Apresentação

Equipe

Principais Publicações

Biblioteca

Projetos

Artigos

Normas para Publicação

Links

   


 

1979 a 1997 | 1998 | 1999 | 2000 | 2001 | 2002 |2003 | 2004

 

____________________ até 1997 ______________________

1979

A EXPERIÊNCIA DO ABSOLUTO EM FERNANDO PESSOA
Sônia Maria Viegas De Andrade

LOUVOR A MESTRE AIRES
Wilton Cardoso


1980

AMOR E MORTE NA "CASTRO" DE ANTÔNIO FERREIRA
Jacyntho Lins Brandão

FERNANDO PESSOA E A CONSCIÊNCIA INFELIZ
Sônia Maria Viegas de Andrade

1981

ÁLVARO DE CAMPOS, MARINETTI E O FUTURISMO
Sérgio Magnani


INCURSÕES EM “PNEUMOTÓRAX”
Ângela Senra


1982

ENTREVISTA COM E.M. DE MELO E CASTRO
Edgard Pereira

1983

A MORTE ENTRE SÁ-CARNEIRO E NOEL ROSA
Marcus Bacamarte

1986

ÁLVARO PESSOA E/OU FERNANDO CAMPOS: OS MATEMÁTICOS
E. M. de Melo e Castro

1991

PODER E IRONIA EM MEMORIAL DO CONVENTO
Nancy Maria Mendes

1992

O HOMEM DA PORTA DA GARNIER
Eneida Maria de Souza

1993

GRACILIANO RAMOS - O NASCIMENTO DE UM ESCRITOR
Wilton Cardoso

1994

EÇA, LEITOR DE EXEMPLA MEDIEVOS
Maria do Amparo Tavares Maleval

TRIUNFO DO BARROCO
Maria Theresa Abelha Alves

1995

A QUESTÃO DO GÊNERO EM A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA, DE OSMAN LINS
Maria do Carmo Lanna Figueiredo

1996

A BARCA DOS AMANTES: MITO E HISTÓRIA
Letícia Malard

1997

NO UNIVERSO NEOBARROCO DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA, A HISTÓRIA COMANDA A LETRA
Maria Thereza Abelha Alves


Voltar

_____________________ 1998 _______________________

PRÓLOGO, POSFÁCIO E NOTAS: O PROJETO NACIONAL EM IRACEMA
Maria Cecília Boechat


O NARRADOR MACHADIANO: QUINCAS BORBA
Sérgio Alves Peixoto


CENA VIVA: POESIA E TEATRO EM FERNANDO PESSOA
Maria Esther Maciel


MEMÓRIAS DO SÉCULO XX: BÊNÇÃO PATERNA E QUASE-MEMÓRIA, DE CARLOS HEITOR CONY
Lauro Belchior Mendes


SOBRE A RECEPÇÃO DE OS LUSÍADAS EM FRANÇA ATÉ AO SÉCULO XVIII
Sérgio Paulo Guimarães de Sousa


AS IMAGENS DA TERRA NA POESIA
DE CARLOS DE OLIVEIRA
Ida Maria Santos Ferreira Alves


A POESIA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Edgard Pereira

UMA ASSINATURA DE EÇA: A RETÓRICA DA VISUALIDADE EM A RELÍQUIA
Pedro Schachtt Pereira

SILVIANO SANTIAGO, RICARDO PIGLIA E AS NARRATIVAS DO CONE SUL
Maria Antonieta Pereira

MONTEIRO LOBATO E OS MODERNISTAS: A “VANGUARDA ESTÉTICA” E A “VANGUARDA POLÍTICA” NO MODERNISMO BRASILEIRO
Dilma Castelo Branco Diniz

TELAS, JANELAS & VITRINES: O ESPETÁCULO E O VOYEURISMO EM STELLA MANHATTAN
Bobby J. Chamberlain


Voltar

_____________________ 1999 _______________________

DE VIAGENS E VIAJANTES: CAMÕES, GARRETT E SARAMAGO
Teresa Cristina Cerdeira da Silva

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS: UMA RESSALVA PARA A HISTÓRIA E PARA A FICÇÃO
Márcia Valéria Zamboni Gobbi

UM INSTANTÂNEO: A HETERONÍMIA COMO PROCEDIMENTO NARRATIVO
Maria Lúcia Dal Farra


AMBIGÜIDADE E REPETIÇÃO EM NON OU A VÃ GLÓRIA DE MANDAR
Emílio C. R. Maciel

EÇA NO EGITO: ENCANTO E DESENCANTO DA CIDADE ORIENTAL
Vera Chacham

REVENDO O INDIANISMO BRASILEIRO: A LÁGRIMA DE UM CAETÉ, DE NÍSIA FLORESTA
Constância Lima Duarte

Voltar

_____________________ 2000 _______________________

AINDA A REDESCOBERTA DE SÁ DE MIRANDA NO SÉCULO XX: CARLITO AZEVEDO E ALEXANDRE O’NEILL
Márcia Maria de Arruda Franco

MODOS DE SER/MODOS DE CRIAR: PERCURSOS DA REFLEXÃO SOBRE A ARTE NA TRILOGIA DA MÃO, DE MÁRIO CLÁUDIO
Dalva Maria Calvão Verani

FORMAS DO AMOR NA LÍRICA DE ÁLVARES DE AZEVEDO
Jaime Ginzburg


Voltar

_____________________ 2001 _______________________

CECÍLIA MEIRELES: VIDA E OBRA
Nelly Novaes Coelho


O “ELEMENTO FEMININO” NA MEMÓRIA DE PORTUGAL: MURILO MENDES E VIEIRA DA SILVA
Maria Luiza Scher Pereira


MURILO MENDES: CICLONE HABITADO
Maria Lúcia Wiltshire de Oliveira


Voltar

_____________________ 2002 _______________________

O PAI, A VENDA E O NOME
Walnice Nogueira Galvão


GUIMARÃES ROSA NO ESPELHO DE MACHADO, FLAUBERT E CIA.
Kathrin H. Rosenfield


MIGRANTES DOS ESPAÇOS (SERTÃO, MEMÓRIA E NAÇÃO)
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos


CIDADE LITERÁRIA, URBANISMO ARCAICO: BRASÍLIA DE GUIMARÃES ROSA E JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Luis Alberto Brandão Santos


O OUTRO QUE SE LÊ: “O ESPELHO” DE G. ROSA
Marcelo Jacques de Moraes


APONTAMENTOS SOBRE A CIDADE SARAMAGUIANA
Horácio Costa


A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA
Maria Cristina Vianna Kuntz

O BRASIL COLONIAL NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA
Maria do Carmo Lanna Figueiredo


BRASIL, TERRA DO MAL: O IMAGINÁRIO DE HORROR NA LITERATURA DE VIAGENS E FICÇÃO FRANCESA DO SÉCULO XIX
Jerzy Brzozowski


SOBRE UMA VISITA: ALPHONSUS DE GUIMARAENS E O MODERNISMO
Leopoldo Comitti


MINAS MELANCÓLICA: POESIA, NAÇÃO, MODERNIDADE
Reinaldo Marques


NO CINQUENTENÁRIO DA MORTE DE TEIXEIRA DE PASCOAES (1877-1952)
Antônio Cândido Franco


CORPORAL ILUMINAÇÃO: SIMBOLISMO E TEXTUALIZAÇÃO DO VIVIDO EM A PRINCESA E O PEGUREIRO, DE ABGAR RENAULT
Solange Ribeiro de Oliveira


EROTISMO E TRANSGRESSÃO NA ESCRITA DE ALPHONSUS DE GUIMARAENS
Francine Fernandes Weiss Ricieri


Voltar

_____________________ 2003 _______________________

BERNARDO GUIMARÃES, CRÍTICO DE GONÇALVES DIAS
José Américo Miranda

_____________________ 2004 _______________________

POESIA E AUTOGRAFIA – O AUTO-RETRATO DE JOSÉ GOMES FERREIRA ENQUANTO POETA MILITANTE
Rosa Maria Martelo


UM ENFOQUE FORA DE FOCO: REFLEXÕES SOBRE O PONTO DE VISTA EM “CAMPO GERAL”
Cláudia Campos Soares

AS CANTIGAS DE JOAN ZORRO : OS MITOS E OS RITOS
Viviane Cunha

O PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO – ENTREVISTA CONCEDIDA POR MILTON HATOUM
Denis Leandro Francisco

Topo