A Universidade Federal de Minas Gerais acaba de lançar o site Saúde Mental UFMG. Ao lançar este espaço, dá mais um passo importante na construção de sua política de saúde mental. Realizado por meio de um processo de construção coletiva, o site tem por objetivo ser uma referência institucional sobre o tema, além de ser um veículo que fortalece a rede de saúde mental para membros internos e externos.

Assim, a página pretende ser um ponto de encontro dos integrantes da comunidade universitária, abrindo espaços para discussões sobre sofrimento mental e trazendo, para o centro de nossa agenda, um tema de grande relevância para a vida universitária.

 

literafro novidades 40 – setembro de 2020

Nosso informativo chega ao número 40 de uma trajetória iniciada em 2013 e novamente nos valemos do trabalho voluntário de leitores muito especiais. Iniciamos com a nova edição ampliada de Machado de Assis afrodescendente, e com as reflexões do pesquisador Paulo Sérgio de Proença; de nosso precursor maior passamos ao decano Carlos de Assumpção e seu mais novo lançamento – Não pararei de gritar, resenhado pelo pesquisador Adélcio Cruz; em seguida, nos detemos no mais novo romance de Jeferson Tenório, O avesso da pele¸ abordado pelo pesquisador Alen Silva; da ficção voltamos à poesia, com o impactante Pretices & milongas, de Lande Onawale, do qual reproduzimos o belo posfácio do pesquisador Henrique Freitas; de volta ao romance, chegamos a Eliana Alves Cruz, com seu mais novo rebento: Nada digo de ti que em ti não veja, resenhado por Guilherme Augusto para o Estado de Minas; e, finalmente, trazemos o belo volume O mercador de sorrisos, tocante fábula para leitores de todas as idades, para o qual tomamos de empréstimo as reflexões da pesquisadora Luana Tolentino publicadas na CartaCapital. Boa leitura!

A professora da FALE Sandra Braga Bianchet e a Editora Appris divulgam o lançamento da tradução do romance antigo "As Metamorfoses de um Burro de Ouro, de Apuleio". A obra é fruto da pesquisa de pós-doutoramento realizada pela professora junto à George Mason University (GMU/Virginia/USA), sob a supervisão do prof. Martin Winkler, e que contou com o apoio da Faculdade de Letras da UFMG e da Capes.

 

 

O Laboratório de Edição (Labed) da Faculdade de Letras da UFMG divulga o lançamento do livro "Estudos no campo da análise da conversa, linguística interacional e linguística cultural com base no corpus NUCOI", organizado pelas Professoras Ulrike Agathe Schröder e Josiane Marques da Costa.

A obra, publicada pela Editora Viva Voz (do Labed),  está disponível gratuitamente em PDF pelo site  www.letras.ufmg.br/vivavoz (na aba do menu lateral 'Livros', clique em 'Estudos Linguísticos').

 

Encontro Marcado está de volta. Com a proposta de promover o diálogo sobre temas variados ligados ao universo da literatura, o evento migrou momentaneamente para o ambiente virtual, porém, mantendo aberto o canal de interlocução entre escritores(as) convidados(as) e leitores(as). O bate-papo, antes realizado no espaço da exposição O laboratório do escritor, acontecerá no canal do Youtube 'Acervo de Escritores Mineiros', em transmissão ao vivo, no dia 09 de setembro, às 20 horas.

 

FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE 

PÓS-GRADUAÇÃO