Eventos oferecem espaço para estudantes apresentarem seus trabalhos, que abordam desde a criação de fanfics até a resistência presente nas narrativas afro-brasileiras

Fonte: ALLAN RICHNER/Divulgação ITAÚ CULTURAL.

Entre os dias 22 e 26 de outubro, a Faculdade de Letras (Fale) será palco de mais uma edição da Semana de Letras e da Semana de Pesquisa Discente do Programa de Pós-Graduação e Letras: Estudos Literários (Split). Os eventos foram organizados, respectivamente, pela gestão Heridas, do Diretório Acadêmico da Fale, e pela representação discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit), visando o diálogo e a reflexão acadêmica através da exposição dos trabalhos dos estudantes.

Para a IX Semana da Letras e o VII Split, foi eleito o tema Perspectivas, propostas e desafios para os estudantes de Letras perante a política contemporânea. A escolha de convidados como Conceição Evaristo e Oswaldo de Camargo faz jus à temática deste ano, na medida em que promove a palestra de escritores que oferecem uma visão crítica da sociedade.

Programação

Os eventos são compostos por mais de 70 atividades. Dentre os escritores que terão suas obras analisadas durante a Semana da Letras e o Split, estão Machado de Assis, Ana Luísa Amaral,  João Ubaldo Ribeiro, Graciliano Ramos, Ítalo Calvino, Gloria Anzaldúa e Oswald de Andrade. Para além do debate sobre a construção textual dos autores citados, as apresentações dos discentes abordarão temas contemporâneos relacionados ao universo polifônico e colaborativo em que são produzidas as fanfics e O meme como movimento antropofágico dos jovens no século XXI.

O papel da mulher, como um grupo de minoria social, também estará sob análise durante a apresentação Corpo-escrita de mulheres: violência, memória e trauma. Seguindo a proposta, será adotado um olhar mais crítico a respeito da sociedade e  as condições em que ocorrem o ensino para pessoas inseridas no sistema prisional .

Temáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão discutidas em diversos momentos, como em A ação construída em Libras conforme a Linguística Cognitiva e Os visemas na Libras: gramaticalização de uma estratégia comunicativa.

A professora Angela Carrato estará presente para falar a respeito da influência da mídia durante as eleições deste ano. Essa mesma linha de pesquisa estará presente em A contramemória e sua relação com a conjuntura política.

As vivências da comunidade afro-brasileira serão amplamente analisadas através de palestras que abordam a narrativa literária dos escravos, as notícias sobre sujeitos negros e as Faces de uma Literatura de Resistência, sendo que esse último tema será ministrado por Oswaldo de Camargo. A autora Conceição Evaristo também dará uma palestra, no mesmo dia em ocorrerá a Intervenção Preta Poeta.

Para mais informações, acesse o site oficial do evento.