Na próxima segunda-feira, dia 11 de abril, às 14h30, pela Plataforma Zoom, será realizado o Curso "Ulysses @100 - Nausicaa", ministrado pelos professores Marcel de Lima (FALE/UFMG) e Christiana Quady (EBA/UFMG).

Trata-se de uma iniciativa para auxiliar os participantes do Concurso "Ulysses100: Pelo Olhos Brasileiros", promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda no Brasil, em parceria com 18 universidades públicas de todo o país, para a escolha de pinturas artísticas a serem feitas em muros, baseadas nos 18 capítulos da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce. A UFMG ficou responsável pela seleção do projeto visual para a produção de um mural sobre o capítulo 13º, intitulado "Nausícaa", que vai estampar uma das paredes da FALE.

O curso tem o objetivo de familiarizar os candidatos tanto com a obra literária, quanto com direcionamentos para a realização da pintura do mural. O Prof. Marcel de Lima ficará encarregado de apresentar a parte literária e a Prof.ª Christiana Quady a parte artística da pintura.

Sobre o concurso

concurso cultural Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros é uma seleção para a escolha de pinturas artísticas a serem feitas em muros e paredes de 18 universidades públicas de todo o país, baseadas nos 18 capítulos da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, que, neste ano de 2022, celebra o centenário de sua publicação. O objetivo é conhecer como a juventude brasileira vê e interpreta atualmente este clássico da literatura mundial, cem anos após seu lançamento.

O prazo para inscrições foi prorrogado até 30 de abril.

Saiba os detalhes e como se inscrever em https://bit.do/ulysses100-2

Curso "Ulysses @100 - Nausicaa"
Dia: 11 de abril (segunda)
Horário: 14h30