Com temas diversos, congresso online reuniu 73 autores de sete universidades brasileiras

Chegou ao final, na última sexta-feira, dia 29 de junho, a 12ª edição do Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre 2018.1 - UEaDSL. Com o tema “Con-sciências”, o evento contou com a participação de estudantes e professores dos cursos de Letras, Educação, Nutrição, Engenharia, Ciências Biológicas, Medicina, Contabilidade e Administração, da UFMG, FURG, UNIFAL, UFVJM, UNINTA, UNEB, e IFES.

Iniciado na segunda-feira, 25 de junho, os participantes puderam prestigiar e 53 trabalhos, entre conferências e artigos das mais diversas áreas, totalizando em média 1828 visualizações por dia. O evento quebrou o recorde dos anos anteriores ao passar de 24 mil visualizações totais durante o mês do congresso e o de visualizações num único dia, que era de 2575, novembro de 2017, e alcançou 4079 em 25 de junho. Durante a semana do evento, foram publicados 1504 comentários que, somados aos comentários da Comissão Científica, realizados antes do início do evento, totalizaram 2294 comentários, bem acima dos 1500 alcançados em cada edição no ano passado.

Participante do evento desde as duas edições de 2017, a professora Adriane Sartori, docente da Faculdade de Letras da UFMG, avalia como positiva a participação de alunos e professores no congresso. Segundo ela, “o UEaDSL propõe o encontro de várias áreas do conhecimento e coloca em prática formas de relacionamento que são próprias do nosso tempo, já que é pela internet que as pessoas discutem”. A docente ainda enfatiza que o fato do evento ser interdisciplinar “propicia uma interação real entre pesquisadores de várias áreas do conhecimento, fato muito positivo na concepção de educação que defendo”.

Adriane detalha que, neste ano, seus 16 alunos do ProfLetras participaram do UeaDSL apresentando trabalhos e comentando as apresentações dos colegas. Para ela, há uma interação muito superior àquela de eventos presenciais. O UEaDSL se constitui, assim, uma rica possibilidade de ensino, já que o docente pode, segundo ela, “ensinar a pesquisar, a produzir conhecimento e a divulgar descobertas em linguagem científica”.

Conheça um pouco mais o UEaDSL

O Congresso Nacional Universidade EAD e Software Livre – UEaDSL (http://ueadsl.textolivre.pro.br) é um evento científico nacional que ocorre semestralmente online, sendo assíncrono e gratuito. Seu funcionamento ocorre por meio de um blog, em que autores e leitores podem interagir, trocando comentários. É uma poderosa ferramenta didática para o professor/orientador levar estudos e discussões para além das paredes da sala de aula. O evento fornece certificados pelo Laboratório Semiotec/FALE/UFMG e permite publicação em Anais com ISSN.

Matéria feita por

Natália Silva Giarola de Resende