No início do ano em que o Portal literafro comemora 20 anos, este primeiro literafro novidades divulga as recentes produções de literatura afro-brasileira. É tempo de celebrar esse arquivo vivo que se iniciou, em 2004, como um ponto de encontro de leitores, pesquisadores e colaboradores com as importantes autorias e obras, diálogos potencializados por meio das informações, dos documentos, dos livros e textos críticos disponibilizados nesse portal.

Conteúdos publicados na página fundamentam a oposição da Universidade à realização da corrida no entorno do campus

Em artigo publicado no início desta semana no blog do jornalista Juca Kfouri, no Portal Uol, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o diretor da Escola de Arquitetura, Maurício Campomori, refletem sobre os impactos e prejuízos que a realização da prova da Stock Car, prevista para agosto, no entorno do campus Pampulha, trará para as atividades acadêmicas da UFMG. O artigo, cuja versão ampliada foi publicada no Portal UFMG, é um dos conteúdos que figuram no site stockcarnaufmgnao/, que acaba de ser lançado pela Universidade.

A página é um repositório que reúne notícias publicadas no próprio Portal da UFMG, notas à comunidade que expressam o posicionamento oficial da instituição sobre a realização do evento no entorno do campus Pampulha, reportagens e entrevistas concedidas pela reitora Sandra Goulart Almeida a veículos de comunicação.

Atualizações
O site será alimentado periodicamente com atualizações sobre as ações da UFMG, desdobramentos do processo e informações sobre as unidades mais sensíveis aos impactos da prova, como a Escola e o Hospital Veterinário, a Estação Ecológica, o biotério, o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Centro de Treinamento Esportivo (CTE).

A reitora Sandra Goulart Almeida reitera que a UFMG não é contra a realização da Stock Car em Minas Gerais e tem ciência das projeções sobre os ganhos econômicos que o evento proporcionará para a cidade. “Mas eles não podem se sobrepor e muito menos justificar os enormes sacrifícios que serão impostos à nossa comunidade, ao cotidiano da população do entorno e ao próprio ecossistema da Pampulha, incluindo aí os animais atendidos no Hospital Veterinário e toda a fauna no nosso campus”, afirma a reitora.

(Fonte: Notícias UFMG)

Assessoria de Comunicação da FALE – 2024

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg

O projeto "Entre Páginas: leitura para crianças e adolescentes em hospitais" da FALE convida a todos(as) para participarem dos Ateliês de Empaginação.

O projeto tem como objetivo a mediação de leitura em hospitais, contribuindo para o bem-estar físico e mental das crianças e adolescentes internados nas instituições de saúde. Para tal, é necessário que cada exemplar receba cuidados especiais, um tratamento artesanal chamado de “empaginação”, através do qual é possível realizar a higienização de cada página do livro, garantindo a descontaminação, atitude indispensável em ambiente hospitalar.

A empaginação consiste em revestir cada página dos livros com papel contact transparente, para que elas possam ser higienizadas e evitar riscos à saúde do paciente. Apenas dessa maneira é que livros podem circular em ambiente hospitalar.

Saiba mais sobre o projeto em: http://entrepaginas.letras.ufmg.br/.