Palestra está vinculada ao Seminário promovido pelo NAD

Na próxima sexta-feira, dia 5 de outubro, a pesquisadora francesa, Béatrice Turpin, estará presente na Faculdade de Letras (Fale) a fim de expor seus trabalhos anuais. O Seminário de Pesquisa do Núcleo de Análise do Discurso (NAD) ocorre entre às 14h00 e 17h00 na sala 3055A da Fale.

O NAD foi, oficialmente, vinculado à Fale no ano de 1996 e promove discussões interdisciplinares a respeito das metodologias ligadas à construção do discurso. Esses debates também são referentes a abordagens preocupadas com o contexto sócio-político, semelhantes às adotadas por Turpin, que investiga os embasamentos ideológicos presentes na estrutura de um texto.

Béatrice leciona na Université de Cergy-Pontoise/Universidade Paris-Seine, atuando nas áreas de pesquisa voltadas para linguagem, sociedade e comunicação. Seu interesse pelos impactos sociais da linguagem midiática está presente no livro Victor Klemperer, repensando a linguagem totalitária (2012), do qual é co-autora ao lado de Laurence Aubry.

Não é necessária inscrição para aqueles interessados em assistir à exposição.

A palestra faz parte das Atividades Acadêmicas Complementares do Noturno

Amanhã, 2, das 19h Às 20h40, a professora Béatrice Turpin, da Universidade de Cergy-Pontoise e Universidade Paris-Seine, na França, realiza a palestra A representação daS periferiaS francesaS e de sua juventude por meio de jornais de blogs dos habitantes locais, como parte das Atividades Acadêmicas Complementares do Noturno, na sala 4073, da Fale.

Após ter apresentado a questão da relação entre espaço e significação e de ter mostrado como o espaço da cidade pode ser lido como um texto polissemiótico dotado de valores sociais, a professora se voltará para um espaço particular: o das periferias populares francesas, a fim de verificar como estas são representadas na/pela imprensa nacional. Será abordado como essa instância produz uma visão “vinda de fora”, estereotipada, do espaço urbano desses grandes conjuntos habitacionais e de seus jovens moradores. Em seguida, ela irá comparar tais representações com aquelas presentes em blogs de jovens habitantes desses bairros populares, particulamente o Bondy Blog, em que eles procuram dar uma outra visão de si mesmos e do seu espaço de vida.

A metodologia utilizada se apoiará tanto na linguística de corpus, quanto na semiótica e na linguística discursiva e textual.

Sobre a palestrante

Béatrice Turpin é professora da Universidade de Cergy-Pontoise/Universidade Paris-Seine (França) e integrante do Centro de Pesquisa LT2D (Léxico, Textos, Discursos, Dicionários) dessa universidade (Centro Jean Pruvost). Depois de ter trabalhado sobre Saussure, mais particularmente sobre os estudos discursivos e textuais do linguista suíço, suas pesquisas voltaram-se para a lexicologia e, depois, para a análise do discurso, tomada do ponto de vista de uma semiótica discursiva que integra as metodologias da linguística de corpus. Nesse contexto, ela organizou uma coletânea sobre o espaço das periferias populares e suas representação, intitulada Discurso e semiotização do espaço (Discours et sémiotisation de l’espace, L’Harmattan, 2012). Em linhas gerais, suas pesquisas abordam a análise de discursos políticos e sociais contemporâneos do ponto de vista de uma pragmática discursiva. Nesse sentido, ela publicou, no Brasil, o artigo: "A discriminação dos ciganos na imprensa francesa do início do século XXI" (trad. C. L. de Brito et A. S. Chaves), no livro Representações do outro (organizado por G. Lara e R. Limberti). Belo Horizonte, Autêntica, 2016.

Influência da cultura judaica nas obras de Jorge Luis Borges ganha destaque no dossiê

Com o tema Jorge Luis Borges e o arquivo da tradição judaica, o número 23 da Arquivo Maraavi: Revista Digital de Estudos Judaicos recebe trabalhos, até o dia 30 deste mês. A Bíblia, as línguas e a literatura judaicas atravessaram a obra do escritor argentino de múltiplas maneiras. No célebre conto O Aleph, com sua magnífica aproximação da letra hebraica às estratégias de construção do texto literário. Nas várias referências à lenda do Golem, tanto no poema O Golem quanto no conto As ruínas circulares, nos quais vislumbram-se as reflexões do escritor sobre a criação, sobre os criadores e as criaturas na ficção. Nos exemplares contos sobre os males do nazismo, O milagre secreto e Deutches Requiem, tão importantes para os nossos dias. No conto policial A morte e a bússola e no fundamental Kafka e seus precursores, nos ensaios sobre a cabala, a leitura e a escrita; nos vários textos sobre Espanha e Portugal com suas raízes no mundo judaico de Sefarad; nos belos poemas dedicados a Israel; nas referências a Baruch Spinoza, a Franz Rosenzweig, a Rafael Cansinos Assens e a tantos outros escritores que habitaram a obra de Borges.

A edição receberá, ainda, resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias e charges. Os trabalhos enviados devem ser artigos como conteúdo inédito e que se enquadrem na área de Estudos Judaicos. Os textos precisam ser de no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. As submissões deverão ser realizadas, exclusivamente, pela plataforma da revista. As normas editorais e outras informações podem ser obtidas pelo site da revista ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Os editores deste dossiê são Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras, e Ricardo Forster da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Sobre a revista

Arquivo Maraavi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG (Brasil) é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado pela Universidade Federal de Minas Gerais, desde 2007. A missão da Revista é fomentar a produção acadêmica brasileira e internacional, permitindo a divulgação de pesquisas e contribuindo para o debate contínuo na área.

O Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (Alce) organiza o debate

Iniciativas que buscam solucionar problemas educacionais do cotidiano compõem o tema central do evento promovido pelo Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (Alce). A palestra, que apresenta o tema Práticas pedagógicas abertas: design thinking e recursos educacionais abertos, ocorre no dia 28 de setembro, próxima sexta-feira, , às 15h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale). O tema será ministrado por Priscila Gonsales, do Instituto Educadigital (IED).

Gonsales dará enfoque ao design thinking, linha de ação que faz parte das estratégias educacionais implantadas pelo IED, organização sem fins lucrativos fundada em 2010. Juntamente à defesa da Educação Aberta, o Instituto acredita na abordagem do Design Thinking para os educadores, utilizando essa forma de ação crativa para solucionar problemas e causar impacto positivo na sociedade através do pensamento crítico. Educação Aberta (EA) é um movimento histórico que combina a partilha de boas ideias entre educadores com a colaboração e a interatividade da cultura digital. Um dos princípios da EA está o incentivo a práticas pedagógicas abertas, que envolvem muita autoria, coautoria e desenvolvimento de atividades criativas flexíveis e colaborativas permeadas pelo uso, produção e compartilhamento de materiais em diferentes suportes.

O projeto Alce foi criado pelo Grupo Texto Livre, visando o fortalecimento de ações que são, ao mesmo tempo, individuais e coletivas. Esse projeto também incentiva o compartilhamento do conhecimento dentro da comunidade acadêmica, o que vai ao encontro do debate que terá Priscila Gonsales como palestrante.

O evento é gratuito e recebe o apoio da Faculdade. Os interessados em participar da palestra não precisam inscrever-se.

Jerônimo Coura-Sobrinho e Liliane Neves são os palestrantes desta edição do Letras Debate 

Legenda: Serão debatidos os aspectos estruturais e pedagógicos do exame ‘Celpe-Bras’

O aprendizado da Língua Portuguesa é um dos desafios enfrentados por estrangeiros que decidem morar no Brasil. O Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é aceito em todo território brasileiro, como forma de comprovação de proficiência na Língua Portuguesa. Para debater os avanços e desafios apresentados nessas duas décadas desde a criação do Celpe-Bras, a próxima palestra do Letras Debate é: Duas décadas do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras): conquistas e desafios. Os palestrantes são Jerônimo Coura-Sobrinho, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e Liliane de Oliveira Neves, doutora em Estudos de Linguagens, também pelo CEFET-MG. A apresentação ocorre no dia 22 de setembro, das 10h às 12h, no auditório 100, da Faculdade de Letras (Fale).

O tema, que se relaciona ao processo de aprendizagem do Português, também propõe uma reflexão sobre a confiabilidade das avaliações como o Celpe-Bras. A existência de pesquisas sobre esse assunto levam à compreensão de como exames de proficiência refletem na formação dos professores de Português como Língua Estrangeira.

Durante a palestra, Jerônimo Coura-Sobrinho e Liliane Neves abordarão sobre o surgimento do exame, além de explicar os pressupostos teóricos e como a prova é estruturada, bem como as conquistas alcançadas pela avaliação e os impactos que o Português como Língua Estrangeira sofreu a partir da criação do Celpe-Bras.

O Letras Debates é um evento acadêmico organizado pelo Colegiado de Graduação da Fale para complementar a formação acadêmica dos estudantes de Letras. Composto por palestras, mesas redondas, seminários e workshops, o evento busca a integralização do currículo e cria condições para os alunos do turno noturno alcançarem a quantidade de créditos necessários para conclusão do curso.

Os interessados em participar desta apresentação ganham crédito para integralizar como Atividades Acadêmico Científico Culturais (AACC). Para realizar a inscrição, é necessário acessar o site do evento. É garantida entrega de certificado apenas para aqueles que assinarem a lista de presença até às 10h30 e assistirem a palestra até o encerramento. Os ouvintes que se adequarem aos pré-requisitos podem solicitar, em até 5 dias úteis, os certificados na página do Letras Debate através do cadastramento do número do CPF. As inscrições ficam abertas até o dia do evento ou até acabarem as vagas.

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PÓS-GRADUAÇÃO