Sobre

O curso de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 1940, como área da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da, então, Universidade de Minas Gerais. Desmembrou-se dessa unidade em 26 de novembro de 1968, data em que se comemora a fundação da Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG).

O curso de graduação em Letras oferece 420 vagas anuais, sendo 210 vagas por semestre, assim distribuídas: 80 vagas para o turno diurno e 130 vagas para o turno noturno. O tempo previsto para integralização do curso varia segundo a modalidade (licenciatura ou bacharelado) e a habilitação escolhidas pelo(a) estudante.

Na modalidade de licenciatura, o(a) estudante pode escolher entre licenciatura simples e licenciatura dupla. A oferta de tais licenciaturas varia segundo o turno. Assim, no turno diurno, são ofertadas as licenciaturas simples em português e em inglês e as licenciaturas duplas em português-francês e em português-italiano. No turno noturno, são ofertadas as licenciaturas simples em português, em inglês e em LIBRAS (início em 2019/2) e as licenciaturas duplas em português-alemão e em português-espanhol.

No tocante à modalidade de bacharelado, a oferta é também variável por turno, sendo estas as opções no turno diurno: bacharelado em estudos linguísticos, bacharelado em estudos literários, bacharelado em francês, bacharelado em italiano, bacharelados em letras clássicas e bacharelados em tradução: (i) português-francês; (ii) português-grego; (iii) português-inglês; (iv) português-italiano e (v) português-latim. No turno noturno, as opções são as seguintes: bacharelado em estudos linguísticos, bacharelado em estudos literários, bacharelado em edição, bacharelado em alemão, bacharelado em espanhol, bacharelado em inglês, bacharelados em tradução: (i) português-alemão e (ii) português-espanhol.

Em se tratando de pós-graduação, contamos com três programas stricto sensu – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos – POSLIN (mestrado e doutorado); Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários – POSLIT (mestrado e doutorado); e Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Contamos, ainda, com quatro cursos de pós-graduação lato sensu.

A FALE possui também um arrojado Centro de Extensão (CENEX) que oferece para a comunidade interna e externa variados cursos de línguas, entre os quais citam-se LIBRAS, línguas clássicas, línguas estrangeiras modernas, língua portuguesa para brasileiros e língua portuguesa para estrangeiros.