A abertura, que ocorre na próxima segunda, dá início a atividades que irão até abril de 2019

Há 50 anos, no dia 26 de novembro de 1968, a Faculdade de Letras era fundada. Desmembrou-se da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), que abrigava o curso de Letras, criado em 1939 por intelectuais mineiros, em sua maioria vinculados ao Colégio Marconi. Para dar seguimento às comemorações do Jubileu de Ouro, no próximo dia 26 de novembro, O Centro de Memória da Fale (Cememor-Fale) abre a exposição Vidinha de bordo: o turista aprendiz – 50 anos da Faculdade de Letras, com a curadoria das professoras Heloísa Penna, Sueli Coelho e Tereza Virgínia Barbosa, às 18h, no espaço expositivo do Cememor.

A exposição compõe a programação, que iniciou as comemorações no dia 16 de outubro com a Solenidade de Abertura, em que foram homenageadas grandes personalidades que contribuíram para a construção da história da Fale, dentre os quais estiveram presentes ex-diretores, representantes das câmaras e de todos os setores da Faculdade e servidores recém-aposentados.

A abertura contará com apresentação de Que reste-t-il de nos amours?, interpretação da Professora Lúcia Jacob, com acompanhamento de Tarcísio Veiga, ex-aluno da Fale, poesia autoral do estudante Matheus Henrique, com acompanhamento musical de Luísa Belico, interpretação à capela do estudante Deydson Tcharles de I want to hold your hand e peças de Carl Orff: Odi et amo in Catulli carmina  et Fortune plango vulnera in Carmina Burana, com os cantores Júlia Avellar, Célio Souza, Marcelo Ribeiro, Flávia Reis e Walter Mazzoni.

A exposição será composta por objetos, fotografias, vídeo contando fatos importantes que ocorreram no mundo, no Brasil e em Minas Gerais no ano de 1968, audio poemas gravados por professores da casa e um espaço de consulta ao acervo de periódicos da Fale, livros de ex-alunos escritores. Além disso, estão planejadas exposições itinerantes, para o ano de 2019, rodas de conversas com professores, ex-alunos e palestras, que também farão parte da programação da exposição.

A participação na abertura é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Haverá lista de presença para emissão de certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5108 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Acompanhe a programação das comemorações no site http://www.letras.ufmg.br/50anos/.