O evento promove a discussão de temas relacionados às Interartes e à Intermidialidade. Será possível participar de conferências, sessões de comunicação e painéis coordenados

Entres os dias 21 e 24 de maio, ocorre o Segundo Colóquio Internacional - Escrita, Som, Imagem. O evento, que reúne pesquisadores e artistas interessados em literatura, música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e mídias digitais, promoverá diferentes atividades, por meio de conferências, sessões de comunicação e painéis coordenados. A organização é do Grupo Intermídia, da Faculdade de Letras (Fale), da Escola de Belas Artes (EBA) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo texto de divulgação, o Colóquio visa contribuir para a consolidação das pesquisas no campo dos estudos Interartes e da Intermidialidade, investigando não apenas as relações entre palavras, imagens e sons, mas os cruzamentos transdisciplinares e artísticos. Através da “discussão de questões teóricas, conceituais e metodológicas, bem como a divulgação de resultados de pesquisas na área” e “por meio de atividades acadêmicas e artísticas voltadas para um público-alvo amplo e diversificado”, o objetivo é analisar “o impacto exercido pelos diferentes meios de comunicação, os diversos suportes e materiais, e o espaço/tempo perceptual de cada cultura sobre as relações entre palavras, imagens e sons ao longo da história, discutindo a forma como essas mudanças têm afetado as artes, em geral, e, em particular, as artes plásticas/visuais, a literatura e a música”.

No dia 25, haverá apenas uma visita ao Inhotim, que é opcional aos congressistas e por adesão. Não haverá nenhuma programação na Letras. Os horários e valores dessa visita serão divulgados posteriormente.

Os locais das atividades estão disponibilizados nos arquivos, com a programação completa, no final deste texto.

Conferências e eventos

As quatro conferências, oferecidas ao longo do evento, serão ministradas por José Miguel Soares Wisnik, Eduardo Kac, Paulo Pires do Vale e Walter Moser. Os coordenadores serão, respectivamente, Flávio Barbeitas, Solange Ribeiro de Oliveira, Maria do Carmo de Freitas Veneroso e Márcia Arbex. Todas começam às 9h00 e o local daquelas que acontecem entre os dias 21 e 23 é o Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2), no auditório 104. Já a que acontece no dia 24 se dará no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale).

No dia 21, às 17h30, ocorre a inauguração do circuito de mostras Exposição Polímatas. O evento será no saguão da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais. Além da Reitoria, os espaços que serão ocupados ao longo desse circuito são a Galeria da Escola de Belas Artes (EBA), a Fale e a Faculdade de Ciências Econômicas (FACE). De acordo com texto de divulgação, “a exposição visa expandir as reflexões atuais sobre a arte e os fenômenos culturais, relacionando-os a uma ampla gama de áreas do conhecimento humano. Daí o nome polímata, que em grego significa “aquele que aprendeu muito”, e representa o indivíduo cujo conhecimento não está restrito a uma única área”. Os curadores dessa exposição, idealizada com parte da programação do Colóquio, são os professores Maria do Carmo de Freitas Veneroso, Marília Andrés Ribeiro, Pedro Veneroso e Tânia Araújo.

Já no segundo dia do Colóquio, acontece o Projeto Viva Música, da Escola de Música da UFMG, coordenado pela professora Luciana Monteiro. O evento será no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), às 17h. Essa edição, que consiste em palestra e concerto, foi organizada pela professora Cecilia Nazaré de Lima e especialmente idealizada para o Segundo Colóquio Internacional - Escrita, Som, Imagem. O Projeto apresentará concepções musicais contemporâneas, resultantes de investigações sobre relações entre palavras, imagens e sons e de cruzamentos transdisciplinares e artísticos. Também acontecerá uma palestra o professor Oiliam Lanna, intitulada O processo criativo de Tramas da memória, para o filme Matéria de composição, de Pedro Aspahan. Em seguida, serão apresentadas sete peças, cujos títulos estão disponíveis no site do evento.

A exposição O Verbo Faz-se Imagem: Fotografia e Palavra, que acontece na Escola de Belas Artes, começa às 19h30, no dia 23.

Painéis coordenados e Sessões de Comunicação

Os Painéis acontecerão nos dias 21, 23 e 24. As palestras do dia 21 inciam-se às 15h30 e abordam temas relacionados à imagem na literatura de diversos períodos históricos, à publicidade, ao Graphic Novel, ao cinema, ao audiolivro e à música caipira. Os painéis do dia 23 começam às 17h30, com discussões que contemplam desde fotografia até a recepção da literatura greco-romana no cinema e nos jogos digitais. Já no último dia, acontecem palestras, às 11h e às 14h, no Auditório Sônia Viegas, que trazem à tona os seguintes temas: História e imagem e A linguagem audiovisual como estratégia de ensino aprendizagem. A partir das 17h30, os painéis relacionam temáticas como comunicação, literatura, música, dança, teatro e letramento digital.

Durante os quatro dias de atividade, o público poderá participar das Sessões de Comunicação, que ocorrem no turno da manhã e da tarde. No primeiro dia, as sessões iniciam-se às 14h, perpassando literatura, pintura, séries de TV, intermidialidade, música, arquitetura e fotografia. No dia 22, haverá mesas de discussão às 11h e às 14h, em que será falado a respeito de moda, arte contemporânea, além de retomar os temas abordados das primeiras Sessões. As atividades do dia seguinte acontecem às 14h e às 15h30, dando enfoque também ao estudos sobre a Memória, o que será revisitado no último dia, nos horários de 11h, 14h e 15h30, com palestras que aprofundam as discussões propostas ao longo do evento.

Para informações sobre a programação, acesse os documentos e os links abaixo:

Site do Evento

Programação Completa