Professor do Departamento de Filosofia da UFMG abordará temas relacionados à filosofia e linguística, além de falar sobre a transição dos estudos da pragmática entre as duas áreas

No próximo sábado, dia 4 de maio, o tema A relação entre filosofia da linguagem e a linguística, com foco especial na pragmática será abordado no Letras Debate. O professor Ernesto Perini estará à frente da palestra, que começa às 10h, no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale). As inscrições já estão abertas no site do evento.

O intuito deste Letras Debate é, segundo texto de divulgação, debater “alguns temas da pragmática, em particular em torno dos fenômenos da implicatura e da pressuposição”. Esses dois fenômenos sofreram transição de abordagem entre as áreas da filosofia e da linguística, o que será discutido de forma a esclarecer a existência de problemas de natureza conceitual e como “a pesquisa nesta área ganha ao se desenvolver numa perspectiva que envolva tanto a filosofia quanto a linguística”.

É garantida entrega de certificado apenas para aqueles que assinarem a lista de presença até às 10h30 e assistirem a palestra até o encerramento. Os ouvintes que se adequarem aos pré-requisitos podem solicitar, em até 5 dias úteis, os certificados na página do Letras Debate através do cadastramento do CPF. As inscrições ficam abertas até o dia do evento ou até acabarem as vagas. A atividade é gratuita e com necessidade de inscrição prévia. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Sobre o convidado

Ernesto Perini é professor associado do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se, em Filosofia, pela UFMG, onde também fez mestrado em Filosofia. Doutorou-se, em 2001, pela Universidade François Rabelais, na França. Sua pesquisa se desenvolve tanto em História da Filosofia Medieval, com foco na filosofia da linguagem e na epistemologia do século XIV, quanto em temas de Filosofia da Linguagem e, em menor medida, de Epistemologia e Filosofia da Mente. Atualmente, seu foco principal de pesquisa é o desenvolvimento de uma teoria contextualista em Filosofia da Linguagem.