O professor da FALE/UFMG Matheus Trevizam divulga o lançamento do livro "Recepção dos Clássicos: intertextualidade e tradução", organizado por ele, em parceria com a Prof.ª Patrícia Prata (Unicamp). A obra, lançada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, faz parte da Série "Mito e (Re)escrita" e está disponível para download gratuito no formato PDF no site da Editora.

A coletânea é composta por textos apresentados em comunicações durante a “Conference in Classics & Ancient History”, ocorrida na Universidade de Coimbra em junho de 2021.

Sinopse
Esta coletânea contém textos resultantes das comunicações que foram apresentadas no âmbito de um Painel organizado durante a “Conference in Classics & Ancient History”, ocorrida na Universidade de Coimbra (junho de 2021). Os ensaios aqui estampados refletem sobre a recepção dos Clássicos greco-romanos na Literatura, considerando que o fazer literário antigo se desenvolveu dentro de longa tradição. Além disso, tal processo permitiu que autores de tempos subsequentes, sejam próximos ou distantes no tempo, “se apropriassem” das obras dos predecessores antigos, retomando-as, remodelando-as ou mesmo traduzindo-as. Nesse sentido amplo, as obras de poetas e ou tradutores como o anônimo escritor de Aetna (séc. I d.C.), Giovanni Boccaccio (séc. XIV), Marco Valério Marcial (séc. I-II d.C.), Públio Ovídio Nasão (séc. I a.C.–I d.C.), o anônimo escritor de Peruigilium Veneris (séc. IV d.C.), João Guimarães Rosa (séc. XX), Machado de Assis (séc. XIX–XX), Castro Alves (séc. XIX), o tradutor António José de Lima Leitão (séc. XVIII-XIX) e outros são sucessivamente analisadas, sob um viés receptivo.

Livro "Recepção dos Clássicos: intertextualidade e tradução"
: Matheus Trevizam e Patrícia Prata
ISBN: 978-989-26-2501-0