O evento reúne escritores, pesquisadores e estudiosos da região ameríndia no Brasil e promove debates sobre literatura, Memória e textualidades indo-americanas

 

Fonte: Site do Terceiro Colóquio Brasileiro de Estudos Andinos

Artista gráfica: Tâmara Martins

 

Amanhã, 29 de maio, começa o Terceiro Colóquio Brasileiro de Estudos Andinos . O evento acontece até o dia 31 e se organiza em torno de conferências, mesas redondas, comunicações orais, pôsteres e exposições, na Faculdade de Letras (Fale). O tema deste ano é A literatura ameríndia aos 50 anos da morte de Arguedas: resistência e ampliação.

Segundo texto de divulgação, os objetivos do Colóquio são divulgar as produções artísticas, literárias e culturais da região ameríndia do continente latino-americano, sejam elas indígenas, afro ou negra, ou de mulheres. Os debates também se darão em torno de temas vinculados à história cultural da região latino-americana, como a migração, a violência e a memória, além de estudos teóricos e criticos. Será promovido o encontro de escritores, pesquisadores e estudiosos da região ameríndia no Brasil, através da Rede de Estudos Andinos.

Dentre os convidados para mesas-redondas, mesas de comunicações e conferências, estão escritores e escritoras, jornalistas e pesquisadores da América Latina. Serão contemplados temas relacionados à Memória, além de serem debatidos questões relacionadas às textualidades indo-americanas, às literaturas afro-americanas, à oralidade afro-brasileira e à literatura produzida por mulheres.

Ao longo dos três dias, as atividades iniciam-se às 11h00 e terminam às 20h30. No dia 30, quinta-feira, ocorre a inauguração da Mostra José María Arguedas, no Centro de Memória da Fale, entre 18h e 18h50.

A realização é da Fale, e a promoção é da Biblioteca José María Arguedas e da Rede de Estudos Andinos. Rômulo Alto, da Fale, e Silvina Carrizo, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) coordenam o evento.

Para mais informações sobre a programação, acesse a página do Colóquio.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO