Entre você também nessa rede!!!


Nome:
Email:
 

PROJETOS













  HOME  |  QUEM SOMOS  |  EQUIPE  |  ACERVO  |  PESQUISAS  |  LINKS  |  CLIPPING  |  CONTATO



QUEM SOMOS?

O Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão A tela e o texto começou em 1998 como um pequeno grupo de estudos (Iniciação Científica) da Faculdade de Letras da UFMG. Tratava-se de um projeto de pesquisa intitulado “A tela e o texto – trocas culturais entre Brasil e Argentina”, coordenado pela Profa. Maria Antonieta Pereira e desenvolvido por três estudantes de Graduação. Durante três anos consecutivos, participantes deste projeto obtiverem o 1o. lugar da área de Literatura, na Semana de Iniciação Científica da UFMG. Além disso, eles realizaram pesquisas, participaram de congressos regionais e nacionais, publicaram textos e ofereceram oficinas sobre Literatura e Cinema, em instituições como COLTEC, Senac, SESC/LACES, Festival de Verão de Pedro Leopoldo, VI Semana de Eventos da FALE, Festival de Cinema de Tiradentes, Festival de Inverno/UFMG, colégios e faculdades das redes pública e privada.

Assim nasceu o Programa: desde o início voltado para a formação de leitores de telas e textos e, conseqüentemente, atuando também na formação de redatores em Língua Portuguesa.

De 1998 até a presente data, já participaram do Programa dezenas de alunos, em nível de Iniciação Científica: durante 12 meses, cada um deles produziu, no mínimo, uma monografia com os resultados finais de sua pesquisa individual. Posteriormente, a grande maioria desses alunos ingressou no Mestrado em Teoria da Literatura ou no Doutorado de Literatura Comparada, na FALE/UFMG, de onde saíram diplomados como professores/pesquisadores. Também participaram do Programa muitos professores e pesquisadores da FALE/UFMG e de outras instituições de Ensino Superior, Médio ou Fundamental. Muitos resultados dessas pesquisas estão publicados na página do Programa - http://www.letras.ufmg.br/atelaeotexto.

Contudo, esses estudantes e professores não trabalharam apenas em pesquisas mas também desenvolveram projetos de ensino e extensão voltados para o atendimento das camadas mais excluídas da população e, conseqüentemente, para os educadores que atuam nessas áreas. Dessa forma, alunos e professores foram se formando no cotidiano da vila, da biblioteca rural, da escola pública, do centro cultural de periferia, assim contribuindo para desenvolver o principal objetivo do Programa A tela e o texto - ampliar e aprofundar os níveis de leitura dos educadores (professores das redes de ensino público e privado, líderes comunitários, agentes sociais, produtores culturais, bibliotecários, agentes culturais etc.), associando os recursos da mídia contemporânea ao suporte do texto impresso.

Esses objetivos se baseiam em pesquisas que, desde 1998, analisam as relações entre telas e textos e cujos resultados mostraram a urgência de se explorar, de forma conjunta:

• a revolução mundial da informática;
• as propostas educacionais transdisciplinares;
• a forte cultura televisiva do Brasil;
• as experiências de jovens videomakers mineiros;
• a tradição cinematográfica da população de Belo Horizonte.

A intervenção nesse quadro, além de ser um compromisso do educador e da universidade pública, também permite o desenvolvimento acadêmico-científico dos alunos da Faculdade de Letras da UFMG (futuros educadores), trazendo assim enormes benefícios para todos os envolvidos nos processos de pesquisa e extensão, especialmente para aqueles que não tiveram acesso à estrutura universitária e que, portanto, carecem de formação crítica e metódica como leitores do texto e do mundo.

Os objetivos específicos do Programa são:

1. pesquisar as relações entre as telas e os textos, construindo uma rede conceitual que aborde os recursos motores, lingüísticos, neurológicos e culturais empregados na leitura de umas e outros;
2. investigar as competências e habilidades exigidas para a leitura das telas (cinema, TV, computador, celular etc.) e dos textos (literatura, ciência, tecnologia, mídia etc.);
3. examinar os pontos de confluência e divergência entre tais competências e habilidades, tendo como hipótese a possibilidade de sua transferência de um campo a outro;
4. formar leitores críticos de telas e textos, em vários níveis e gêneros, numa perspectiva transdisciplinar.

Além dos projetos de pesquisa que se modificam a cada semestre e/ou ano letivo, o Programa desenvolve os seguintes projetos permanentes de ensino e extensão:

1. Bibliotecas Comunitárias Auto-geridas

2. Leitura para Todos

3. Letramento Literário Infanto-Juvenil

4. Mostras e Estudos Audiovisuais

5. Novas Histórias

6. Linha Editorial Tela e Texto

7. Revista txt - leituras transdisciplinares de telas e textos

8. Fórum de Ensino de Leitura

9. Educar o Olhar

10. Alfabetização, Letramento e Inclusão Digital

11. Capacitação de Educadores

12. Pesquisadores

Em cada um dos projetos acima citados, desenvolvem-se dezenas de subprojetos, com duração variável: alguns duram poucas horas (palestras isoladas, p. ex.), outros estão sendo realizados há meses e anos. Longas ou breves, essas intervenções contam com uma década de experiência, para a qual contribuíram inumeráveis atores sociais.

Em nossos 10 anos de existência, agradecemos a todos que colaboraram para que o Programa fosse aprendendo e ensinando a ler e a escrever.

Anderson Ferreira Fabian Higino
Maria Antonieta Pereira
Coordenação geral do Programa

Ilustrações de alunos de Escola de Belas Artes da UFMG

Jaider Laerdson Daniele Cipriano Daniel Bilac Alex Lindolfo