Revista txt: leituras transdisciplinares de telas e textos
A revista txt – leituras transdisciplinares de telas e textos pretende ser uma publicação eletrônica semestral que abranja diversas áreas
do saber contemporâneo: artes, ciências, filosofias
e tecnologias.
Nascida
no interior do Programa de ensino, pesquisa e extensão
A tela e o texto, a revista traz consigo uma tradição
investigativa sobre o tema da leitura, entendida em seu sentido
amplo. Desenvolvendo desde 1998 pesquisas, cursos, oficinas e
eventos em que se discutem as leituras da vida, da tela e do texto,
o Programa tem atuado fortemente em debates acadêmicos e
comunitários, na busca de soluções para os
baixos níveis de leitura da população brasileira.
A
revista txt é, portanto, resultado dessas intervenções
e ao mesmo tempo uma tentativa de potenciá-las na medida
em que se auto-define como um fórum de debates dos problemas
da leitura.
Aberta à contribuição de todos que se interessem
por esse tema — educadores, leitores, escritores, artistas,
agentes culturais, agentes sociais, bibliotecários etc.
—, a revista pretende debater assuntos cruciais e polêmicos,
divulgar novos experimentos de leitura e estimular a abordagem
transdisciplinar de telas e textos. Espaço de desconstrução
de falsos consensos e de imagens estereotipadas, txt examina a
performance do texto impresso na sociedade hipertextual e midiática,
visando à ampliação do conceito de leitura
e à atualização do processo de formação
de leitores. Por isso, este primeiro número da revista
foi organizado em torno da seguinte questão: “A televisão
prejudica a leitura do livro?” A pergunta coloca em dúvida
o velho estereótipo, tentando fustigá-lo e desconstruí-lo,
para reforçar debates mais avançados em torno das
leituras necessárias à vida globalizada.
A
partir de seu próprio nome (que pode ser lido, na linguagem
da informática, como a abreviação da palavra
“texto”), a revista promete uma cooperação
antagônica entre seus mais caros objetos de pesquisa (txt
= telas x textos). Dessa forma, txt é a reafirmação
constante do princípio da rede a partir do qual o Programa A tela e o texto se organiza, atua, estuda, ensina, discute, compartilha.
Movidos
por desejos, dificuldades, experimentos, derrotas e sucessos,
os responsáveis pelo Programa e pela revista pretendem
contribuir para que você, leitor, também participe
de um coletivo pensante (Pierre Lévy) cuja rede —
solidária, contemporânea, dinâmica —
seja suficientemente forte para combater as exclusões culturais
de nosso país e suficientemente porosa para admitir a dissonância,
a diferença e a novidade.
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