Tendo em vista a dificuldade de locomoção por que passa o país, a palestra do Letras Debate sobre Tradução foi cancelada no próximo dia 26 de maio, e será reagendada para uma data futura, que será posteriormente comunicada a todos. Agradecemos a compreensão e esperamos contar com todos nos próximos eventos do Letras Debate.

Patrizia Bastianetto abordará a prática do trabalho de tradução e o trabalho do tradutor, em palestra gratuita, que integra a programação do Letras Debate


Tradução simultânea será um dos tema abordados

O último Letras Debate do primeiro semestre de 2018 ocorrerá no próximo sábado, dia 26 de maio, das 10h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale). Patrizia Bastianetto, professora de Italiano da Fale, vai levar os ouvintes a entrar em contato com a vida real do tradutor, isto é, como se dá, na prática, a atividade de tradução, na palestra A tradução interlinguística oral e escrita.

De acordo com Bastianetto, serão mostrados os diversos campos de atuação do tradutor, seja em tradução oral, seja em tradução escrita. A tradução oral pode ser simultânea feita com aparelhagem e em cabine; ou pode ser uma tradução consecutiva, que envolve memória e recodificação das estruturas usadas pelo falante estrangeiro. A tradução escrita inclui também diversos tipos, como a tradução técnica, a tradução literária e a legendagem de filmes, cada tipo com suas especificidades: “Mas uma coisa todos têm em comum: a busca pela legibilidade, ou seja, o objetivo de transposição da mensagem para a língua do ouvinte da forma mais clara e natural possível. Isso nem sempre é fácil e óbvio, e há várias armadilhas, por exemplo, como traduzir provérbios, referências culturais ou jogos de palavras?”, afirma.

A professora assinala, ainda, que essa e tantas outras questões são pontos aos quais o tradutor deve estar atento, para que o leitor ou ouvinte possa entender o texto estrangeiro da forma mais natural na língua de chegada, e ao mesmo tempo da forma mais aderente ao texto na língua de partida. Assim, serão apresentados os diversos tipos de tradução, as modalidades tradutórias possíveis, os desafios linguísticos e os recursos para a pesquisa lexical, visando à compreensão, pelo destinatário, do texto traduzido.

A atividade é gratuita. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição, no site do Letras Debate. Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, pelo facebook ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Sobre Patrizia Bastianetto

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais em Língua Italiana e Portuguesa com mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2004). Professora na Faculdade de Letras onde leciona nas Áreas de Italiano e Tradução. Intérprete e tradutora, tradutora credenciada junto ao Consulado da Itália em Belo Horizonte. Publicou livros, tradução de livros, capítulos de livros e artigos sobre Tradução e Interpretação, ensino/aprendizagem da Língua Italiana, Linguística Contrastiva, Legibilidade textual e manutenção argumentativa em textos traduzidos. Tem pesquisa no âmbito dos Estudos da Tradução e da Legibilidade em textos traduzidos.

O ‘5º Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica’ será realizado conjuntamente, em Belo Horizonte e Ouro Preto, em agosto deste ano, e as inscrições podem ser realizadas até 07 de maio

A Igrejinha da Pampulha foi escolhida para compor a identidade visual da Jornada

Foram prorrogadas, até o dia 07 de maio, as inscrições para propostas de comunicação na 4ª Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e no 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica, que serão realizados em conjunto, nos dias 20 e 24 de agosto, em Belo Horizonte e Ouro Preto.

Promovidos pela Universidade Federal de Minas Gerais, juntamente com a Associação Latino-Americana de Retórica (ALR) e com a Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), os eventos têm o objetivo de congregar as sociedades nacionais.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário, disponível na página do evento, e enviar, juntamente com o comprovante de pagamento, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Serão recebidas inscrições para a apresentação de comunicações de 20 minutos, em sessões paralelas simples ou coordenadas. No segundo caso, os autores devem identificar por subtítulo comum o nome da sessão coordenada, quando do preenchimento do formulário. As propostas podem ser enviadas em português, espanhol, inglês, francês e italiano. Formato dos resumos é de 100 a 200 palavras.

O Congresso é aberto ao público. No entanto, os interessados em assistir ao evento e ter um certificado (de 30h/atividade) devem fazer sua inscrição enviando um e-mail com nome e RG para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e comprovante de taxa de inscrição de R$ 50,00 (estudantes de graduação) ou de R$ 100,00 (demais interessados), informando no campo "assunto" apenas OUVINTE.

Todas as informações estão disponíveis no site: http://www.letras.ufmg.br/alr-sbr-2018/.





Durante o Encontro será realizada homenagem aos professores fundadores da APEMG, em comemoração aos seus 30 anos

Reforma do Ensino Médio será um dos temas debatidos durante o Encontro

Nos dias 18 de 19 de maio, a Faculdade de Letras (Fale) sedia o 12º Encuentro de Profesionales de Español de Minas Gerais, o 7º Seminário APEMG e o 1º Encuentro de Profesores de Español del Sudeste.

Os eventos têm o objetivo de reunir pesquisadores, professores de língua espanhola e estudantes de Letras de toda região sudeste para que se possa refletir sobre temas da área do Espanhol, como, por exemplo, a retirada do espanhol do ensino médio e a discussão de políticas públicas no ensino de línguas estrangeiras, tendo em conta a Lei nº 13.415/2017, que muda as regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Além disso, é uma excelente oportunidade para que os professores de educação básica tenham contato com estudos e pesquisas recentes da área, para o fortalecimento de grupos de pesquisa e os projetos desenvolvidos nos programas de pós-graduação e para a articulação de diferentes propostas teóricas e práticas na área do ensino de espanhol.

Durante o Encontro será feita uma homenagem aos professores fundadores da Associação dos Professores de Espanhol de Minas Gerais (APEMG), já que no dia 13 de maio a Associação completa 30 anos.

No dia 15 de maio, terça-feira, às 14h, o professor Rogelio Nazar, da Universidade Católica de Valparaíso, do Chile, realizará a conferência Inducción automática de taxonomías de sustantivos generales y especializados a partir de corpus textuales desde el enfoque de la lingüística cuantitativa, no auditório 2003, como parte da programação do Encontro.

A abertura será realizada das 19h às 21h, no auditório 1007, no dia 18 de maio, com a conferência Aprender espanhol com mulheres latino-americanas pode ser uma boa, proferida pela professora Márcia Paraquett, da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Professora Márcia Paraquett, da Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Toda a programação, bem como todas as informações sobre o evento, pode ser consultada no site do Encontro ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Professora ministrará palestra intitulada ‘O desafio de ser professor na contemporaneidade’, no próximo sábado (5), que está inserida na programação do Letras Debate 2018

Os desafios enfrentados por professores na contemporaneidade serão discutidos na próxima atividade do Letras Debate, que ocorrerá no dia 05 de maio, das 10h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale).

A professora aposentada da Fale, Laura Miccoli, abordará o assunto partindo da diferença entre educação e formação, educação, ensino e aprendizagens: “no plural mesmo na realidade das salas de aulas em escolas públicas e particulares, discutirei o que o século 21 pede dos professores e o que a contemporaneidade exige. Me remeterei à minha contribuição à Língua Adicional que documenta a complexidade da sala de aula e à importância da reflexão sobre a experiência para a transformação de realidades desafiadoras bem como às maneiras de chegar ao ideal desejado no chã da escola e às três possibilidades de enfrentamento dos eventos em salas de aula. Terminarei com um convite a uma viagem ao futuro”, afirma.

A atividade é gratuita. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição, no site do Letras Debate. Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, pelo facebook ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Sobre a conferencista

Laura Miccoli é Ph.D. em Educação pela Universidade de Toronto. Fundou a Transforma Educacional, empresa social para desenvolver profissionalmente professores de línguas estrangeiras em suas escolas. Atua como consultora e professora do corpo permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG e como consultora em educação nas áreas de ensino, avaliação e formação de professores de línguas estrangeiras. Coordena o projeto de pesquisa intitulado ACCOOLHER (Atividade, Complexidade e Colaboração: Ouvindo e Observando Histórias Experiências e Reflexões), que investiga os processos de ensino, aprendizagem e de formação de professores de línguas estrangeiras, em diferentes contextos, tendo as experiências como meio de acesso, e um convênio de intercâmbio da UFMG com a Universidade do Estado da Califórnia em Fullerton. Organizou o livro Pesquisa Experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução (2014) e, juntamente com Alex Garcia da Cunha, o livro Faça a Diferença: Ensinar Línguas Estrangeiras na Educação Básica (2016).

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cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO