Espaço do Educador

O Espaço do Educador visa aproximar professores da Faculdade de Letras, alunos da graduação e da Pós-graduação, professores do Ensino Básico (Infantil, Fundamental e Médio). Este espaço apresenta e divulga projetos e iniciativas de formação de professores de línguas portuguesa e estrangeiras. O espaço promove oportunidades para a reflexão sobre metodologias de ensino de língua materna e línguas estrangeiras, propõe atividades que focalizam a recepção e a produção de textos nas modalidades oral e escrita, além de oferecer materiais didáticos diversos que poderão ser compartilhados por professores de línguas em sua prática pedagógica.

O Espaço do Educador tem como uma de suas metas diminuir a distância entre a escola e a universidade, sendo um lugar do diálogo entre essas duas partes.

 


 

 

ARADO: A sigla ARADO reúne ações que constituem os objetivos básicos do projeto. AGRUPAR alunos da graduação e da pós-graduação e professores das escolas públicas para REFLETIR sobre problemas e ou fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. AGIR sobre o problema, buscando leituras que ajudem os participantes a refletir teoricamente sobre o tema. Além disso, o projeto tem por objetivo produzir material didático, colaborativamente, de forma a contribuir para o contexto escolar. DOAR o material produzido para as escolas e para este portal virtual que está sendo construído com a colaboração de participantes do projeto e de alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado.


EDUCONLE: O projeto EDUCONLE busca oferecer tanto oportunidades para desenvolvimento lingüístico quanto metodológico a professores de inglês da rede pública de ensino de Minas Gerais, por meio da oferta de módulos de língua, metodologia, questões cognitivas e sócio-culturais da aprendizagem, pesquisa-ação e etnografia. O EDUCONLE envolve professores de várias unidades da UFMG: Faculdade de Letras, Faculdade de Educação e Instituto de Ciências Biológicas que ministram palestras e aulas, orientam monitores, coordenam e desenvolvem pesquisas. O projeto também conta com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos e da graduação em inglês.


REDIGIR: A idéia desse projeto é oferecer atividades de leitura e produção de textos que possam ser aplicadas por professores do ensino fundamental em suas salas de aula. Acreditamos que esse tipo de trabalho ajuda os professores e os estudantes de licenciatura em Letras a vislumbrar uma forma de colocar a teoria em prática. Sabemos que nem sempre é fácil produzir atividades que apliquem a contento as novas abordagens propostas pelas correntes teóricas dos estudos da linguagem e, por isso, acreditamos que estabelecer esse diálogo entre a universidade e outras instâncias do ensino pode ser muito enriquecedor para todos que dele participarão. Esse trabalho tem como público-alvo os professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental e médio.


 

PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: Neste site, cujo objetivo principal é apoiar o trabalho de professores de português para surdos e outros interessados na área, encontram-se várias informações relacionadas à temática do Ensino de Português como Segunda Língua para Surdos. Além de um levantamento de bibliografia da área, apresentam-se especialmente os seguintes projetos: (1) o projeto "Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos", apoiado pela PROEX-UFMG , QUE tem como principal objetivo colaborar com o fortalecimento da Educação Bilíngue de surdos por meio da formação de professores; (2) o projeto de Desenvolvimento de Materiais Didáticos para o ensino de português para surdos, apoiado pela PROEX-UFMG e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG, cujo objetivo é desenvolver material didático de nível básico para aprendizes surdos de 9 a 12 anos

 


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PÓS-GRADUAÇÃO