Antônio Barbosa da Silveira contará sobre a sua experiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e sobre os diferentes aspectos que envolvem a vida deste profissional

Legenda: Escultura no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Fonte: Wikimedia Commons

O trabalho de revisão de textos na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é tema da próxima atividade do Letras Debate, que ocorre no dia 24 de março, das 10h às 12h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras.

Antônio Barbosa da Silveira, que trabalhou como revisor na ALMG e foi um dos colaboradores para a produção do Manual de redação parlamentar, abordará, na palestra Considerações sobre a revisão de textos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o processo de revisão, levando em consideração a diversidade de gêneros com que o profissional se depara: “Certamente a revisão de um pronunciamento requer critérios diferentes da revisão de um projeto de lei ou de um parecer, e o profissional deve ter uma sólida formação linguística que o capacite a transitar por essa variedade de textos de forma segura, lúcida e coerente. Num universo em que proliferam os mais diferentes tipos de gênero, é natural que se dê atenção especial ao texto legal, em razão de suas peculiaridades e relevância no contexto da ALMG”, afirma da Silveira.

A atividade é gratuita. Para participar, os interessados deverão realizar inscrição, no site do Letras Debate. Haverá emissão de certificados e as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento, pelo facebook ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Letras Debate ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.