Luis Alberto Brandão, escritor e professor da UFMG, lança livro em homenagem ao escritor João Gilberto Noll em evento em Belo Horizonte

 

 

Canção de amor para João Gilberto Noll”, do escritor e professor da UFMG Luis Alberto Brandão, é a mais recente publicação da Relicário Edições. O livro será lançado dia 09 de novembro (sábado), de 11h às 15h, no Jockey Café. Além dos escritos de Luis Alberto Brandão, o livro traz participações especiais de 25 escritores, editores, artistas e pesquisadores brasileiros, que contribuíram das mais diversas formas: poemas, imagens fotográficas, depoimentos, contos, desenhos e entrevistas. Compõem essa lista de participações: Adilson Miguel, Ana Martins Marques, Bruna Kalil Othero, Douglas de Oliveira Tomaz, Eduardo de Jesus, Fernanda Goulart, Fernando Tourinho, Francisco de Morais Mendes, Guiomar de Grammont, Gustavo Cerqueira Guimarães, Hugo Lima, Joana Andrade, Julia Panadés, Leonardo Chioda, Luci Collin, Luísa Rabello, Patricia Franca-Huchet, Pedro Maciel, Ricardo Aleixo, Ricardo Barberena, Rodrigo de Agrela, Ronaldo Guimarães Gouvêa, Sérgio Sant’Anna, Tarso de Melo e Zulmira Ribeiro Tavares.

Canção de amor para João Gilberto Noll” é um livro singular, que desafia definições. Situa-se entre a crítica literária, que interpela a rica e originalíssima obra do escritor brasileiro João Gilberto Noll, e o exercício poético e ficcional, deliberadamente se misturando com a obra literária em foco, dela buscando incorporar o caráter pulsional e perturbador. O livro é também um depoimento de Luis Alberto Brandão sobre sua convivência com Noll, mas um depoimento que utiliza formas incomuns de relatar o vivido, uma narrativa livre em que obra, autor, figura pública, leitor, leitor-crítico e leitor-escritor não se dissociam. O trabalho, ao mesmo tempo investigativo, afetivo, existencial, propositivo, começou com uma série de récitas públicas e de postagens na internet, e acabou recebendo uma constelação de convidados, que criou para o livro materiais valiosos e surpreendentes. Esse espaço aberto, coletivo, móvel traz ainda um presente muito especial: duas longas entrevistas inéditas, em que a voz de Noll ecoa com pleno vigor. O Livro-Canção, denso e rarefeito, lúcido e sensorial, inusitado e sedutor, talvez possa, então, ser definido como a matriz de algo maior, um encontro de desejos, linguagens e tempos: para Noll, com Noll, a partir de Noll, uma declaração de amor à literatura e à arte, à liberdade de pensamento e de experimentação, ao amor em suas múltiplas formas.

Nas palavras de Luis Alberto Brandão:

“A obra de João Gilberto Noll sempre esteve presente em minha vida: vida de leitor, de pesquisador, de amante da literatura. Por uma série de circunstâncias, essa presença – intensa, estimulante – tornou possível, desde 1999, ou seja, ao longo de quase vinte anos, vários encontros com o autor. Em geral, esses encontros ocorreram em eventos literários, para os quais minha paixão pela obra − paixão que envolve ao mesmo tempo proximidade e distanciamento, sintonia de inquietações intelectuais e exercício de interpelação crítica − me credenciou como mediador e debatedor convidado em sessões com o próprio Noll. Foi assim na sessão intitulada “Assombros do amor”, na Bienal do Livro de Minas Gerais, em 2010; no 7º Salão do Livro de Belo Horizonte, em 2006; e em duas edições do Fórum das Letras de Ouro Preto: a de 2008 (sessão “Os mistérios não gostam de ser nomeados”) e a de 2012 (sessão intitulada “Solidão continental”).

Mas os encontros também se deram como prolongamentos, em nível pessoal, dessas conversas públicas, seja no âmbito dos próprios eventos − em mesas de cafés e de restaurantes, em caminhadas, táxis, caronas ou outras formas de deslocamento conjunto −, seja no contato mantido à distância, o qual incluía a troca de livros, o compartilhamento de referências, a comunhão de ideias, entusiasmos e perplexidades.

O presente livro é, em larga medida, um registro desses muitos encontros – ou desse encontro único, singular, e seus diversos desdobramentos. Não se trata, porém, de um registro meramente factual, da recuperação dos pontos de tangência entre duas trajetórias: aquela da obra, do autor como figura pública e da pessoa João Gilberto Noll; e a minha trajetória de leitor, de pesquisador, de escritor e, sobretudo, do leitor-pesquisador-escritor que produz textos a partir da obra, da figura pública e do amigo Noll. Trata-se de registrar algo mais amplo, um projeto que, inspirado no caráter pulsional e desconcertante da obra-e-figura-Noll, busca incorporar, em sua concepção e em sua execução, pelo menos uma parcela da radicalidade e da força transgressora que tal caráter concentra.”


Sobre o autor

Luis Alberto Brandão é escritor, pesquisador e professor titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Publicou os livros de ficção Manhã do Brasil (Scipione, 2010; finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), Chuva de letras (Scipione, 2008; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura João-de-Barro; finalista do Prêmio Jabuti; integrante do Programa Nacional Biblioteca da Escola), Tablados: livro de livros (7Letras, 2004) e Saber de pedra: o livro das estátuas (Autêntica, 1999; vencedor da Bolsa Vitae de Artes). Publicou os ensaios Teorias do espaço literário (Perspectiva, 2013; finalista do Prêmio Jabuti), Grafias da identidade: literatura contemporânea e imaginário nacional (Lamparina, 2005; finalista do Prêmio Jabuti), Rituais do discurso crítico (Memorial da América Latina, 2005) e Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna (Fale/UFMG, 2000; vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte). É coautor de Sujeito, tempo e espaço ficcionais (Martins Fontes, 2001) e coorganizador da edição comemorativa dos 50 anos da RL – Revista Literária da UFMG (Fale/UFMG, 2016).


Sobre o evento

Lançamento do livro “Canção de amor para João Gilberto Noll”, de Luis Alberto Brandão (FALE/UFMG)
Dia: 9 de novembro (sábado),
Horário: das 11h às 15h
Local: Jockey Café (Rua dos Inconfidentes, 871, Savassi)
Página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/406453756699030/

Mais informações:
Maíra Nassif
(31) 98636-5491
www.relicarioedicoes.com
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

(Fonte: Relicário Edições)

 

 

Assessoria de Informação da FALE

2019


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO