Dezenas de textos - dentre prosas, poesias e outros - foram identificados por pesquisadora. Cerca de 40 já tiveram originalidade comprovada por Antonio Carlos Secchin e integrarão lançamento de obra completa

 

O início de 2020 marca a celebração do centenário de João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata que ocupou a 37ª cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL) até 1999. O aniversário exato aconteceria hoje, 9 de janeiro, mas as comemorações se estenderão nacionalmente por todo o ano, culminando com o lançamento de novas edições da Obra completa, uma em poesia e outra com os textos em prosa. Ambas as publicações contarão com um importante material inédito descoberto durante uma pesquisa de doutorado na UFMG: são mais de 40 poemas e alguns artigos de jornal, programa de Rádio e conferências.

 

O Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG abriu, pela primeira vez, chamada pública para a escolha de exposições/mostras com temáticas relativas ao universo das Letras, para exibição em sua galeria no ano de 2020.

Serão eleitas 2 propostas que ficarão em exposição em datas pré-definidas: a primeira selecionada irá expor de 27 de maio a 30 de julho de 2020 e, a segunda, de 11 de novembro de 2020 a 11 de fevereiro de 2021.

 

 

 

O Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG convida a todos(as) para a abertura da Mostra “História, Memória e Pós-memória”, nesta terça-feira, 12 de novembro, às 18h. A curadoria é assinada pelos professores da FALE Andréa Machado de Almeida Mattos, Elcio Loureiro Cornelsen e Leandro Rodrigues Diniz, além da mestranda Marina Reinoldes, e é uma realização conjunta dos núcleos NECLLE (Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação) e NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG), do PLA (Português Língua Adicional) e do Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG. A visitação seguirá no local até 19 de fevereiro de 2020, de segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30, com entrada gratuita.

FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE 

PÓS-GRADUAÇÃO