A Embaixada da Irlanda no Brasil e o Consulado-Geral da Irlanda no Brasil prorrogaram o prazo de inscrições do concurso cultural Ulysses100 Pelos Olhos Brasileiros. A nova data de encerramento das inscrições é 30 de abril de 2022.

Trata-se de uma seleção para a escolha de pinturas artísticas a serem feitas em muros, baseadas nos 18 capítulos da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, que, neste ano de 2022, celebra o centenário de sua publicação. O objetivo da iniciativa é conhecer como a juventude brasileira vê e interpreta atualmente este clássico da literatura mundial, cem anos após seu lançamento.

Como parte das comemorações deste importante marco histórico, a Embaixada da Irlanda, em parceria com 18 universidades públicas de todo o país (dentre elas, a UFMG), apresenta o projeto, a fim de conceber uma interpretação visual de cada um dos 18 capítulos do livro, um para cada instituição. Desse modo, serão realizados 18 concursos culturais simultâneos para a escolha de um(a) estudante ou grupo de cada universidade participante para realizar uma arte de um dos capítulos da obra em questão, em uma parede da instituição de ensino, conforme o respectivo capítulo atribuído à ela.

O capítulo correspondente à UFMG é o 13º, intitulado "Nausícaa".

Podem participar alunos(as) de qualquer curso de graduação e pós-graduação da UFMG, individualmente ou em grupo.

Uma vez interessado(a), o próximo passo é procurar o professor líder da instituição para maiores informações, pois é ele quem fará o direcionamento durante a elaboração da interpretação visual e também poderá ajudar na interpretação do capítulo do livro. Na UFMG, o responsável pelo projeto é o Prof. Marcel de Lima Santos, da Faculdade de Letras (FALE): O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Definidos os parâmetros, o candidato deve criar um esboço do mural, preencher o formulário de inscrição (disponível na versão para word NESTE LINK) e, por fim, enviar ambos para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., conforme instruções contidas no item II, letra c do edital.

O resultado final será divulgado no mês de maio de 2022 e os projetos contemplados receberão um prêmio de R$ 2.000,00, além de uma ajuda de custo de até R$ 2.000,00 para para custeio do material necessário para a execução do mural.

Sobre autor e obra

No dia 16 de junho, a Irlanda comemora o Bloomsday, um dia especialmente dedicado a homenagear o protagonista Leopold Bloom, do livro “Ulysses”, de James Joyce. A obra literária conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, no dia 16 de Junho de 1904. Ao longo dos capítulos, Joyce descreve muito bem os dilemas e as adversidades de todos os personagens e transforma um dia cotidiano em algo excepcionalmente interessante.

James Joyce é um escritor irlandês e um dos maiores autores do século XX. Joyce se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências. O autor é muito conhecido pelo seu uso experimental da linguagem, inventando novas palavras e dando sentindo a outras.

Links para materiais de apoio sobre Ulysses: CLIQUE AQUI

Edital retificado: CLIQUE AQUI

Retificação: CLIQUE AQUI

Formulário de inscrição em PDF: CLIQUE AQUI

Para mais informações, acesse o site da Embaixada da Irlanda no Brasil.

Assessoria de Informação da FALE – 2022

Facebook: @fale.ufmg