No início do ano em que o Portal literafro comemora 20 anos, este primeiro literafro novidades divulga as recentes produções de literatura afro-brasileira. É tempo de celebrar esse arquivo vivo que se iniciou, em 2004, como um ponto de encontro de leitores, pesquisadores e colaboradores com as importantes autorias e obras, diálogos potencializados por meio das informações, dos documentos, dos livros e textos críticos disponibilizados nesse portal.

O portal agradece a todas e todos que têm colaborado, neste vintênio, para movimentar e amplificar as relações, e reafirma que está preparado para mais 20 anos de trabalho e dedicação. Excelente leitura!

O grupo de pesquisa IndisciPLAr - Português como Língua Adicional em uma perspectiva Indisciplinar - convida a todos(as) para a oficina "A Canção no Ensino de Línguas e o Letramento Literomusical", com o Prof. José Peixoto Coelho de Souza (University of Manchester).

O evento acontecerá no dia 03 de abril de 2024, das 14h às 17h, no Auditório 2001 da FALE.

A participação é gratuita, com emissão de certificado de participação para aqueles que se inscreverem pelo formulário online disponível no link: Clique aqui.

O professor da FALE/UFMG Aroldo Andrade divulga o lançamento do Volume 1 da série "A Mudança Linguística em Várias Perspectivas", organizado por ele, em parceria com a Prof.ª Elisângela Gonçalves (UESB) e o Prof. Pablo Faria (Unicamp). A obra, lançada pela Mercado das Letras, faz parte da Série "Constelações Diacrônicas em Homenagem a Mary Kato e Charlotte Galves" e está disponível para compra na versão impressa e para download gratuito no formato ePub no site da Editora.

Participam da coletânea: Ataliba Teixeira de Castilho, Beatrice Santorini, Charlotte Galves, Francisco Dubert-García, Ian Roberts, Juanito Ornelas de Avelar, Maria Eugênia Duarte, Mary Kato e Pierre Swiggers.

O grupo de pesquisa SAL - Sobre Alimentos e Literaturas - da FALE/UFMG divulga o lançamento do livro "Comer com os Olhos: comida, cultura e cinema", organizado pela Prof.ª Sabrina Sedlmayer (FALE/UFMG), pelo Prof. Rafael Climent-Espino (Baylor University) e pelo Prof. Luiz Eduardo Andrade (UFAL). A obra, lançada pela Editora Autêntica, está disponível para compra no site da Editora.