Projeto recebeu apoio do Programa Idioma sem Fronteiras e do Cenex

Na terça-feira do dia 20, ocorreu a inauguração de um novo laboratório que atenderá às demandas das aulas práticas em toda a comunidade acadêmica da Faculdade de Letras (Fale). O projeto recebeu apoio  do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e do Centro de Extensão da Fale (Cenex). As acomodações do laboratório de informática localizam-se na sala 3056 da Fale e, dentre os presentes na inauguração, estava a Vice- Diretora Sueli Coelho.

Idioma sem Fronteiras (IsF)

Desde 2012, o programa IsF promove políticas que visam o fortalecimento da internacionalização do Ensino Superior brasileiro. Atualmente, são oferecidos cursos das línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa, italiana e portuguesa (como língua adicional).

Ainda que 13% dos inscritos não tenham sido atendidos devido a falta de vagas, 2392 alunos finalizaram os cursos do IsF neste ano de 2018.  Além da ampliação relacionada ao número de estudantes, as parcerias promovidas pelo Programa também ultrapassam o ambiente universitário. É por isso que, em 2019, está prevista a formação de turmas presenciais para os professores da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com quem o IsF mantém parceria que objetiva a valorização da carreira docente.

A coordenadora geral do Programa é Ana Larissa Oliveira.  Para participar, é necessário ter vínculo ativo à UFMG.

Centro de Extensão (Cenex)

Juntamente com o IsF, o Cenex apoiou a criação do novo Laboratório de Informática que foi inaugurado no último dia 20. Reconhecido como espaço para aprendizado de idiomas, o Cenex recebe pessoas de toda a Belo Horizonte para aulas ministradas por estudantes da graduação em Letras, que são supervisionados por docentes da Fale.

Em meio aos objetivos dos cursos ofertados pelo Centro, estão a compreensão e produção de textos orais e escritos, ensino de estratégias de leitura e desenvolvimento de habilidades para tradução textual.