Fórum de Ensino de Leitura
Através da promoção de debates sobre o ensino de leitura, o Fórum proporciona um rico ambiente de intercâmbio de experiências, desenvolvimento de reflexão teórica e discussão de projetos de pesquisa e ação social. Seguindo a orientação em rede de todo o trabalho do Programa A tela e o texto, o Fórum propicia encontros de pessoas, grupos e organizações envolvidas com a teorização e a atuação prática, em iniciativas de algum modo relacionadas aos múltiplos desafios abertos pela leitura de telas e textos.
Os elementos conceituais que dão base à proposta são contemplados de forma ampla. A abordagem da tela considera desde pintura, cinema e TV até o computador, os painéis eletrônicos, as telinhas de celulares e outros equipamentos do nosso mundo tecnológico atual. A noção de texto abarca desde as formas impressas, como carta, folheto, cartaz, outdoor, livro, jornal e revista, até legendas de filmes cinematográficos e videográficos, gêneros orais do cinema e da televisão, blogs, e-mails, e-books e outros textos veiculados por meios eletrônico-digitais. A concepção da leitura não se resume à decifração do texto escrito, mas se estende e se amplia, abarcando as muitas formas de percepção mais lúcida e crítica do contexto social e político em que vivemos. Essa visão da leitura alcança conceitos e propostas ligados à leitura do mundo e da vida, de que tratam autores importantes, como Paulo Freire. A reflexão sobre o ensino, por sua vez, não se restringe apenas àquilo que se opera dentro dos cânones tradicionais da instituição escolar. Busca também formas de integração entre educação formal, não-formal e informal que caminham rumo aos múltiplos e complexos caminhos da experiência educativa e auto-educativa. Com isso, busca-se uma aproximação mais significativa entre as figuras de quem ensina e de quem aprende.
Ao propiciar encontro tão múltiplo de pessoas, instituições e abordagens, o Fórum de Ensino de Leitura abre uma imensa riqueza de possibilidades. Essa palavra, no entanto, fala não do que está dado, pronto, e sim do que está em aberto. São histórias a construir, com mãos e corações de quem deseja se embrenhar nas trilhas e picadas abertas pela perspectiva de fazer o que se pensa e pensar o que se faz. Venha ajudar a abrir novos caminhos. Participe!
Atenção: a fim de atender um público mais amplo, nossas reuniões acontecem na SMED/PBH (Bairro Santo Antônio) e na FALE/UFMG (Campus Pampulha), em dias e horários alternados. Confira os detalhes na página principal d'A tela e o texto e seja bem-vindo.
Cronograma de Eventos 2010
MARÇO
15/03
Tema: Ciência para crianças: leituras em revista
Expositora: Sheila Alves de Almeida (Doutoranda em Educação na USP; Professora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; Bolsista da Fundação Ford, Integrante do LapeQ - Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias da USP)
Debatedora: Marília Lúcia de Paiva Andrade (Graduada em Filosofia, com habilitação em História; Professora de História do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professora voluntária do Projeto Telecurso; Auxiliar de Biblioteca Escolar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte)
26/03
Tema: Aqui e Super: o povo dá notícia
Expositora: Flávia da Silva Miranda (Mestre e Bacharel em Comunicação Social pela UFMG, com pesquisa de mestrado sobre jornais populares; Analista de Comunicação do Instituto de Governança Social (IGS), em Belo Horizonte)
Debatedora: Patrícia Namitala (Revisora da Editora Bernoulli; Professora de Redação no Ensino Fundamental e no Ensino Técnico de Nível Médio; Graduada em Letras pela UNIFOR-MG e Pós-Graduada em Revisão de Textos pela PUC-MG; Colaboradora da Linha Editorial do Programa A tela e o texto)
ABRIL
19/04
Tema: Celton: leituras da cidade em quadrinhos
Expositor: Lacarmélio Araújo - Celton (Quadrinista; vende as revistas que publica pelas ruas de Belo Horizonte; habituou-se a ser chamado de Celton, nome de seu personagem mais famoso)
Debatedor: Afonso Andrade (Professor da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte; Diretor geral do Festival Internacional de Quadrinhos; técnico da Diretoria de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura)
30/04
Tema: Fazer poético-musical: materiais em reciclagem
Expositores: Jamil Alves da Silva Toledo (Artesão; Compositor; Dançarino; Arte-Educador; Protetor de animais); Salim de Sá (Artesão; Arte-Educador; Construtor de instrumentos musicais com material reciclado; Protetor de animais)
Salim de Sá (Artesão; Arte-Educador; Construtor de instrumentos musicais com material reciclado; Protetor de animais)
Debatedora: Lucinéia Toledo (Mestre em Educação; Educadora; Psicóloga; Integrante do Programa A tela e o texto; Protetora de animais)
ABRIL
Em breve.
|