Haverá emissão de certificados para os interessados em participar como ouvintes da palestra


Foto: Galpão Cine Horto

“O que está acontecendo?” é o questionamento principal da peça O leão no aquário, que conta uma história sobre elos afetivos, relacionamentos e questões cotidianas de uma família. Amanhã, dia 8 de agosto, quarta-feira, o auditório 2001, da Faculdade de Letras da UFMG, será palco para a leitura dramática e palestra-performance do dramaturgo Vinicius Souza, às 14h.

Escrita em 2013 pelo próprio dramaturgo, a história apresenta um homem perplexo, parado em frente a uma parede de sua nova casa, um homem se pergunta o que está acontecendo no mundo. A partir deste instante de perplexidade, a dramaturgia apresenta, via fragmentos, importantes figuras na vida deste homem (a mãe, um amigo, uma mulher e o seu próprio filho). No encontro da personagem com essas alteridades, descobrimos que algo aconteceu e que o fez estar ali, parado frente a uma parede, ouvindo o mundo gritando lá fora e sem força ou vontade para abrir a porta.

Vinicius Souza é dramaturgo, diretor, ator, produtor e pesquisador teatral. Mestre em Teatro pela UFMG, é idealizador e coordenador da Janela de Dramaturgia, mostra de dramaturgia contemporânea em BH. Há cinco anos coordena o Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto e, atualmente, é diretor da plataforma Planos Incríveis, onde concebeu os espetáculos Os Indicados e Três Tigres Tristes. Vinícius também é editor da Javali, editora dedicada a publicações de livros de teatro.

Haverá emissão de certificados e não há necessidade de inscrição prévia.

Os estudantes terão oportunidade de entender sobre questões acadêmicas, do curso e da estrutura do prédio


Foca Lisboa / UFMG

No dia 07 de março, terça-feira, o Colegiado de Graduação da Faculdade de Letras (Fale) recepciona os calouros do segundo semestre de 2018, com atividades na parte da manhã e da noite, das 08 às 11h e das 19h às 21h, no auditório 1007.

Nas palestras, o estudantes receberão informações sobre questões essenciais da vida acadêmica destes novos estudantes, como a estrutura do prédio e seus principais órgãos: biblioteca, colegiado, núcleos e centros de pesquisa, bem como questões acadêmicas, como percursos e a nova grade, que passou por reformulação em 2018.

O Diretório Acadêmico (D.A.) e o grupo Alce - Ambiente Livre e colaborativo do estudante da Fale, espaço para socialização, estudos, aprendizagens, debates e outras atividades, que pode ser acessado via moodle, também participam da recepção.

Mais informações podem ser obtidas no site do Colegiado de Graduação da Faculdade de Letras ou pela programação que pode ser consultada aqui.  

 

Na ocasião, a pesquisadora abordará reflexões sobre as práticas no ensino da língua portuguesa

As práticas no ensino da língua são permeadas por diversas reflexões relativas às suas dificuldades, melhorias e, até mesmo, a busca por mudanças. Essas e outras questões serão debatidas na aula magna Condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de língua, realizada no dia 16 de agosto, quinta-feira, ministrada pela linguista brasileira Irandé Antunes, à 18h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais, o CAD 1.

Irandé Antunes tem doutorado em Linguística pela Universidade de Lisboa, em Portugal, com tese intitulada Aspectos da coesão do texto – uma análise em editoriais jornalísticos e autora dos livros Aula de português – encontro & interação (2003), Muito além da gramática – por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007), Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009) e Lutar com palavras (2005), todos publicados pela editora Parábola.

De acordo com Antunes, no resumo da palestra, vivemos um apelo, explícito e implícito, para mudanças nas práticas de ensino da língua: “Nesse sentido, vale a pena ‘revisar’ nosso corpo de teorias linguísticas, na tentativa de identificar os fundamentos teóricos que a prática desse ensino tem priorizado ou, por acaso, tem deixado de incluir.  Concepções da Linguística de Texto favorecem a percepção do que deveria ser o ‘foco’ do ensino/aprendizagem da língua na prática de nossas salas de aula”.

A aula é uma iniciativa do Letras Debate, que ocorre ao longo do ano, nas manhãs dos sábados, com o propósito de oferecer aos estudantes a oportunidade de ouvir e de participar de palestras, mesas-redondas, seminários, workshops e outras atividades, bem como trazer novas perspectivas de atuação do profissional de Letras, no mercado de trabalho.

Além disso, o evento é uma excelente oportunidade para que os alunos integralizem os créditos das Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), exigidas pelo Projeto Pedagógico da Faculdade de Letras.

Os interessados em participar da palestra devem realizar inscrição, gratuita, no site do Letras Debate, onde estão disponíveis outras informações deste e de outros eventos, que ocorrerão ao longo do semestre.

FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO