Com programação composta por conferências, mesas-redondas, grupos de comunicações, minicurso e apresentações de livros, os eventos ocorrerão em Belo Horizonte e em Ouro Preto

A Igrejinha da Pampulha foi escolhida para compor a identidade visual da Jornada

Inicia no próximo dia 20 de agosto, segunda-feira, a 4ª Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e o 5º Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica, em Belo Horizonte e Ouro Preto. Promovidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), juntamente com a Associação Latino-Americana de Retórica (ALR) e com a Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), os eventos se estenderão até o dia 24, com uma programação composta por conferências, mesas-redondas, grupos de comunicações, minicurso e apresentações de livros.

Com o objetivo de congregar as sociedades nacionais, os eventos são abertos ao público. No entanto, os interessados em assistir ao evento e ter um certificado, de 30h/atividade, devem fazer sua inscrição, até o dia 16 de agosto, para os interessados em ir a a Ouro Preto, já para os que assistirão apenas às atividades em Belo Horizonte, as inscrições vão até o dia 20 de agosto.

Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário, disponível na página do evento, e enviar, juntamente com o comprovante de pagamento, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A conferência de abertura contará com a presença do Presidente da International Society for the History of Rhetoric (ISHR), gestão 2013-2015, e da International Society for the Study of Jesuit Rhetoric (ISSJR), professor da Tübingen University, Manfred Kraus, da Presidente da Associação Latino-Americana de Retórica (ALR), gestão 2012-2015, e da Organização Ibero Americana de Retórica, professora da Universidad de Buenos Aires, Alejandra Vitale, e com a mediação da professora do departamento de Filosofia da UFMG, Maria Cecília de Miranda N. Coelho, Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), gestão 2011-2013, e da Associação Latino-Americana de Retórica (ALR).

Sobre os eventos

De acordo com a comissão organizadora, nesta edição, não foi dado um subtítulo, de modo a indicar um eixo temático: “a comissão optou por não restringir o evento a nenhum tema – seguindo a mesma opção dos dois congressos da SBR realizados em Minas Gerais. Uma das razões diz respeito à ampla variedade da pesquisa que se desenvolve em retórica e áreas correlatas, como análise do discurso, teorias da argumentação, linguística, na e sobre a América Latina, categoria, aliás, que já traz uma grande complexidade, e, em particular, no Brasil. Tal limitação, a nosso ver, consistiria em um trabalho inócuo para subsumir toda a pletora de assuntos e períodos a um subtítulo restritivo”.

Mais informações sobre o evento ou sobre as inscrições podem ser obtidas por meio do site:http://www.letras.ufmg.br/alr-sbr-2018/.