Haverá o sorteio de dois exemplares oferecidos pelo professor Matheus Trevizam

As Relações com o sagrado nas Geórgicas de Virgílio serão apresentadas no 4º Seminário de Estudos Clássico e Medievais, no dia 23 de agosto, quinta-feira, das 11h30 às 13h10, no auditório 2001, da Faculdade de Letras (Fale).

A apresentação será realizada pelo professor Matheus Trevizam, da Faculdade de Letras. O professor têm interesse por questões de gêneros literários e incorporação temática de tópicos culturais de relevância na Antiguidade. Traduziu integralmente Ovídio ('Ars amatoria'), Varrão ('De re rustica') e Catão ('De agri cultura').

A palestra é organizada pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam), que, desde sua criação, em 1995, o grupo definiu-se pelo recorte interdisciplinar, congregando pesquisadores e estudantes das áreas de Letras Clássicas, Filosofia e História Antiga da UFMG. Serão emitidos certificados, ao fim do semestre, para quem estiver presente. Não há necessidade de inscrição prévia.

Haverá o sorteio de dois exemplares oferecidos pelo professor Matheus Trevizam de sua tradução e estudo de Geórgicas I. Mais informações podem ser consultadas no site do Neam.

Busto de Virgílio, na entrada de sua tumba, em Nápoles.
Sobre as Geórgicas

Geórgicas são um conjunto de quatro livros escritos por Virgílio. Tal como Hesíodo, Vírgílio procura colectar de várias fontes da sociedade conhecimentos do mundo rural numa perspectiva bucólica. Dedicado aos seus dois patrocinadores, Mecenas e Otávio Augusto, compõe-se de 4 livros, cada um com cerca de 500 versos.

 

 

 




Foto: Wikimedia Commons
Legenda: Busto de Virgílio, na entrada de sua tumba, em Nápoles.

 

Na ocasião, a pesquisadora abordará reflexões sobre as práticas no ensino da língua portuguesa

As práticas no ensino da língua são permeadas por diversas reflexões relativas às suas dificuldades, melhorias e, até mesmo, a busca por mudanças. Essas e outras questões serão debatidas na aula magna Condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de língua, realizada no dia 16 de agosto, quinta-feira, ministrada pela linguista brasileira Irandé Antunes, à 18h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, o CAD 1.

Irandé Antunes tem doutorado em Linguística pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com tese intitulada Aspectos da coesão do texto – uma análise em editoriais jornalísticos e autora dos livros Aula de português – encontro & interação (2003), Muito além da gramática – por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007), Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009) e Lutar com palavras (2005), todos publicados pela editora Parábola.

De acordo com Antunes, no resumo da palestra, vivemos um apelo, explícito e implícito, para mudanças nas práticas de ensino da língua: “Nesse sentido, vale a pena ‘revisar’ nosso corpo de teorias linguísticas, na tentativa de identificar os fundamentos teóricos que a prática desse ensino tem priorizado ou, por acaso, tem deixado de incluir.  Concepções da Linguística de Texto favorecem a percepção do que deveria ser o ‘foco’ do ensino/aprendizagem da língua na prática de nossas salas de aula”.

A aula é uma iniciativa do Letras Debate, que ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Os interessados em participar da palestra devem realizar inscrição, gratuita, no site do Letras Debate, onde estão disponíveis outras informações deste e de outros eventos, que ocorrerão ao longo do semestre.

Quem adota um espaço de dores, de insurreição e ressurreição de horrores aclamados?

 Quem se dispõe a ouvir, in vozes, a maquinaria cênica de um círculo relegado a loucos, moucos e poucos que proclamam a tortura de Prometeu, os crimes de Atreu e a revolta das Antígonas e Medeias de todos os tempos?

Tímele descuidada, desamparada, esgotada, vomitada, repleta de guimbas, bitucas, puchos, embalagens, copos plásticos, cacos de vidro, garrafas, restos que não havia em priscas eras...

Quem adota, em parceria com Truπersa, NELAP, GTT, NEAM, Neia, PLTA e Mayombe, o anfiteatro da Letras, para fazê-lo olímpico, com deuses renascidos dos sonhos e textos de Ésquilo, Sófocles, Eurípides, Plauto, Molière, Shakespeare, Nelson Rodrigues, Griselda Gambaro, Racine, Dario Fo, Franca Rame, Calderón de la Barca, Goethe, Juan Radrigán, Plínio Marcos...

Quem? Hein?

Campanha de manutenção do Teatro da Letras: se você vir sujeira no local, papel, guimba, plástico, preservativo, por favor, recolha... O espaço é de todos, é lindo e assim deve manter-se... A beleza salvará o mundo!

Um dos grupos de trabalhos será coordenado pelo professor Matheus Trevizam, da Fale

De 24 a 26 de outubro, a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) realiza o 8º Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, reunião científica anual da Universidade criada com o objetivo de fomentar a troca de experiências com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa de todo o país.

Em sua oitava edição, o Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura contará com minicursos, oficinas, Grupos de Trabalhos (GTs) e apresentação de comunicações de pesquisadores e estudantes de todo país, além de lançamento de livros.

Na ocasião, o professor Matheus Trevizam, da Faculdade de Letras (Fale), da UFMG, irá coordenar o Grupo de Trabalho com o título Poesia, fabulação e história na antiguidade. Para participar, os estudantes e professores de literatura grega ou latina interessados devem se inscrever na página do evento.

A proposta do professor é acolher comunicações em nexo estrito com obras greco-romanas, tendo como foco essencial o debate a respeito da constituição poética de mundos um tanto independentes das vicissitudes históricas. O pano de fundo da discussão será o reconhecimento das diferenças entre modelos de escrita mais (historiografia) ou menos (poesia) aderentes à concretude dos “fatos”. Toda a proposta do grupo pode ser acessada na página do evento.

Sobre o professor Matheus Trevizam

Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em Linguística pela mesma Instituição. Atualmente é professor associado II na Faculdade de Letras da UFMG. Interessa-se por questões de gêneros literários e incorporação temática de tópicos culturais de relevância na Antiguidade. Traduziu integralmente Ovídio ('Ars amatoria'), Varrão ('De re rustica') e Catão ('De agri cultura'). É membro do NEAM ('Núcleo de Estudos Antigos e Medievais' da FALE/ FAFICH-UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa 'Tradução e Estudo da Literatura Técnica e Didática Romana' (FALE-UFMG). Idealizador, com o prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos, da Coleção 'Bibliotheca Latina', acolhida pela Editora da Unicamp, que conta com a previsão de aproximadamente dezenove títulos sobre os gêneros da Literatura Clássica romana.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior. Os dados, coletados durante o período de matrícula para o primeiro semestre de 2018, são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das instituições federais de Ensino Superior, com a finalidade de auxiliar, sobretudo, nas demandas de assistência estudantil.

A principal inovação desta Pesquisa, considerando a edição anterior, é que ela será censitária, ou seja, todos os estudantes das IFES serão convidados a participar, o que contribuirá para o conhecimento do perfil mais exato possível dos graduandos ativos nos cursos presenciais do país. Os dados serão mantidos em segurança, sob total sigilo, e informações pessoais, como Nome, CPF e e-mail, serão utilizadas apenas para identificação no acesso à plataforma da pesquisa.

Participe! 

(Texto extraído do site oficial da Pesquisa)

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cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO