Evento é apoiado pelo programa de Pós-graduação em Estudos Literários, da Fale

Legenda: Antônio Carlos Secchin (à direita) com o poeta Ferreira Gullar (à esquerda)
Fonte: Fernando Frazão/Fotos públicas

Na próxima terça-feira, 4 de setembro, a Faculdade de Letras (Fale) recebe a palestra Re-desdizer com o poeta, ensaísta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), professor Antônio Carlos Secchin, para o relançamento de seu livro Desdizer, publicado ano passado pela editora Topbooks.

A obra reúne a poesia anterior do autor, revista e agora estampada em versão definitiva. O consagrado ensaísta e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Secchin retornou à poesia 15 anos após o lançamento de Todos os ventos, livro ganhador dos mais relevantes prêmios para a melhor obra poética de 2002. Uma poesia marcadamente autoral, alheia a grupos e facções, que circula em amplo território de temas e de formas, conciliando densidade reflexiva, humor, clareza e sofisticado domínio técnico.

Luciano Rosa, pesquisador de literatura brasileira do século 20, classifica o livro, na apresentação, como “um livro de livros diversos”: “estão aqui reunidos todos os títulos que compõem a obra poética de Antônio Carlos Secchin, autor em que esplende uma constelação de ofícios afetos à arte da palavra”.

A palestra é gratuita e ocorrerá às 14h30, no auditório 2001. O professor de poesia da Fale, Sérgio Alcides, fará a apresentação do autor, na ocasião. Esse e outros eventos do Pós-lit estão disponíveis no site do programa.

Sobre Antônio Carlos Secchin

Sétimo ocupante da Cadeira nº 19, eleito em 3 de junho de 2004, na sucessão de Marcos Almir Madeira e recebido em 6 de agosto de 2004 pelo acadêmico Ivan Junqueira, Antonio Carlos Secchin nasceu no Rio de Janeiro, é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Literatura Brasileira das Universidades de Bordeaux, (1975-1979), Roma (1985), Rennes (1991), Mérida (1999) Paris III-Sorbonne Nouvelle (2009) e da Faculdade de Letras da UFRJ, onde foi aprovado (1993), por unanimidade, com nota máxima, em concurso público para professor titular. Na carreira docente, foi diversas vezes eleito paraninfo e  patrono dos formandos. Orientou 26 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado. Ministrou 50 cursos de pós-graduação, no país e no exterior. Em 2013, tornou-se professor emérito da UFRJ.