A exposição, que é curada pelo professor Ronaldo Gomes Jr., ficará até o fim de setembro, no hall da Biblioteca

Fonte: Ana Elisa Novais

Ao longo do mês de setembro, toda a comunidade universitária poderá apreciar a nova exposição do Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) O espaço de um instante, que reúne fotografias da mineira Ana Elisa Novais. O professor da Faculdade de Letras e curador da exposição, Ronaldo Gomes Jr., organiza a mostra a partir do “olhar” da fotógrafa, que compartilha, já há uma década, seus próprios momentos nas redes sociais.

Com início nesta sexta-feira, 31, a exposição abordará a necessidade que o ser humano sente de emoldurar as próprias ações, por meio do universo fotográfico. De acordo com o professor Ronaldo Gomes Jr., no texto de curadoria, o texto imagético é criado a partir das cores, dos traços e das perspectivas apresentadas pelas cenas fotografadas, o que possibilita narrativas e experiências sensitivas diferenciadas: “Ana Elisa Novais reúne todas essas nuances e as explora em cada fotografia, que publica nas redes sociais digitais, Flickr e Instagram, capturando instantes cotidianos que alcançam inúmeras pessoas em uma rede comunicacional conectada à contemporaneidade”, afirma.

Ele ainda explica que a diversidade estética que compõe a mostra O espaço de um instante origina-se da escolha de quatro narrativas de momentos e lugares diferentes: “a tentativa de mesclar essas imagens encontra harmonia na temática e nas cores presentes em toda a trajetória de Ana Elisa. Por isso, uma das características desta exposição é contar novas histórias, que também não estavam presentes nos fragmentos capturados pela fotógrafa”.

A exposição ficará localizada no hall da Biblioteca da Faculdade de Letras, até o fim do mês de setembro. Informações sobre essa e outras exposições, durante o semestre, podem ser encontradas no site do Centro de Memória, ou pelo telefone 3409-5129.