A Faculdade de Letras da UFMG promove e convida a todos(as) para o lançamento do livro "Entre Sincronia e Diacronia", organizados pelos professores Eduardo Tadeu Roque Amaral (FALE/UFMG) e Soélis Teixeira do Prado Mendes (DELET/UFOP), editado pelo Mercado das Letras. O evento acontecerá no dia 21 de novembro (quinta), às 18h, no Auditório 2003 da FALE.

Trata-se de uma obra em homenagem à Prof.ª Maria Antonieta A. de M. Cohen, a Tilah (como é conhecida). Os trabalhos que nela se encontram foram produzidos em tempos e em espaços diferentes por um conjunto dos seus ex-orientandos. Nos depoimentos que antecedem os trabalhos, todos manifestam as contribuições dela para a formação de cada um como pesquisador e todos a têm em alta conta, descrevendo-a como afável, amiga, companheira, conselheira, encorajadora, generosa, humana, dentre outros adjetivos desse mesmo campo semântico. Este é o perfil da Tilah: uma pessoa que soma valores com aqueles dos quais se aproxima. Profissionalmente, Tilah contribuiu e tem contribuído para as pesquisas sincrônicas e diacrônicas, especialmente no que se refere ao respeito pelos dados coletados na pesquisa de campo; ou, como ela sempre diz: “os dados não estão dispostos nas prateleiras prontos para a pesquisa, é preciso ir atrás deles, coletá-los com cuidado e rigor para que o resultado não fique comprometido”.*

 

 

Na ocasião do evento, a professora homenageada Maria Antonieta Cohen proferirá uma palestra de mesmo nome da obra, "Entre Sincronia e Diacronia", na qual conduzirá uma conversa informal sobre seu livro, sua carreira e seus futuros projetos. Além disso, uma breve apreciação dos artigos contidos no livro será apresentada, focalizando o tipo de dados em que os dez trabalhos se basearam, bem como a identificação das posturas sincrônicas e/ou diacrônicas com relação aos fenômenos linguísticos analisados.


Sobre os organizadores

Eduardo Tadeu Roque Amaral - Licenciado em língua portuguesa e em língua espanhola pela UFMG, Mestre em Linguística pela mesma instituição e Doutor em Letras pela USP. Realizou pesquisa pós-doutoral na Universidade de Tübingen (Alemanha). Atualmente, é professor associado da UFMG, atuando nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação do Programa de pós-graduação em estudos linguísticos. Tem interesse nas áreas de Sociolinguística, Dialetologia, Semântica e Lexicologia. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Soélis Teixeira do Prado Mendes - Licenciada em Letras-Português, mestre e doutora em estudos linguísticos, toda formação realizada na UFMG; professora adjunta de graduação e de pós-graduação, do Departamento de Letras do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Ouro Preto (DELET/ICHS/UFOP). Áreas de interesse: história da língua portuguesa em Minas Gerais: variação e mudança; sintaxe histórica; filologia românica; crítica textual; sociolinguística; ensino de língua portuguesa na educação básica, oralidade e escrita, estudo do léxico. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Sobre Maria Antonieta Cohen

Foi professora da Faculdade de Letras da UFMG por 45 anos, tendo se aposentado recentemente como Professora Titular. Doutora em Linguística histórica pela UNICAMP, suas pesquisas se centralizam nas áreas da Linguística e da Filologia Românicas, atuando principalmente em produções e orientações de sintaxe histórica, edição, português antigo, dialeto mineiro, línguas antigas e línguas ameaçadas de extinção, como o judeu-espanhol, o francoprovençal, e a língua dos ciganos. Também é Especialista em Teoria psicanalítica na UFMG, desenvolvendo trabalhos na interface linguagem e psicanálise. Tem mais de 100 publicações, tanto na área científica quanto na literária, tendo participado de mais de 100 bancas de conclusão de graduação, mestrado e doutorado em todo o Brasil. Suas orientações de alunos chegam quase a uma centena.

 

Sobre o lançamento de livro e palestra "Entre Sincronia e Diacronia"

Dia: 21 de novembro (quinta)
Horário: 18h
Local: Auditório 2003 da FALE (2º andar)


(* Fonte: Ed. Mercado das Letras)

 

 

Assessoria de Informação da FALE

2019

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO