DADOS BIOGRÁFICOS

Um dos mais destacados intelectuais negros contemporâneos – poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta – Cuti, pseudônimo de Luiz Silva, nasceu na cidade de Ourinhos, São Paulo, em 31 de outubro de 1951. Graduou-se em Letras pela USP em 1980. É Mestre e Doutor em Letras pela UNICAMP, tendo defendido dissertação sobre a obra de Cruz e Sousa, em 1999, e tese sobre Cruz e Sousa e Lima Barreto, em 2005. Até o momento, tem publicados: vinte e três livros de sua autoria e quatro em coautoria, além marcar presença com textos seus em dezenas de antologias e demais publicações coletivas, no país e no exterior. 

Assume desta forma a performance de poeta moderno – a aproximar linguagem e metalinguagem, produção literária e reflexão sobre a escrita –, ao mesmo tempo em que se destaca como artista contemporâneo – figura pública, consciente de seu papel político num país marcado pela desigualdade e exclusão social. Intelectual orgânico, seu projeto estético não descarta atuar na elaboração, na crítica e no trabalho de agitação cultural junto à comunidade, aí inclusos os espaços periféricos paulistanos e de outras cidades, palco de festas literárias, feiras culturais, com inúmeros lançamentos de livros, "rodas de poesia", ciclos de debates e outras atividades voltadas para a formação de leitores.

Militante da causa negra, Cuti é um dos fundadores e mantenedores da série Cadernos Negros, a qual dirigiu entre 1978 e 1993. É, também, um dos fundadores da ONG Quilombhoje Literatura, além de membro atuante entre os anos de 1980 e 1994. Desde então, faz questão de estar sempre nas edições anuais dos Cadernos, tanto em prosa como em poesia, apenas com uma exceção no número 17, publicado em 1994, do qual não participa. Teve também atuação relevante no Jornegro, órgão da extinta Federação das Entidades Afro-brasileiras do Estado de São Paulo. A partir de 1978, esteve entre os organizadores de várias edições do FECONEZU – Festival Comunitário Negro Zumbi – realizados no interior do Estado.

Como pensador e crítico, exibe uma trajetória empenhada na preservação da memória da resistência cultural e política do povo negro brasileiro. Em 1992, trouxe a público o volume E disse o velho militante José Correia Leite, fruto de um paciente trabalho de pesquisa em parceria com o biografado, liderança emblemática da Frente Negra Brasileira, que fez história na década de 1930. Essa consciência do processo de exclusão de grande parte da população negra, sobretudo nas grandes cidades, embasa não só a poesia e a prosa do autor, mas igualmente sua dramaturgia, recheada de situações-limite habilmente articuladas na textualidade voltada para a representação teatral.

A consciência de ser sujeito negro numa sociedade que o discrimina por sua cor marca sensivelmente as reflexões e a escrita do autor, como no trecho abaixo, apresentado no III Congresso de Cultura Negra das Américas, realizado na PUC São Paulo em 1982, e publicado no volume coletivo do Quilombhoje Reflexões sobre a literatura afro-brasileira:

Blitz no sentimento do negro é uma constante. Acusado de rancor, resta a alternativa de viver acuado em si mesmo, enquanto aprende as regras da vista grossa e do escamoteamento da expressão. Na pauta do permitido todos devem se esforçar para o sustento de todas as notas de hipocrisia nas relações raciais.
A bibliografia do “problema do branco” sobre o negro é imensa. Nela, como não podia deixar de ser, o negro é o problema. As exceções – sinal dos tempos! – estão aumentando, infelizmente, a regra, idem. Hoje há um dado considerável na transformação, a presença dos descendentes, mais visíveis, dos escravos. O texto escrito começa a trazer a marca de uma experiência de vida distinta do estabelecido. A emoção – inimiga dos pretensos intelectuais neutros – entra em campo, arrastando dores antigas e desatando silêncios enferrujados. É a poesia do negro brasileiro consciente. (CUTI, 1985, p. 16)

Em seu livro Literatura negro-brasileira, publicado em 2010, Cuti, além de teorizar sobre a escrita negra, questionar os conceitos de “Literatura afro-brasileira”, “Literatura afrodescendente”, e apresentar os principais grupos e autores, discorre com precisão sobre o contexto histórico do racismo no Brasil e sobre o papel da literatura no processo discriminatório:

A luta entre escravizados e escravizadores mudou sua roupagem no biombo do século XIX para o século XX, mas prossegue com suas escaramuças, porque a ideologia de hierarquia das raças continua [...].
Com a democracia jurídica, o esforço para alterar as mentalidades encontrou grande apoio, porém as noções cristalizadas de superioridade racial mantêm-se renitentes, e os argumentos de exclusão racista persistem para impedir a partilha do poder em um país étnica e racialmente plural. E a literatura é poder, poder de convencimento, de alimentar o imaginário, fonte inspiradora do pensamento e da ação. (CUTI, 2010, p. 12).

O autor explicita sua consciência de sujeito produtor de imagens e sentidos, sempre atento aos aspectos retóricos, ligados ao convencimento do leitor, presentes nas formulações discursivas. E deixa visível seu distanciamento dos conceitos de “arte autônoma” e/ou de “arte pela arte”:

Certa mordaça em torno da questão racial brasileira vem sendo rasgada por sucessivas gerações, mas sua fibra é forte, tecida nas instâncias do poder, e a literatura é um de seus fios que mais oferece resistência, pois, quando vibra, ainda entoa loas às ilusões de hierarquias congênitas para continuar alimentando, com seu veneno, o imaginário coletivo de todos os que dela se alimentam direta ou indiretamente. A literatura, pois, precisa de forte antídoto contra o racismo nela entranhado. (CUTI, 2010, p. 13).

O autor denuncia a existência de toda uma “formação discursiva, um jeito coletivo de encarar os fatos no tocante à questão racial”. E nela destaca o “sujeito étnico brancocêntrico” (2010, p.18, grifo do autor) presente na sociologia, na antropologia, na história e na literatura feitas em nosso país. Sujeito esse que chega ao século XXI “com forte poder de convencimento” (idem). Reflete em seguida sobre o legado do movimento modernista:

Já na segunda década do século XX, o Modernismo retoma veementemente as ideias de se caracterizar uma nacionalidade literária, buscando na população pobre e nos índios a sua inspiração. Mas desses segmentos sociais quer tão somente as manifestações folclóricas, não seus conflitos. Assim, encontra motivos para experimentações de linguagem restabelecimento de mitos, superstições, danças, músicas e religiosidade. (CUTI, 2010, p. 18).

O autor arremata seu pensamento mais adiante quando afirma:

a produção literária de negros e brancos, abordando as questões inerentes às relações inter-raciais, tem vieses diferentes por conta da subjetividade que a sustenta, em outras palavras, pelo lugar socioideológico de onde esses produzem. (CUTI, 2010, p. 33).
[...]
Os sentimentos mais profundos vividos pelos indivíduos negros são o aporte para a verossimilhança da literatura negro-brasileira. [...] O sujeito étnico negro do discurso enraíza-se, geralmente, no arsenal de memória do escritor negro. E a memória nos oferece não apenas cenas do passado, mas formas de pensar e sentir, além de experiências emocionais. (CUTI, 2010, p. 87, 89).

Ficam, pois, delineados os pontos de sustentação que constituem, na visão do autor, a vertente negra da literatura brasileira. Por sua vez, Maria Nazareth Soares Fonseca destaca a convivência, em sua obra, de uma forte tendência à experimentação formal em paralelo à construção de uma literatura “fazedora de cabeça”, como o próprio Cuti define em texto de 1986. E acrescenta:

A escrita literária explora com maior vigor a força do significante e se preocupa com os variados efeitos de sentido que as palavras podem suscitar. Mas o questionamento das estratégias que a sociedade brasileira elabora para fortalecer – ainda que através de subterfúgios – as facetas do racismo e do preconceito percorrem seus textos, muitas vezes, procurando não abafar o excelente trabalho com a linguagem que o escritor privilegia. (FONSECA, 2011, p. 12)

Deste modo, as questões inerentes à problemática das relações raciais no Brasil são constantes em sua atuação como intelectual, sobretudo no que toca ao combate às formas de preconceito e discriminação. Mas Cuti vai além e exerce importante papel ao refletir sobre a própria escrita, bem como de seus companheiros de projeto estético e literário. Além de poeta, contista e dramaturgo, revela-se um arguto estudioso da produção literária passada e presente. Autores como Luiz Gama, Machado de Assis, Cruz e Souza, Lima Barreto, Lino Guedes e vários dentre os contemporâneos são objeto permanente de seu olhar atento às transformações das formas literárias no Brasil e no exterior.

Referências

CUTI. Literatura negra brasileira: notas a respeito de condicionamentos. In: QUILOMBHOJE (Org.) Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra Brasileira do Estado de São Paulo, 1995.

CUTI (Org.). E disse o velho militante José Correia Leite. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Cuti. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. v. 3, Contemporaneidade.

 


PUBLICAÇÕES

Obra individual

Poemas da carapinha. São Paulo: Edição do autor, 1978. 

Batuque de tocaia. São Paulo: Edição do autor, 1982. (Poesia).

Suspensão. São Paulo: Edição do autor, 1983. (Dramaturgia).

Flash crioulo sobre o sangue e o sonho. Belo Horizonte: Editora Mazza, 1987. (Poesia).

Quizila. São Paulo: Quilombhoje, 1987. (Contos).

A pelada peluda no Largo da Bola. São Paulo: Editora do Brasil, 1988. (infantojuvenil).

Dois nós na noite e outras peças de teatro negro-brasileiro. São Paulo: Eboh, 1991. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Mazza, 2009. (Dramaturgia).

Negros em contos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1996. (Contos).

Sanga. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002. (Poesia).

Negroesia. Antologia Poética. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. (Poesia).

Moreninho, Neguinho, Pretinho. São Paulo: Terceira Margem, 2009. (Coleção Percepções da Diferença – Negros e Brancos na Escola). 

Poemaryprosa. Belo Horizonte : Mazza Edições, 2009. (poesia).

Contos Crespos. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.

Kizomba de vento e nuvem. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013. (Poesia).

Contos escolhidos. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2016.

Negrhúmus líricos. São Paulo: ciclo contínuo Editorial, 2017. (Poesia).

Tenho medo de monólogo & Uma farsa de dois gumes. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2017. (Dramaturgia, o primeiro texto em coautoria com Vera Lopes).

A pupila é preta. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2020. (contos).

Axéconchego. Salvador: Segundo Selo / Organismo Editora, 2020. (poesia).

Coautoria

Terramara. Coautoria com Miriam Alves e Arnaldo Xavier. São Paulo : Ed. dos Autores, 1988. (dramaturgia).

...E disse o velho militante José Correia Leite. Coautoria com José Correia Leite. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992. (memórias).

Quilombo de palavras. Coautoria com Carlos de Assumpção. Franca-SP : Estúdio MIX, 1997 (CD - poesia).

Tenho medo de monólogo. Coautoria com Vera Lopes. In: Tenho medo de monólogo & Uma farsa de dois gumes. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2017. (Dramaturgia).

 

Antologias

SOL na garganta. São Paulo: Ed. dos Autores, 1970.

Cadernos Negros 1. Organização Cuti. São Paulo: Edição dos Autores, 1978.

Cadernos Negros 2. Organização Cuti. São Paulo: Edição dos Autores, 1979.

Cadernos Negros 3. Organização Cuti. São Paulo: Edição dos Autores, 1980.

Cadernos Negros 4. Organização Cuti. São Paulo: Edição dos Autores, 1981.

Cadernos Negros 5. Organização Cuti. São Paulo: Edição dos Autores, 1982.

Axé: antologia contemporânea da poesia negra brasileira. Organização de Paulo Colina. São Paulo: Global, 1982.

Cadernos Negros 6. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1983.

Cadernos Negros 7. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1984.

Cadernos Negros 8. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1985.

Cadernos Negros 9. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1986.

A razão da chama. Organização Oswaldo de Camargo. São Paulo: GRD, 1986.

Cadernos Negros 10. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1987.

O negro escrito. Organização de Oswaldo de Camargo. São Paulo: IMESP, 1987.

Cadernos Negros 11. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1988.

Pau de sebo: antologia de poesia negra. Organização Júlia Duboc. Brodowski: Projeto Memória da Cidade, 1988.

Schwarze poesie - Poesia negra. Organização de Moema Parente Augel. Tradução de Johannes Augel. St. Gallen; Köln: Diá, 1988 (Edição bilíngue).

Cadernos Negros 12. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1989.

Cadernos Negros 13. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1990.

Körper und tanz. Organização de Ismael Ivo. Tradução de Aristides Barbosa. Foto de Anno Wilms. St. Gallen; Berlin; São Paulo: Diá, 1990. (poema em português, inglês e alemão).

Ad libitum Sammlung Zerstreuung 17. Redaktion Reinhardt Lehmann. Berlin: Volk und Welt, 1990. (poemas em alemão).

Cadernos Negros 14. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1991.

Cadernos Negros 15. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1992.

Poesia negra brasileira. Organização de Zilá Bernd. Porto Alegre: AGE; IEL; IGEL, 1992.

Cadernos Negros 16. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1993.

Schwarze prosa - Prosa negra. Organização de Moema Parente Augel. Tradução por Johannes Augel e Marianne Gareis. St. Gallen; Berlin; São Paulo: Diá, 1993. (Edição bilíngue).

Cadernos Negros 16. Organização Quilombhoje. São Paulo: Edição dos Autores, 1993.

Cadernos Negros 18. Organização Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje/Editora Anita, 1995.

Callalloo – African Brazilian Literature: a special issue. V. 18, nº 4. Organização e edição de Charles H. Rowell. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1995. (entrevista, contos e peça teatral, em português e inglês).

Ancestral House. Organização e edição de Charles H. Rowell. Colorado: Westview Press, 1995.

Cadernos Negros 19. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa, Sônia Fátima Conceição. São Paulo: Quilombhoje/Editora Anita, 1996.

Cadernos Negros 20. Organização Quilombhoje. São Paulo: Editora Anita/Editora Convivência, 1997.

Trabalhadores do Brasil: histórias cotidianas do povo brasileiro. Organização de Roniwalter  Jatobá. São Paulo : Geração Editorial, 1998.

Cadernos Negros 21. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa, Sônia Fátima Conceição. São Paulo: Quilombhoje/Editora Anita, 1998.

Cadernos Negros: os melhores poemas. Organização Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje / Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, 1998.

Cadernos Negros: os melhores contos. Organização Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje / Fundo Nacional da Cultura, Ministério da Cultura, 1998.

Cadernos Negros 22. Organização Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje, 1999.

Cadernos Negros 23. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2000.

Quilombo de palavras – a literatura dos afrodescendentes. Organização de Jônatas Conceição e Lindinalva Barbosa. Salvador: CEAO/UFBA, 2000.

Cadernos Negros 24. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2001.

Cadernos Negros 25. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2002.

Cadernos Negros 26. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2003.

Cadernos Negros 27. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2004.

O Negro em versos: antologia da poesia negra brasileira. Organização e apresentação de Luiz Carlos dos Santos, Maria Galas e Ulisses Tavares. São Paulo: Editora Moderna, 2004.

Cadernos Negros 28. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2005.

Cadernos Negros 29. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2006.

Cadernos Negros 30. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2007.

Cadernos Negros 31 Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2008.

Cadernos Negros 32. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2009.

Questão de pele. Organização de Luiz Ruffato. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2009. 

Cadernos Negros 33. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2010.

Cadernos Negros 34. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2011.

Antologia de poesia afro-brasileira: 150 anos de consciência negra no Brasil. Organização de Zilá Bernd. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, vol. 3, Contemporaneidade.

Cadernos Negros 35. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2012.

Cadernos Negros 36. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2013.

Cadernos Negros 37. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2014.

Cadernos Negros 38. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2015.

Pretumel de chama e gozo: antologia de poesia negro-brasileira erótica. Organização de Cuti e Akins Kintê. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2015.

Cadernos Negros 39. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2016.

Cadernos Negros 40. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2017.

Cadernos Negros 41. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2018.

Cadernos Negros 42. Organização Esmeralda Ribeiro, Márcio Barbosa. São Paulo: Quilombhoje, 2019.

Não Ficção

Literatura negra brasileira: notas a respeito de condicionamentos. In: QUILOMBHOJE (Org.). Reflexões sobre a literatura afro-brasileira. São Paulo: Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, 1985.

Fundo de quintal nas umbigadas. In: ALVES, Miriam; CUTI, XAVIER, Arnaldo (Orgs.) Criação crioula nu elefante branco. São Paulo: Imprensa Oficial / IMESP, 1986.

The Black Stream in Brazilian Literature. Conexões, vol.4, n.2, p.12-13,1992.

Castro, ouves a poesia negra? Scripta, Belo Horizonte: Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiro - CESPUC-MG, p.201-210, 1997.

Um desafio submerso: "Evocações", de Cruz e Sousa, e seus aspectos de construção poética. Campinas-SP: Unicamp, 1999 (Dissertação de Mestrado).

A poesia erótica nos Cadernos Negros. In: FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.) Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

A Consciência do impacto nas obras de Cruz e Souza e Lima Barreto. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.

Lima Barreto. São Paulo: Selo Negro, 2011. Coleção Retratos do Brasil Negro. (biografia).

Quem tem medo da palavra negro. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.


TEXTOS

 


CRÍTICA


FONTES DE CONSULTA

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AUGEL, Moema Parente. Angústia, revolta, agressão e denúncia: a poesia negra de Oswaldo de Camargo e Cuti. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida (Org.). Um tigre na floresta de signos. Belo Horizonte: Mazza, 2010.

AUGEL, Moema Parente. O reverso do dito. In: CUTI. Tenho medo de monólogo (coautoria Vera Lopes) & Uma farsa de dois gumes: peças de teatro negro-brasileiro. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2017.

ALVES, Miriam; XAVIER, Arnaldo; CUTI [Luiz Silva] (org.). Criação crioula, nu elefante branco. São Paulo: IMESP, 1987.

ANTÔNIO, Carlindo Fausto. Cadernos Negros, esboço de análise. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ANTÔNIO, Carlindo Fausto. Noções textuais da negrura na série Cadernos Negros. In: BARBOSA, Márcio e RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos Negros - três décadas. São Paulo: Quilombhoje/SEPPIR, 2008.

BERND, Zilá. Negritude e literatura na América Latina. Porto Alegre: Perspectivas, 1987.

CALEGARI, Lizandro Carlos. Preconceito e Ideologia racista: Negros em Contos, de Luís Silva. Revista Língua & Literatura, v. 12, n.18, p. 45-66, 2010.

CALEGARI, Lizandro Carlos. Mia Couto e Cuti: o negro no discurso pós-traumático em “A princesa russa” e “Lembrança das lições”. In: EVARISTO, Conceição; SILVA, Denise Almeida (Org.). Literatura, história, etnicidade, educação: estudos nos contextos afro-brasileiro, africano e da diáspora africana. Frederico Westphalen-RS: URI, 2011.

DUARTE, Eduardo de Assis. Narrar o negro: linguagem e perspectiva na ficção de Cuti. In: Atas do III Simpósio Internacional de Literatura Negra ibero-americana [livro eletrônico]. Organizador Rodrigo Vasconcelos Machado. Curitiba: UFPR/SCHLA, 2017. 3,95 Mb; PDF.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Cuti. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011, v. 3, Contemporaneidade.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Poemas para ler e sentir. In: CUTI. Sanga. Belo Horizonte: Mazza edições, 2002.

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PEREIRA, Edimilson de Almeida. Panorama da Literatura Afro-brasileira. Callaloo, New York, John Hopkins, v. 18, n. 4, p. 1036-1040, 1995.

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PIRES, Rosane de Almeida. Narrativas quilombolas: Negros em contos, de Cuti e Mayombe, de Pepetela. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

RICCO, Simone. Prefácio. In: CUTI. Contos escolhidos. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2016.

SANTOS, Simone de Jesus. Palavras férteis para imaginar outros horizontes. In: CUTI. Negrhúmus líricos. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2017.

SILVA, Mário Augusto de Medeiros. A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

SOUZA, Florentina. Afrodescendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SOUZA, Florentina. 30 anos de leitura. In: BARBOSA, Márcio e RIBEIRO, Esmeralda (Org.). Cadernos Negros - três décadas. São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008.

 


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