A Universidade Federal de Minas Gerais acaba de lançar o site Saúde Mental UFMG. Ao lançar este espaço, dá mais um passo importante na construção de sua política de saúde mental. Realizado por meio de um processo de construção coletiva, o site tem por objetivo ser uma referência institucional sobre o tema, além de ser um veículo que fortalece a rede de saúde mental para membros internos e externos.

Assim, a página pretende ser um ponto de encontro dos integrantes da comunidade universitária, abrindo espaços para discussões sobre sofrimento mental e trazendo, para o centro de nossa agenda, um tema de grande relevância para a vida universitária.

literafro novidades 40 – setembro de 2020

Nosso informativo chega ao número 40 de uma trajetória iniciada em 2013 e novamente nos valemos do trabalho voluntário de leitores muito especiais. Iniciamos com a nova edição ampliada de Machado de Assis afrodescendente, e com as reflexões do pesquisador Paulo Sérgio de Proença; de nosso precursor maior passamos ao decano Carlos de Assumpção e seu mais novo lançamento – Não pararei de gritar, resenhado pelo pesquisador Adélcio Cruz; em seguida, nos detemos no mais novo romance de Jeferson Tenório, O avesso da pele¸ abordado pelo pesquisador Alen Silva; da ficção voltamos à poesia, com o impactante Pretices & milongas, de Lande Onawale, do qual reproduzimos o belo posfácio do pesquisador Henrique Freitas; de volta ao romance, chegamos a Eliana Alves Cruz, com seu mais novo rebento: Nada digo de ti que em ti não veja, resenhado por Guilherme Augusto para o Estado de Minas; e, finalmente, trazemos o belo volume O mercador de sorrisos, tocante fábula para leitores de todas as idades, para o qual tomamos de empréstimo as reflexões da pesquisadora Luana Tolentino publicadas na CartaCapital. Boa leitura!

A professora da FALE Sandra Braga Bianchet e a Editora Appris divulgam o lançamento da tradução do romance antigo "As Metamorfoses de um Burro de Ouro, de Apuleio". A obra é fruto da pesquisa de pós-doutoramento realizada pela professora junto à George Mason University (GMU/Virginia/USA), sob a supervisão do prof. Martin Winkler, e que contou com o apoio da Faculdade de Letras da UFMG e da Capes.

O Laboratório de Edição (Labed) da Faculdade de Letras da UFMG divulga o lançamento do livro "Estudos no campo da análise da conversa, linguística interacional e linguística cultural com base no corpus NUCOI", organizado pelas Professoras Ulrike Agathe Schröder e Josiane Marques da Costa.

A obra, publicada pela Editora Viva Voz (do Labed),  está disponível gratuitamente em PDF pelo site  www.letras.ufmg.br/vivavoz (na aba do menu lateral 'Livros', clique em 'Estudos Linguísticos').

Encontro Marcado está de volta. Com a proposta de promover o diálogo sobre temas variados ligados ao universo da literatura, o evento migrou momentaneamente para o ambiente virtual, porém, mantendo aberto o canal de interlocução entre escritores(as) convidados(as) e leitores(as). O bate-papo, antes realizado no espaço da exposição O laboratório do escritor, acontecerá no canal do Youtube 'Acervo de Escritores Mineiros', em transmissão ao vivo, no dia 09 de setembro, às 20 horas.

cenex    CEFALE

PÓS-GRADUAÇÃO