Evento é uma parceira entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal de Viçosa

De 19 a 22 de novembro ocorre, na Universidade Federal de Viçosa (UFV) o 8º Simpósio lendo, lendo e ouvindo o passado: recepção, tradução, canibalização dos clássicos dedicado a analisar e divulgar temas do mundo greco-romano antigo e da sua recepção.

Com a promoção do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, apoio da Faculdade de Letras da UFV e da Faculdade de Letras da UFMG, o evento conta com uma extensa programação, que é composta por conferências, mesas-redondas, minicursos e mostra de filmes, além de 20 convidados do Brasil e do exterior.

Para participar, os interessados devem realizar inscrição gratuita, no site do evento. Os que tiverem interesse em receber certificado de participação devem realizar a inscrição em link, disponível também no site. O investimento é de R$25 para estudantes de graduação, R$35 para estudantes de pós-graduação e professores do ensino fundamental e médio, e R$50 para demais interessados. As vagas estão sujeitas a lotação dos auditórios.

O evento vem sendo realizado há quatorze anos e promove publicações, contato entre pesquisadores estrangeiros e brasileiros, a formação continuada de estudantes de graduação e, principalmente, de pós-graduação. A proposta é sempre a de co-organizar o evento em cidades/universidades federais ou estaduais em Minas Gerais, nas quais haja egressos dos programas de pós-graduação na área de estudos da antiguidade e sua recepção, nas disciplinas de filosofia, história e literatura antiga, principalmente.

O tema desta edição, que é feita em conjunto com a II Jornada de Cultura Clássica da UFV, é compreender a intersecção entre áreas diversas a partir dos conceitos de "recepção" e/ou/versus "tradição", bastante discutidos atualmente em inúmeras universidades no exterior.associando à ideia de "canibalização" dos clássicos, tão marcante para a cultura brasileira e para nossa relação com a herança greco-romana, via cultura europeia.

Por isso, a imagem escolhida para servir como identidade visual do Simpósio, é a obra Abaporu,de Tasila do Amaral, que completa 90 anos agora em 2018, importante e fundamental para a reflexão acerca da ideia de "canibalização".

Mais informações sobre o Simpósio podem ser encontradas no site http://www.letras.ufmg.br/canibalizacao/.