O LABED - Laboratório de Edição da FALE/UFMG - divulga sua programação de novembro e convida a todos(as) para participar das atividades oferecidas, dentre elas visitas técnicas ao acervo de obras raras da Biblioteca Universitária e à imprensa universitária da UFMG, oficinas de encadernação japonesa e de encadernação e capa bordada, além de um workshop, com a equipe da Kindle Amazon, de uso da ferramenta KDP. Confira!

VISITA À DIVISÃO DE COLEÇÕES ESPECIAIS E OBRAS RARAS DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DA UFMG
Período de Inscrição: de 29 a 31 de outubro

O Laboratório de Edição da FALE/UFMG convida a todos para conhecer esse universo das obras raras da Biblioteca Universitária. O acervo conta com obras do século XV em diante.

Data: 01 de novembro (sexta)
Ponto de encontro: 13h45 em frente à Biblioteca Universitária
Número de vagas: 30
Público: qualquer pessoa que possa se interessar.
Custo: gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/visita-a-divisao-de-colecoes-especiais-e-obras-raras-da-biblioteca-universitaria-da-ufmg__701585

ATENÇÃO: Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas na seção de obras raras, todos os pertences devem ser deixados no escaninho na entrada da biblioteca.

WORKSHOP KINDLE DIRECT PUBLISHING (KDP)
Período de Inscrição: de 01 a 04 de novembro

Workshop ministrado pela equipe da Kindle Amazon, com a finalidade de propiciar capacitação aos alunos do Bacharelado em Edição para uso da ferramenta KDP. Para quem não a conhece, trata-se de um recurso de autopublicação, no qual as pessoas podem publicar seus próprios livros, sem a mediação de uma editora e colocá-los à venda no site da Amazon. Entretanto, o trabalho de um editor é essencial no processo para que a publicação tenha sucesso, por essa razão, o referido curso é essencial para quem quiser trabalhar nessa área publicando seus próprios livros, bem como prestando serviço de preparador e de revisor de originais para outras pessoas. Maiores informações em: https://kdp.amazon.com/pt_BR/

Data: 05 de novembro (terça)
Local: CAD 2 – Laboratório B 207
Público: somente para alunos e professores do Bacharelado em Edição. Para confirmar a vaga é obrigatório o envio de um comprovante de matrícula no bacharelado em Edição para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 04 de novembro, às 23:59, caso contrário, a inscrição será cancelada. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição e do respectivo envio do comprovante.
Custo: gratuito
Inscrições: https://www.sympla.com.br/workshop-kindle-direct-publishing-kdp__701639

ATENÇÃO: Obrigatório levar um original preparado em algum formato do Word (o KDP somente importa arquivos “.doc” ou “docx”), caso contrário, não será possível realizar o workshop. Pode ser qualquer original, até mesmo algum que tenha sido preparado durante as aulas.

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO JAPONESA COM CAPA EM STENCIL SOBRE PAPEL
Período de Inscrição: de 04 a 11 de novembro

Serão feitos dois cadernos, cada um com um tipo de costura japonesa. As capas serão decoradas com pinturas feitas com tintas à sabe de água e stencil.

Data: 13 de novembro (quarta)
Local: Laboratório de Edição, sala 4083
Número de vagas: 15
Público: qualquer pessoa que possa se interessar, pertencente ou não à UFMG.
Custo: pedimos a doação de um pacote de papel chamex colorido de 500 fls. Pode ser de qualquer uma dessas cores: azul, verde, reciclado, amarelo ou marfim (bolsistas Fump possuem isenção de taxa).
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-encadernacao-japonesa-com-capa-em-stencil-sobre-papel__701663

ATENÇÃO: É necessário levar seu próprio pincel. O ideal seria um pincel de cerda dura e curta. No mercado existem alguns modelos, mas pode-se sugerir como referência o pincel Condor Redondo Pituá (pode ser de qualquer tamanho, mas o número 4 é mais versátil). O LABED fornecerá todo o material para a oficina (com exceção do pincel), dispondo de alguns modelos de stencil e de tintas têmpera guache e acrílica em diversas cores, godês, furadores, papéis, dentre outros materiais. Contudo, caso queira, poderá levar seu próprio material de pintura, lembrando que o tamanho máximo do stencil é de 20 cm x 15 cm.

VISITA À IMPRENSA UNIVERSITÁRIA DA UFMG
Período de Inscrição: de 14 a 21 de novembro

O Laboratório de Edição da FALE/UFMG convida a todos para ver de perto os processos de impressão do livro, bem como máquinas e papéis.

Data: 22 de novembro
Ponto de encontro: 13h em frente ao elevador no térreo da FALE. Saída às 13h15
Número de vagas: 15
Público: qualquer pessoa que possa se interessar.
Custo: gratuito.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/visita-a-imprensa-universitaria-da-ufmg__701676

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO E DE CAPA BORDADA
Período de Inscrição: de 18 a 27 de novembro

Serão feitos dois cadernos, com a costura tipo panfleto. As capas serão bordadas a partir de diagramas fornecidos pelo LABED.

Data: 29 de novembro
Local: Laboratório de Edição, sala 4083
Número de vagas: 20
Público: qualquer pessoa que possa se interessar, pertencente ou não à UFMG.
Custo: pedimos a doação de linha para crochê/bordado (linha fina). Opção (a): três novelos de linha cléa 100% algodão 125 ou opção (b): um novelo de linha cléa 100% algodão 1000. Solicitamos que escolham cores vivas que contrastem bem com a cor do papel craft (bolsistas Fump possuem isenção de taxa).
Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-encadernacao-e-de-capa-bordada__701700

ATENÇÃO: O LABED fornece todos os materiais necessários. Entretanto, caso queira, será permitido levar seu próprio material como: tesoura, dobradeira, fitilho, furador, linha, papel acima de 240g para a capa, agulha, diagrama para bordar (é preciso que tenha formas anguladas; o tamanho da imagem não deve ultrapassar 17 cm de altura e 12 de largura. Pense no enquadramento da imagem numa folha de papel A4 dobrada ao meio).