A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade Federal de Minas de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sedia, entre os dias 01 e 03 de abril de 2020, o IV DIVERMIMAS SERtão GERAIS - Encontro Sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais: linguagem, história e memória.

O objetivo do evento é a integração entre professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, com apresentações acadêmico-científicas de pesquisas em áreas das Ciências Humanas, tendo como enfoque a diversidade linguística e literária de Minas Gerais em suas diferentes maneiras de expressão.

As inscrições para a submissão de resumos em um dos 15 simpósios temáticos (listagem abaixo) estão abertas até 31 de janeiro (sexta) e podem ser feitas pelo link http://www.letras.ufmg.br/diverminas4/.

Nesse encontro, além das comemorações dos 10 anos do evento, serão homenageadas as professoras da Faculdade de Letras da UFMG, Maria Cândida Trindade Costa de Seabra (Estudos Linguísticos) e Constância Lima Duarte (Estudos Literários).

No site http://www.letras.ufmg.br/diverminas4/,você também encontra todas as informações sobre o evento, a programação, minicursos e oficinas e a área de usuário que dá acesso ao sistema de inscrição.

Tem dúvidas? Fale com a Comissão Organizadora do Diverminas  pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Ela está à disposição dos participantes para auxiliar, inclusive, no processo de submissão de trabalhos e de inscrição.

A Unimontes fica na Av. Prof. Rui Braga, S/N, na Vila Mauriceia, em Montes Claros - MG.

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

SIMPÓSIO TEMÁTICO 1 – ESTUDOS DA MORFOSSINTAXE DE MINAS GERAIS (Resumo)
E.mails para submissão de resumo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Eunice Maria das Dores Nicolau – UFMG
Sueli Maria Coelho – UFMG

SIMPÓSIO TEMÁTICO 2 – DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA (Resumo)
E.mails para submissão de resumo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Paula Mendes Alves de Carvalho – IFMG
Maria do Socorro Vieira Coelho – Unimontes
Mayara Nicolau de Paula – UFMG

SIMPÓSIO TEMÁTICO 3 – DOCUMENTAÇÃO, DESCRIÇÃO E REVITALIZAÇÃO DE LÍNGUAS INDÍGENAS, AFRICANAS E DO PORTUGUÊS DIALETAL (Resumo)
E.mails  para submissão de resumo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fábio Duarte Bonfim – UFMG
Aroldo Leal – UFMG

SIMPÓSIO TEMÁTICO 4 – ESTUDOS LEXICAIS EM MINAS GERAIS (Resumo)
Eduardo Tadeu Roque Amaral – UFMG
Maria Alice Mota – Unimontes

SIMPÓSIO TEMÁTICO 5 – ESTUDOS DE NOMES PRÓPRIOS (Resumo)
Celina Márcia de Souza Abbade – UNEB
Marcia Maria Duarte dos Santos – UFMG
Maria Cândida Trindade Costa de Seabra – UFMG

SIMPÓSIO 6 – EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: TOPONÍMIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA (Resumo)
Ana Paula Antunes Rocha – IEAR/UFF
Maria do Carmo Pires – UFOP

SIMPÓSIO TEMÁTICO 7 – SOCIOGEOLINGUÍSTICA E DIALETOLOGIA: TRANSVERSALIDADE ENTRE ENSINO E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA (Resumo)
Adriana Cristina Cristianini – GPS/UFU/UFU
Clézio Roberto Gonçalves – GPDS/UFOP/UFOP
Valter de Carvalho Dias – GPDS/UFOP/IFBA

SIMPÓSIO TEMÁTICO 8 – ESTUDOS DIACRÔNICOS (Resumo)
Aléxia Teles Duchowny – UFMG
Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen – UFMG
Soelis Teixeira do Prado Mendes – UFOP

SIMPÓSIO TEMÁTICO 9 – NARRATIVAS, MEMÓRIA E IDENTIDADE: ENTRE ORALIDADE E ESCRITA (Resumo)
E.mails para submissão de resumo: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Márcia Ruas de Aquino – Unimontes
Paulo Henrique Aguiar Mendes – UFOP

SIMPÓSIO TEMÁTICO 10 – MULHERES E LITERATURA: IMPRENSA E PRODUÇÃO EDITORIAL  (Resumo)
Ana Elisa Ribeiro – CEFET/MG