Neste mês de março, o Programa Cátedras Fundep/IEAT recebe a professora Marina Garone Gravier, da Universidad Nacional Autónoma de México. Ao longo de sua estadia de 8 dias, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ela participa de cinco eventos.

Marina Garone Gravier participará de diversos eventos,
a partir do dia 1º de abril

Em sua segunda visita à UFMG, Marina Garone ministrará um minicurso de bibliologia com o tema De las fuentes como fuentes: la historia de la tipografía y el estudio material del libro no dia 1º de abril. A atividade ocorrerá no Laboratório de Conservação-Restauração de documentos gráficos e Fílmicos (LaGrafi) da Escola de Belas Artes, das 14h às 18h. São ofertadas 25 vagas e haverá emissão de certificados para os participantes. As inscrições devem ser feitas através do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Já no dia 2, a pesquisadora mexicana palestrará na Grande Conferência Línguas indígenas e Tipografia: um desafio para a edição colonial, a partir das 15h, no Auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale). A respeito da arte da tipografia, Marina Garone destaca que “o trabalho editorial gerou vários processos conceituais, técnicos e econômicos que tiveram impacto direto na consolidação da matéria escrita e da produção impressa de obras em línguas indígenas”. Na conferência, serão apresentados inúmeros casos e evidências visuais de livros impressos durante o período colonial, para a compreesão do impacto que a imprensa teve na consolidação das formas escritas das línguas nativas da América. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas mediante formulário eletrônico. A conferência será em espanhol, sem tradução simultânea.

No terceiro dia, às 14h, ela estará no lançamento da Red Latinoamericana de Cultura Gráfica, no Auditório Professor Luiz Bicalho, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) e, a partir das 17h, ocorrerá, no mesmo local, uma palestra, em que o tema La importancia del diseño gráfico y la cultura visual en la historia de la edición será abordado pela professora. A última atividade é uma mesa-redonda sobre as Perspesctivas para os estudos editoriais na América Latina, que será no dia 4, às 15h, no Auditório 2001 da Fale. As atividades são gratuitas e não exigem inscrição.

Marina Garone

Marina Garone Gravier é doutora em História da Arte pela Universidad Nacional Autónoma de México, pesquisadora do Instituto de Investigaciones Bibliográficas (UNAM), onde dirige o Seminario Interdisciplinario de Bibliología. Atua como pesquisadora correspondente do Instituto de Arte Americano e Investigaciones Estéticas da Universidad de Buenos Aires. Fundou, em 2017, e coordena, ao lado da professora Ana Utsch, a Red Latinoamericana de Cultura Gráfica. Essa rede é fruto do trabalho de cooperação entre a Universidad Nacional Autónoma de México e a UFMG, no campo dos estudos sobre a história do livro e a cultura escrita. A professora também é delegada da Society for the History of Authorship, Reading and Publishing (SHARP).

Considerada referência nos estudos da história da tipografia na América Latina, Marina Garone Gravier é responsável pela publicação do primeiro tratado de tipografia das Américas, intitulado El Arte de Ymprenta de Don Alejandro Valdés, e do trabalho Historia de la tipografia colonial para Lenguas Indigenas, que foi premiado pela Universidad Nacional Autónoma de México, em 2009, e publicado pela Universidad Veracruzana em 2014. Nesse mesmo ano, participou do Fórum Patrimônio Gráfico em Movimento, evento bianual realizado em Diamantina. Desde então, colabora em uma série de publicações e em organização de seminários.

Suas linhas de pesquisa são: história do livro e da cultura gráfica no México e na América Latina e as relações entre artes gráficas e gênero.

Programa Cátedras

O Programa Cátedras visa favorecer o intercâmbio, em diferentes segmentos da pesquisa, entre pesquisadores de renome no cenário mundial e grupos de pesquisadores da UFMG. Sua particularidade, dentro da proposta do Insitituto de Estudos Avancação Transdisciplinares (IEAT), é aliar temas considerados relevantes, em âmbito internacional, a abordagens inovadoras com potencial transdisciplinar. Além das palestras e dos seminários, as cátedras têm o objetivo de gerar publicações. O Programa propicia a permanência, na UFMG, por períodos que podem variar de sete a sessenta dias, de pesquisadores experientes e que, com sólida formação e carreira disciplinar, possam estimular e induzir estudos nas interfaces das disciplinas.