O Letras Debate da FALE/UFMG receberá, no próximo encontro, o Prof. Rodrigo Tadeu Gonçalves (UFPR), que apresentará as ideias centrais do livro "Relativismo linguístico ou como a língua influencia o pensamento", em um breve histórico da noção de relativismo linguístico, a abordagem experimental mais recente e a relação da ideia com o princípio de aspecto criativo da linguagem.

O evento acontecerá na próxima segunda, dia 09 de maio, às 18h, em transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Letras Debate UFMG.

Não é necessário realizar inscrição prévia, um formulário de presença para emissão de certificado será disponibilizado no chat durante a live.

Sobre o convidado
Rodrigo Tadeu Gonçalves é mestre e doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutor pelo Centre Léon Robin de Recherche sur la Pensée Antique em Paris. Atua como professor de Língua e Literatura Latina na UFPR, bolsista de produtividade do CNPq, diretor da Editora UFPR e tradutor. Publicou pela Vozes, juntamente com Renato Miguel Basso, o livro História concisa da língua portuguesa (2014). Outras publicações incluem: Performative Plautus: sophistics metatheater and translation (Cambridge Scholars Publishing, 2015), Algo infiel: corpo performance tradução em coautoria com Guilherme Gontijo Flores (Cultura & Barbárie, n. 1, 2017), Quando o verão (Kotter/Patuá, 2018) e Adelfos de Terêncio (Autêntica,2019).

Sobre o livro "Relativismo linguístico ou como a língua influencia o pensamento"
O relativismo linguístico, a ideia de que os idiomas que falamos podem tingir ou mesmo determinar a nossa percepção da realidade, é talvez a mais sedutora das ideias linguísticas. Nos círculos acadêmicos, e fora deles (entre poetas, filósofos, romancistas e cineastas), circulou e circula a possibilidade de que o mundo seja filtrado de modo incontornável pela língua que dominamos, ou que, nesses termos, nos domina. Este livro é, dessa maneira, uma contribuição fundamental para o debate dentro e fora da universidade. Ao mostrar o histórico da ideia relativista, descrever suas formulações mais influentes, mapear as investigações empíricas que questionaram sua validade e, mais ainda, ao tentar encaixar o princípio relativista, devidamente desmistificado, em teorias mais amplas sobre a linguagem, o auto rescreveu a obra definitiva sobre a questão.

Assessoria de Informação da FALE – 2022

Facebook: @fale.ufmg