos Gardini: uma análise de “Escalada” e “Perros en la noche”
Rodolfo Rorato Londero (UFSM)


A fome dos outros: retórica e alteridade na conquista
Rodrigo Labriola (UERJ)

Neobarroco na América Latina: teoria literária e incômodo epistemológico
Rodrigo Labriola (UERJ)


La mala educación, narrativa de entranhas especulares
Rodrigo Santos de Oliveira (UFMG)


El concepto de literatura latinoamericana en Ángel Rama
Romulo Monte Alto (UFMG)


A construção do vazio latino-americano. Um estudo sobre as imagens contemporâneas da América Latina veiculadas em alguns manuais de ensino de espanhol como língua estrangeira
Romulo Monte Alto (UFMG)


Códigos culturais e imaginário na obra de Jorge Icaza

Rondon Martim Souza de Castro (UFSM)


O livro e o leitor no período de Cervantes
Rosa Maria Oliveira Justo (Universidade Presbiteriana Mackenzie/ USP)


O espírito religioso em Los santos inocentes, de Miguel Delibes
Rosemarly Wisniowski Rebelo (FAETEC)


A memória relembrada no (res)sentimento dos poetas de fronteira: flashes de um tempo (e) de um espaço

Rossemildo da Silva Santos (Universidade Federal do Acre)


Las “maras”: una violenta realidad
Roxana Guadalupe Herrera Álvarez (IBILCE/ UNESP)


A potência passiva dos Bartlebys na escrita de Vila-Matas
Sabrina Sedlmayer (UFMG)


A Belo Horizonte de José Casais Santaló
Salustiano Álvarez Gómez (PUC-MG/ FUMEC-MG)
Antón Corbacho Quintela (Universidade Federal de Goiás (Grupo GALABRA))


Entender um pouco é preciso; viver não é preciso
Sandra de Pádua Castro (UFMG)


Tendências caleidoscópicas na literatura hispano-americana de fins dos anos 90: uma leitura de Adiós, humanidad de Bárbara Jacobs
Sandro Marcio Drumond Alves (UFMG/ AEDB/ Exército Brasileiro)
Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFF/ Exército Brasileiro)


Entre la prosa castellana y la poesía gallego-portuguesa: modelos de “hispanismo laico” en el scriptorium alfonsí del siglo XIII. El caso de las Cantigas de Santa María (CSM)
Santiago Disalvo (Universidad Nacional de La Plata — SECRIT (CONICET))


A narrativa literária finissecular mcondiana e o seu contexto de produção na contemporaneidade da América Latina

Sara Araújo Brito (UFF-PG/ UNIGRANRIO-SME/ DC)


La transición democrática y el teatro chileno
Sara Rojo (UFMG/ CNPq/ CAPES)


Carácter y destino en la literatura. El ensayo de Sánchez Ferlosio como intertexto en la ficción de Javier Cercas

Silvia Cárcamo (UFRJ)


A pastora Torralba — Conto popular ou paródia?

Silvia Cobelo (FFCL/ USP)


Projetos literários: linguagens e territórios
Silvina Carrizo (Universidade Federal de Juiz de Fora)


A instabilidade da voz narrativa em relatos autobiográficos
Solange Munhoz (Fatec Jundiaí)


El gallo de oro de Juan Rulfo
Sonia Adriana Peña (Universidad Nacional Autónoma de México)


“Leyendas de Guatemala”: lectura y referencias interpretativas
Sonia Inez G. Fernandez (UFSM)


José Sanchis Sinisterra: construcción dramática y significado en Lope de Aguirre, traidor
Sor Elena Salazar (Universidad de Oriente)


Ña Remigia: uma abordagem do universo feminino em Josefina Plá
Suely Aparecida de Souza Mendonça (UNESP-Assis/ Bolsista CNPq)


Manuel Rivas em seu ato clandestino sobre um território limite
Susana Alvarez Martínez (Universidade Federal Fluminense)


Paradigma voseante rioplatense e identidad. Un proceso de interacción lingüística y sociocultural
Susana Quinteros de Creus (PUCRS)
Janaína de Azevedo Baladão (UFRGS/ CAPES)


Juan Carlos Onetti: capturar una experiencia en el relato “Un sueño realizado”
Susana Ynés González Sawczuk (Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín)


Mil Homeros e mais um: Jorge Luis Borges e a literatura grega
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (UFMG)


O amor e a morte dos corpos em contos de Julio Cortázar
Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN/ CERES/ DCSH)


A imagística da água em Alfonsina Storni e Zila Mamede
Valdenides Cabral de Araújo Dias (UFRN/ CERES/ DCSH)


O empalhador de passarinhos e Periquito el Aguador: crítica e vanguarda em Mário de Andrade e Juan Carlos Onetti
Viviane Monteiro Maroca (UFMG)


Crime e sacrifício em “A intrusa”, de Jorge Luis Borges
Vívien Gonzaga e Silva (FALE/ UFMG)


A imagem de Madri na narrativa espanhola da modernidade

Volker Jaeckel (UFMG)


Memorias de la Guerra Civil Española en la obra de Antonio Muñoz Molina
Volker Jaeckel (UFMG)


3. Estudos lingüísticos


Loucura, disposição e rotas em cenografias pioneiras do rock
Adrián Pablo Fanjul (Universidade de São Paulo)


Formas de realização do objeto direto pronominal de terceira pessoa na produção escrita de aprendizes brasileiros de espanhol: resultados de uma pesquisa

Adriana Martins Simões (Bolsista CAPES/ USP)


La concienciación sobre la enseñanza-aprendizaje de lengua española en la secundaria: hacia el uso de textos en el aula
Alba Lúcia da Costa de López (UEPA)


Análise contrastiva fonético-fonológica de línguas próximas: espanhol e português
Aline Vieira Bezerra Higino de Oliveira (Ufal)


La temporalidad verbal en la clase de E/LE
Ana Berenice Peres Martorelli (UFPB)


Didática da literatura no ensino de E/LE: teoria e prática

Ana Cristina dos Santos (UERJ-IL/ UVA)


El aprendizaje de español a través de juegos y dinámicas
Ana Jaci Mendes Souza Carneiro (UEFS)


El “otro” en el aprendizaje colaborativo de lenguas a distancia

Ana Mariza Benedetti (UNESP)


A Real Academia Espanhola nos prólogos de seus dicionários: imagens de si e do outro
Angela Marina Chaves Ferreira (UERJ)


A procura de um poder simbólico inerente à língua espanhola e as justificativas da incorporação do castelhano ao ensino no Brasil
Antón Corbacho Quintela (Universidade Federal de Goiás/ Grupo GALABRA)
Karla Santa Bárbara Santos (Universidade Estadual de Goiás)


Literatura e espanhol/ LE: a questão da alteridade
Antonio Andrade (UFF/ CPII/ FAC-CCAA/ UERJ)


A memória discursiva sul-americana nos pronunciamentos de posse dos presidentes Evo Morales, Hugo Chávez e Luiz Inácio Lula da Silva

Augusta Porto Avalle (UERJ)


La escisión y otras construcciones de focalización en el español actual
Carlos Felipe da Conceição Pinto (Unicamp/ FAPESP)


Reflexiones sobre el uso de documentos auténticos en la clase de E/LE
Carlos Ferrer Plaza (Lector de la AECID en la UFV)


Poético, o texto mais cheio de sentido no diálogo da intercompreensão
Celia Mattos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)


Demonstrativos nas traduções medievais espanholas do Libro llamado Abbat Ysach
César Nardelli Cambraia (UFMG)


Conectores pragmáticos en Boquitas pintadas
Cibelle Correia da Silva (PG-USP)


Notas para un estudio del subtitulado en el par lingüístico español-portugués
Cíntia Ferreira (UFRJ)
Leticia Rebollo (UFRJ)
Jorge Luis Rocha (UFRJ)


Variación y cambio lingüísticos de los pretéritos simple y compuesto a partir de una perspectiva sociolingüística y discursiva: muestras de Madrid, Ciudad de México y Buenos Aires

Cíntia Ferreira dos Santos (UFRJ)


Español instrumental: más allá de la lectura

Claudia Bruno Galván (FECAP/ PUC-SP)
Maria Cibele González Pellizzari Alonso (PUC-SP)


A formação do leitor crítico e o livro didático: uma reflexão discursiva sobre a leitura em LE
Cleide Ester de Oliveira (UFMT)


As principais crenças de um grupo de formandas em Letras/ Espanhol ao se avaliarem como falantes dessa língua
Cleidimar Aparecida Mendonça e Silva (UFG)
Lucielena Mendonça de Lima (UFG)


Chat educacional: sua construção composicional em um curso específico de espanhol à distância
Crisciene Lara Barbosa-Paiva (PG/ UNESP)

Érase una vez... Los cuentos infantiles en clase de español como lengua extranjera: actividades de (re)escritura
Cristiano Lessa de Oliveira (Ufal)


Formación crítico-reflexiva del profesor de E/LE
Cristiano Silva de Barros (UFMG)


Ler em fórum: uma atividade complementar às aulas de espanhol na graduação
Cristina Vergnano-Junger (UERJ)


A prática de seleção de professores de Espanhol — concursos públicos no Brasil e na França
Del Carmen Daher (UERJ)


Implementación de la educación bilingüe en el sistema educativo paraguayo: problemas de enseñanza-aprendizaje del castellano como segunda lengua a los niños monolingües guaraní

Dora Bobadilla de Cazal (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción)


La enseñanza de la lengua española en contexto militar: un estudio en la Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)
Doris Cristina Vicente da Silva Matos (UFF/ AMAN)
Sandro Marcio Drumond Alves (UFMG/ AMAN)


El acto de nombrar a un individuo como función primaria de los nombres propios
Eduardo Tadeu Roque Amaral (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)


Estudio acústico de las vocales epentéticas en la interlengua de estudiantes brasileños de E/LE
Egisvanda I. A. Sandes (Postgraduanda USP/ Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Joaquim Llisterri (Universitat Autònoma de Barcelona)


A leitura como instrumento de construção da cidadania
Elda Firmo Braga (UFRJ/ CEJK)
Dilma Alexandre Figueiredo (UFRJ)


Interface português/ espanhol: a constituição de um espaço de enunciação fronteiriço
Eliana Rosa Sturza (UFSM)


Aspectos fonético-fonológicos na interlíngua de aprendizes de espanhol/ LE — interface com o português
Eliane Barbosa da Silva (Ufal)


Um olhar sobre polissemia e homonímia na interface português-espanhol: o caso dos heterossemânticos

Eliane Barbosa da Silva (Ufal)


La web 2.0 y las posibilidades didácticas para la enseñanza del español
Elizabeth Guzzo de Almeida (C. U. Newton Paiva/ ETFG-Sebrae-MG)


El debate académico como género de interacción verbal en clases de Español como Lengua Extranjera

Ellen dos Santos Aboud do Nascimento Mattos (UFF)


Reflexões sobre a educação continuada de professores de E/LE
Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)


El tratamiento de los géneros discursivos en el aula de E/LE
Elzimar Goettenauer de Marins Costa (UFMG)


O gênero catálogo digital de livros didáticos e a construção de imagens discursivas de professor de E/LE
Fabio Sampaio de Almeida (CEFET/ RJ)


O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo
Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno (USP)


A educação patriótica no Brasil e na Argentina: contrastes para a construção de um ethos autoritário

Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno (USP)

Língua estrangeira em vestibulares e Orientações Curriculares: algumas reflexões a partir da política lingüística
Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (CL/ FFLCH/ USP)


Estudo das características fonético-acústicas de consoantes em coda silábica: um estudo de caso em E/LE
Fernanda R. P. Allegro (Universidad de Buenos Aires/ FUNCEB)
Sandra Madureira (PUC-SP)


La representación de la oralidad en la escritura: análisis de dos textos teóricos sobre el español y sobre el portugués y consecuencias en la traducción español-portugués
Fernando Legón Galindo (Universidade de São Paulo)


La influencia de la edad y familiaridad en las estructuras de los directivos del contexto de encuentros de servicio

Flávia Colen Meniconi (PUC-Minas)


Ocorrências e referências de la gente em língua hispânica

Francisca Paula Soares Maia (UFMG)


A presença do pronome VOS no espanhol paraguaio

Francisco Alcidez Candia Quintana (FATEA/ FIC)


Conceptos sobre literatura y el desarrollo de la creatividad literaria en la clase de español
Gerardo Andrés Godoy Fajardo (UEPB)


Notas para um estudo sobre a tradução do humor
Giane da Silva Mariano Lessa (UFRRJ/ UNIRIO)


E/LE para ciegos, mirando hacia la inclusión

Gleiton Malta Magalhães (UnB/ Centro Interescolar de Línguas 02 de Brasília/ SEEDF)


Algunas consideraciones sobre la importancia de la práctica de la reflexión contrastiva de los aprendices brasileños: hacia una didáctica específica del aprendizaje de la gramática en E/LE

Gregorio Pérez de Obanos Romero (Instituto Cervantes de São Paulo)


A língua espanhola é variedade
Greice de Nóbrega e Sousa (CEFET-SP)


Notas para um estudo da tradução literária do espanhol no Brasil
Heloísa Pezza Cintrão (USP)


Alternância modal nas construções com aunque

Iandra Maria da Silva (UFSC/ CEFET-MG)


El ethos discursivo en la argumentación del locutor español y brasileño a través de los marcadores conversacionales

Ivani Cristina Silva Fernandes (Universidade Federal de Santa Maria)


O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista
Jorge Rodrigues de Souza Júnior (IEL/ Unicamp/ bolsista CAPES)


Por qué no existe grado en el sustantivo (en español y en portugués)
José Alberto Miranda Poza (UFPE)


Coracon: corpus de referencia del guaraní contemporáneo
José Maria Rodrigues Rodrigues (Universidad Católica de Asunción)
Dora Bobadilla de Cazal (Universidad Católica de Asunción)
Teresa de Jesús González de Benítez (Universidad Católica de Asunción)


Las preposiciones y la gramática: estudio diacrónico sobre los “especificadores semánticos” en las gramáticas españolas
José Maria Rodrigues Rodrigues (Universidad Católica de Asunción)


Lenguas en contacto. El caso español — guaraní en la República Argentina
Karina Laura Fernández (Pontificia Universidad Católica Argentina)


Elementos para um glossário dos termos do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
Kátia Cilene David da Silva (UFC/ UERN)


Enseñanza-aprendizaje del español: el uso interlingüístico de las vibrantes
Kátia Cilene David da Silva (UFC/ UERN)


O ensino de Espanhol Língua Estrangeira (E/LE) através de um ambiente virtual: projeto piloto de um curso on-line
Kátia Silene Gabrielli (UNESP/ Araraquara)
Ucy Soto (UNESP/ Araraquara)


Análise fonológica da entoação: estudo contrastivo entre o português e o espanhol

Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho (FCL/ UNESP-Assis)


Os tratamentos tú/ vos/ usted em espanhol: uma análise contrastiva com os tratamentos tu/ você no português do Brasil

Leandra Cristina de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina)


Análise textual-discursiva das duas formas do pretérito perfeito em espanhol
Leandra Cristina de Oliveira (UFSC)


La interferencia prosódica del portugués/ LM en el español/ LE: estudio del ritmo y de la fluencia de lectura en voz alta

Leticia Rebollo (UFRJ)
Bruno Alberto Mota (UFRJ)
Jorge Luís Rocha (IC/ UFRJ)


O mundo lá fora — oficinas de sensibilização para línguas estrangeiras
Ligia Paula Couto (Universidade Estadual de Ponta Grossa)


Yerma: a tradução como processo e como resultado
Luciana Ferrari Montemezzo (UFSM)


O professor de espanhol em cursos livres: o ensino como trabalho
Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)


Pluralidade cultural nos PCNs: uma diversidade de vozes e sentidos
Luciana Maria Almeida de Freitas (UFF)
Dayala Paiva de Medeiros Vargens (UERJ/ CPII)


Desde el etnocentrismo hacia la interculturalidad: prácticas para desarrollar la competencia intercultural de profesores de E/LE

Lucielena Mendonça de Lima (UFG)


Gênero em sala de aula: identidade discursiva em anúncios publicitários
Lucila Carneiro Guadelupe (UFF)


O livro didático, a identidade do aprendiz brasileiro de língua espanhola e a multiculturalidade
Lucimar Araújo Braga (Universidade Estadual de Ponta Grossa)


Pretérito perfecto simple y compuesto: dos formas en dos lenguas
Luizete Guimarães Barros (UFSC)


A língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos
Luziana de Magalhães Catta Preta (UFF/ COLÉGIO PEDRO II-RJ/ SME-RJ)


El code-switching escrito de Gibraltar como potencial didáctico del español y del inglés y como fuente para el estudio de las contaminaciones fonéticas con el andaluz
Manuel Rivas Zancarrón (Universidad de Cádiz)


Efectos colaterales del suprasegmento en la enseñanza de la pronunciación española a estudiantes italianos

Manuel Rivas Zancarrón (Universidad de Cádiz)


Em defesa de uma abordagem própria à realidade brasileira
Márcia Paraquett (UFF/ UERJ)


Propagandas ditatoriais: o Estado revelando as suas forças
Marcos Maurício Alves da Silva (FFLCH/ USP)


Política lingüística colonial hispánica y enseñanza de lenguas
Maria A. Consuelo Alfaro Lagorio (UFRJ)


Alex Cojorian, Heloísa Milton, Antonio Esteves e o processo de tradução em La vida de Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades
Maria Auxiliadora de Jesus Ferreira (Universidade Federal da Bahia)


Memória e discurso: reflexões sobre a trajetória do ensino de espanhol a partir da análise de textos oficiais

Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (UERJ)


CEFET-RJ: E/LE em um centro tecnológico
Maria Cristina Giorgi (CEFET-RJ/ UFF)


O desenvolvimento de uma competência intercultural na aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira: o caso do extremo Sul do Brasil

Maria da Graça Carvalho do Amaral (FURG)


Leitura crítica e compreensão do texto em Espanhol/ LE
Maria Divina Moreira dos Santos Silva (CEFET de Urutaí)


O papel dos esquemas para a compreensão de leitura em espanhol
Maria Laura de Oliveira (UFU)


Los recursos audiovisuales como facilitadores del aprendizaje de lengua española: especial énfasis al uso del vídeo
Maria Otília Borba de Azevedo (PUCRS/ CAPES)
Janaína de Azevedo Baladão (UFRGS/ CAPES)


Aspectos fonéticos nas produções orais de alunos brasileiros aprendizes de espanhol
Maria Sílvia Barbosa (UNESP/ UNIFRAN/ Uni-FACEF)
Ucy Soto (UNESP)


Reflexiones sobre la (des)cortesía a propósito de “Tú, ¿por qué no te callas?”
María Zulma M. Kulikowski (Universidade de São Paulo)


La interferencia prosódica del portugués de Brasil/ LM en el español/ LE: estudio de la entonación

Maristela Pinto (UFRJ)
Gláucia Felismino (UFRJ)


O futuro do subjuntivo do português e do espanhol: descrição, confronto, interferência e fossilização

Marta A. Oliveira Balbino Reis (UEL)


De las funciones comunicativas a las tendencias metodológicas postcomunicativas
(Conferencia)
Marta Baralo Ottonello


La formación de lectores en la enseñanza de E/LE
Marta Francisco de Oliveira (UFMS/ CPCX)
Flávio Adriano Nantes Nunes (UFMS/ CPCX)

A realização do traço aspectual do pretérito perfecto
Mercedes Sebold (UFRJ)


As “Mulheres alteradas” e a “Literatura Mulherzinha” — a construção de feminilidades a partir de “diferentes” leituras de tirinhas cômicas de Maitena
Michele Abreu Vivas (SME-RJ/ FAP/ Fac. Omni)


Sobre la propuesta del “se culminativo”
Mirta Groppi (USP)


Definições lexicográficas de nomes de frutas em dicionários espanhol-português
Mônica Emmanuelle Ferreira de Carvalho (Mestranda/ UFMG)
Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (Professora/ UFMG)


Reflexiones sobre el desarrollo de la escritura y la alfabetización en español de niños guaraní hablantes: estudio de caso en escuelas primarias de la región de Pilar (Paraguay)
Mónica Mirian Rodríguez (Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción)


“Leitura graduada”: a redução da argumentatividade na adaptação da obra La Celestina

Neide Elias (Fatec — Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba/ SP)


A lei 11.161, as Orientações Curriculares e as políticas públicas de formação de professores: a história de um descompasso entre o dizer e o fazer
(Conferencia)
Neide Maia González


Hablando de autonomía a mis alumnos: una charla interesante

Nélia de Almeida Martins (Universidade Federal do Pará)


A narrativa como instrumento de interação na modalidade de EAD
Neusa Teresinha Bohnen (UNITINS)


Un estudio comparativo y mercadológico sobre diccionarios bilingües: español-portugués, portugués-español

Nidia Puig Vacare Tezine (Espaço de España)


Inteligencias excluidas en las clases de Español como Lengua Extranjera
Orlanda Miranda Santos (Instituto Superior de Educação de Montes Claros)


El etnotipo latinoamericano en los textos de E/LE: análisis de dos casos
Pablo Gasparini (Unicamp)


Las fórmulas de tratamiento en la cortesía — un análisis comparativo del
español con el portugués de Brasil

Patrícia Gimenez dos Santos Minari (PG-USP)


Competencias de los profesores de E/LE en los sistemas de enseñanza presencial y a distancia
Patrícia Roberta de Almeida Castro Machado (UNITINS)


Construcciones de cambio de estado en español y los brasileños: momentos de un proceso de adquisición imperfecto
Paulo Antonio Pinheiro Correa (Universidade Federal Fluminense)


A contextualização no ensino de língua estrangeira
Rafael Ferreira da Silva (Instituto de Gestão Educacional Signorelli/ IGES)


Cuando la seño es mi profe. Una propuesta de análisis del acortamiento léxico
Renato Pazos Vazquez (UFRJ)
Leticia Rebollo (UFRJ)
Carlos Alexandre V. Gonçalves (UFRJ)


O espanhol no ensino cotidiano
Rita de Cássia Paiva (UNIFEMM)


A estrutura argumentativa da discordância em contexto de debate televisivo no espanhol

Roberta Fernandes Pacheco (UCB/ CBMERJ)


El uso de las TIC en la enseñanza de lengua española
Romilda Mochiuti (CEL/ Unicamp)


A importância do clítico neutro (com antecedente sentencial) na produção em E/LE
Rosa Yokota (UFSCar)


Língua espanhola, currículo integrado e formação técnica em Saúde
Rosineide Guilherme da Silva Panno (UNIGRANRIO/ FIOCRUZ)


Fonemas oclusivos: processos fonético-fonológicos na fala dos cambas e dos collas
Rosinete Vasconcelos Costa (Universidade Federal de Rondônia — UNIR)


“Soy yo otra vez, estoy queriendo tu opinión”. Diferentes contextos de uso del gerundio en portugués brasileño y en español: las perífrasis
Samara Santana (Mestranda/ UFRJ)
Afranio Barbosa (UFRJ/ CNPq/ FAPERJ)


Marcas de oralidade em entrevistas jornalísticas espanholas: o caso das repetições
Sandra Denise Gasparini Bastos (UNESP/ SJRP)


Trabajando una poesía sin pureza o trabajando una poesía, sin pureza. Una propuesta didáctica para las clases de Español/ LE

Silvia A. Poblete Castro (CEL/ Unicamp)


A distribuição complementar entre a perífrase “estar+gerúndio” e o presente do indicativo em português e espanhol
Talita Vieira Moço (USP)


As múltiplas realidades do uso de tecnologias no ensino de espanhol na rede pública
Ucy Soto (UNESP/ Araraquara)
Mônica Ferreira Mayrink (UNESP/ Araraquara)


O ensino da competência gramatical na prática pedagógica da aula de Espanhol como LE
Valéria Jane Siqueira Loureiro (UGF/ UniFOA/ FERLAGOS/ CCAA)


Atitudes lingüísticas na fronteira de Guaíra/ PR
Valeska Gracioso Carlos (UEPG)


Formação de professor de Espanhol Língua Estrangeira: práticas discursivas de constituição de subjetividades

Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna (IL-UERJ)


Comunicación no verbal. Análisis de movimientos gestuales en conversaciones coloquiales entre españoles

Victoriano Gaviño Rodríguez (Universidad de Cádiz, España)


¿Existe un patrón básico para el orden de constituyentes en español coloquial? “Las gafas, acércamelas que no oigo la radio”

Victoriano Gaviño Rodríguez (Universidad de Cádiz, España)


Propaganda institucional e formação cidadã no Colégio Pedro II: diálogo relevante nas aulas de E/LE

Viviane C. A. Lima (CPII/ UGF/ PG-UFRJ)


A Constituição Espanhola de 1978 e as políticas lingüísticas
Xoán Carlos Lagares (UFF)

topo