Em comemoração dos 50 anos da Faculdade de Letras, o tema Prospecções sobre o porvir, será debatido por convidados que atuam nos campos de pesquisa sobre literatura, linguística e matemática

No dia 14 de maio, próxima terça-feira, ocorre uma mesa redonda com o tema Prospecções sobre o porvir. Ensino, pesquisa e extensão na Letras. Os convidados são os professores Emílio Maciel (UFOP), Ricardo Takahashi (UFMG) e Adriana Tenuta (UFMG). Thiago Viana Saltarelli e Aline Magalhães Pinto, ambos da Faculdade de Letras (Fale), serão os mediadores do debate. A conversa acontecerá no Auditório 1007, às 10h.

A proposta do evento é dialogar sobre o futuro que, hoje, somos capazes de vislumbrar, além de refletir sobre as nossas possíveis respostas aos desafios que nos acenam dos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para participar do evento, não é necessária inscrição prévia. Serão distribuídos certificados.

Sobre os convidados

Adriana Tenuta graduou-se, em Português e Inglês, no ano de 1984, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve os graus de  mestrado e doutorado, em Linguística e em Estudos Linguísticos, respectivamente. Também estagiou na Universidade de Portsmouth, Inglaterra, à época de seu doutorado. É professora da Faculdade de Letras (Fale) desde 1994 e atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin). Desenvolve pesquisas em Linguística Teórica e Descritiva e dá enfoque aos temas de análise de narrativas relacionada a processos de foco e atenção; análise gramatical, além das questões relacionadas ao ensino de gramática. Adirana foi coordenadora do Curso de Especialização em Ensino e Aprendizagem de Inglês (CEI) e, atualmente, coordena o Núcleo de Estudos da Língua em Uso (NELU), o Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos  Gramaticais da Língua em Uso (GRAMALU), e o Centro de Extensão (CENEX), da Fale. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Linguística e Cognição da Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

No ano de 1989, Ricardo Takahashi graduou-se, em Engenharia Elétrica, pela UFMG. Em Engenharia Elétrica, fez mestrado na UFMG e doutorado na Universidade de Campinas (UNICAMP). É docente, na UFMG, desde 1992. Atualmente, leciona no Departamento de Matemática e desenvolve pesquisa nas áreas de Teoria de Controle e de Teoria da Otimização. Foi chair da 6th International Conference on Evolutionary Multicriterion Optimization (EMO 2011) e da 1ª Escola Luso-Brasileira de Computação Evolutiva (ELBCE 2009), e membro  do comitê organizador do IEEE Congress on Evolutionary Computation (CEC 2013). De 2007 a 2009, coordenou um projeto CAPES/GRICES de cooperação internacional e, de 2012 a 2015, coordenou um projeto de cooperação internacional financiado pela Comissão Européia, no âmbito das Marie Curie Actions.

Já em 1999, Emílio Maciel também gradou-se, em Letras, pela UFMG, onde fez mestrado e doutorado em Estudos Literários. Na Sapienza Universidade de Roma, cursou o pós-doutorado em Literatura Brasileira. Atualmente, é professor associado no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e atua, principalmente, nas áreas de literatura comparada, teoria da literatura, teorias do romance, lírica moderna, cinema, desconstrução e música popular.