Pesquisas realizadas
Projetos de Iniciação Científica
· 2004 - “Leituras transdisciplinares da tela e do texto”( primeira versão);
auxílio de 02 (duas) bolsas de IC do CNPq.
· 2002/2003 – segundo ano do projeto “Poéticas tecnológicas – literatura e
artes eletrônico-digitais” (desdobramento do projeto “A tela e o texto”); auxílio de 1(uma) bolsa de IC da FAPEMIG
· 2001/2002 – projeto “Poéticas tecnológicas – literatura e artes
eletrônico-digitais” (desdobramento do projeto “A tela e o texto”); auxílio de 1(uma) bolsa de IC da FAPEMIG
(relações entre literatura e cinema no Brasil e na Argentina); auxílio de
1(uma) bolsa de IC da FAPEMIG e 1 (uma) bolsa de IC do CNPq
· 2000 - segundo ano do projeto “A tela e o texto – literatura e trocas culturais no Cone Sul”; auxílio de 1 (uma)
bolsa de IC do CNPq (renovação)
· 2000 - projeto “Literatura e vídeo – interação de linguagens contemporâneas”
(desdobramento do projeto “A tela e o texto”); auxílio de 1 (uma) bolsa de IC do CNPq
· 1999 - programa “A tela e o texto – literatura e trocas culturais no Cone Sul”
Projetos e atividades realizados em 2004/2005
1. Cursos matutino e vespertino “A leitura da tela e do texto”, no Centro de Ação Comunitária São
Paulo, envolvendo pacientes de saúde mental, moradores, estudantes e professores da região (out/dez/2004)
2. Curso vespertino “A leitura da tela e do texto”, no Centro de Ação Comunitária Barreiro, envolvendo pacientes de saúde mental,
terceira idade, jovens infratores, estudantes e professores da região (nov/dez/2004)
3. Sessões Comentadas de Cinema, em parceria com Cinema BR em Movimento/PETROBRAS — Circuito Universitário (FALE/UFMG)
4. Projeto “Leitura para todos” (BHTRANS/Prefeitura de Belo Horizonte) – ago/dez/2004
5. III Mostra Minas de Cinema e Vídeo do SESC/MG
6. II Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo
7. II Jornada Shakespeareana , Luiz Fernando Ferreira Sá e Mirian Mansur
Projetos e atividades realizados em 2004
1. Curso “A leitura da tela e do texto”, realizado no Centro de Ação Comunitária Providência, da Prefeitura de
Belo Horizonte (14 certificados)
2. Sessões Comentadas de Cinema (Cinema BR em Movimento e do Circuito Comunitário (CAC/Providência), no segundo semestre/2004
3. I Mostra de Cinema Argentino Contemporâneo, em parceria com as seguintes
entidades: Centro de Referência Audiovisual, Associação Curta Minas, Faculdade
de Letras – Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Nacional de Cine y
Artes Audiovisuales (INCAA – Argentina), Centro de Extensão da FALE/UFMG,
Centro Cultural da UFMG, Projeto Margens/Márgenes, Fundación Centro de Estudos
Brasileiros (embaixada do Brasil em Buenos Aires
4. II Mostra Minas de Cinema e Vídeo, em parceria com o SESC/MG
5. Sessões semanais e comentadas de cinema na FALE/UFMG, como preparação das
Mostras Mineira e Argentina;
6. Criação e ampliação da página www.letras.ufmg.br/atelaeotexto
7. Criação da videoteca do Programa no CENEX/FALE/UFMG
8. organização da revista eletrônica txt – leituras transdisciplinares das
telas e dos textos , com conselho editorial internacional
9. Defesa das seguintes dissertações de Mestrado:
a) “Literatura e marginalidade: o escritor como falsário”, de Maria das Graças
Fernandes Nogueira (FALE/UFMG)
b) “Espaços de hipertexto, mídia e cultura em O mez da grippe e outros livros,
de Valêncio Xavier”, de Marta da Piedade Ferreira (FALE/UFMG)
Projetos e atividades realizados em 2003
1. Sessões comentadas “Leitura e Cinema”, no Centro Cultural da UFMG
2. Curso de extensão “A leitura da tela e do texto”, ministrado no Centro Cultural da UFMG, para:
a) alunos de Graduação e Pós-Graduação dos cursos de Letras, Comunicação Social e Belas Artes da UFMG
b) professores de Faculdades de Belo Horizonte e do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada
c) agentes culturais, líderes comunitários e alunos do Ensino Médio (40 certificados expedidos)
3. Participação em mesas-redondas de projetos comunitários como o de Lagoa do Nado
4. Oferecimento de oficinas de literatura/cinema em colégios (Coltec/UFMG e São Miguel Arcanjo, BH) e Faculdade de Letras
(Paracatu, MG);
5. “Iniciação ao roteiro cinematográfico”, ministrado no Centro Cultural da UFMG (20 certificados expedidos)
6. I Mostra Minas de Cinema e Vídeo, SESC/MG
7. Realização do projeto de Pós-doutorado “Subdesenvolvimento, exclusão e auto-imagem no Brasil e na Argentina”, desenvolvido por
Maria Antonieta Pereira na Universidade de Buenos Aires, com apoio da CAPES (Brasil) e da SECYT (Argentina)
8. Finalização do projeto de Iniciação Científica “Poéticas tecnológicas – literatura e artes eletrônico-digitais”
Projetos e atividades realizados em 2002
1. Organização e realização de 3 mesas-redondas na 5ª. Mostra de Cinema de Tiradentes – edição itinerante/2002
2. Sessões comentadas “História do Brasil e Cinema”, no Itaú Cultural
3. Cursos “Introdução ao roteiro cinematográfico” e “Teoria básica do cinema”,
também abertos à comunidade acadêmica, realizados na FALE/UFMG
4. Sessões comentadas de cinema (FALE/UFMG), dentro do Programa Cinema BR em
Movimento – Circuito Universitário — da Petrobrás
Pesquisas realizadas
Adriana Alberto Fraga
Imagem, performance e texto na video-poesia
Amilcar Figueiroa Peres dos Santos
A Grande arte e a sétima arte: uma leitura de Rubem Fonseca
Ana Paula Domingues Fernandes
Carnaval Antiinclâmico: o discurso carnavalizado de Sebastião Nunes em Decálogo da
Classe Média
Angelina Maria Ferreira de Castro
As imagens da inteligência artificial nas narrativas literárias e cinematográfica
Camila Madureira Victral
A recepção do texto literário por parte dos analfabetos e alfabetizados funcionais
Daniele Aparecida Cipriano
Neurocomic: A palavra e o ciberespaço revelados no universo do
romancista William Gibson
Fabiana Augusta Dias Fernandes
A literatura na web: o blog de Ricardo Aleixo e a dissolução de fronteiras entre leitor e autor
Flavio T. Barbeitas
A performance do cânone musical: estado atual, possibilidades
e paralelos
Georg Otte
A questão da ligibilidade do mundo na “Obra das Passagens”
de Walter Benjamin
Henrique Alexandrino Pinheiro Alves
Imagem e a palavra: Bufo e Spallanzani, um diálogo com a sétima
arte
João Guilherme Dias
Leituras picturais de Viagem ao México:
a relação da obra de Silviano Santiago com cinema, teatro e artes plásticas
Juliana Xavier de Castro
Estratégias de formação do hábito de leitura
Kênia Aulízia Herédia
De cócoras - a literatura contemporânea na sala de aula
Kênia Aulízia Herédia
Literatura e cinema - olhares do desterro
Laura Márcia Luiza Ferreira
Letramento e inclusão digital: a leitura do texto impresso e virtual
Leni Nobre de Oliveira
Canonização: Manutenção e Aplauso
Luciano Neves de Sousa
Stultifera Navis: a produção da loucura em Armadilha para Lamartine,
de Carlos Sussekind, e em Bicho de sete cabeças, de Lais Bondansky
Lúcio Coelho Costa
Interação sociedade-espaço urbano no contexto cultural
em Belo Horizonte
Maria das Graças Fernandes
Conto e música: diálogo com as periferias
Marta da Piedade Ferreira
O mez da grippe: um hipertexto na sala de aula
Maria Luiz Tolentino
Drummond na contemporaneidade
Mariana Dutra
A inteligência artificial na personagem Emília, de Monteiro Lobato,
e em David, de Steven Spielberg
Marilaine Lopes
Web Poesia: o diálogo entre O livro depois do livro, de Gisele
Beiguelman, e O livro de areia, de Jorge Luis Borges
Nárli Machado
Aspectos contemporâneos das narrativas orais
Rodrigo Medeiros Campos
Solidão: mal do século ou uma alternativa de vida?
Thayse Leal Lima
Ver a música, ouvir a imagem: a arte do videoclipe
Vívien Gonzaga e Silva
Arnaldo Antunes: uma poética de agora
Mestrado
Leni Nobre de Oliveira
Cânone e estudos culturais: os espaços contemporâneos da
consagração literária
Mônica Miranda Ramos
Fronteiras difusas: a violência da narrativa
contemporânea em Fernando Bonassi, Sérgio Bianchi e Michael Haneke
Jairo Rodrigues
Baseado em fatos reais: Estação Carandiru, de
Drauzio Varella e Carandiru, de Hector Babenco – do real ao ficcional, um percurso de simulação e mercado
Imagens de Brasil e Argentina
Clique nas páginas abaixo para ler entrevistas realizadas pela profa. Maria Antonieta Pereira, com autores brasileiros
e argentinos, por ocasião da sua pesquisa de pós-doutorado, em 2003.
Brasil, para mí
Entrevista com Gustavo Zappa
Los medios argentinos
Entrevista com Jorge
Subdesenvolvimento, auto-imagem e exclusão no Brasil e na Argentina
Entrevista com Reinaldo Jiménez
|