Os Grupos de Pesquisa 'Retórica e Argumentação' (FALE-FAFICH/UFMG-CNPq) e 'Filosofia Antiga' (FAFICH/UFMG-CNPq) convidam para as Jornadas (duplas) de Retórica e Argumentação, evento que receberá o professor de História Antiga da MacQuarie University/AU, Ian Worthington, para duas conferências no dia 11 de novembro (segunda):

 

"Rhetoric vs. Veracity in Greek Oratory",

Horário: das 11h às 12h30

Local: Auditório 2003 da FALE/UFMG



"Alexander the Great and Philip II"

Horário: das 18h às 19h15

Local: Auditório Prof. Bicalho/FAFICH-UFMG

 

As palestras serão ministradas em inglês com tradução para o português projetada em tela. 

 

 

 

Sobre o palestrante

Ian Worthington é especialista em História e Oratória Grega, com ênfase no período Clássico, início do helenístico e em Alexandre, o grande  temas sobre os quais publicou muitos livros e artigos (veja publicações). Fez o bacharelado na Hull e M.A. em Durham, ambos na Inglaterra, e Ph.D. na Monash University. Ele foi  Curators' Distinguished Professor de História e Professor adjunto de Estudos Clássicos na University of Missouri antes d eir para  Macquarie como Professor de Históia Antiga em 2017.  Atualmente trabalha em um livro sobre  a Atenas heleística e romana de Alexandre, o grande, ao imperador Adriano. Desde 2003 ele é o Editor-in-Chief da Brill's New Jacoby, que tem publicado os fragments com comentários de 900 historiadores antigos e envolve um time de mais de 170 pesquisadores em 18 países.

 

Jornadas de Retórica e Argumentação

O objetivo das Jornadas, desde seu início em 2014,  é reunir, periodicamente, estudiosos de retórica e análise do discurso, docentes e discentes, a fim de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFMG e em outras instituições nacionais e internacionais, em diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica (filosofia, direito, letras, história, comunicação, entre outras). Buscamos estimular o debate interdisciplinar, a partir da cooperação de diversos especialistas, além de dar visibilidade a representantes dos principais grupos de retórica e áreas afins no Brasil, e, na medida do possível, a pesquisadores de universidades estrangeiras. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, é coordenado pelas professoras  Helcira Maria Rodrigues de Lima (Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica/SBR, 2017-8), da Faculdade de Letras (FALE), e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Presidente da Associação Latino-Americana de Retórica, 2015-8 e da SBR 2010-12), da FAFICH.

 

 

Assessoria de Informação FALE

2019


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO