Dezenas de textos - dentre prosas, poesias e outros - foram identificados por pesquisadora. Cerca de 40 já tiveram originalidade comprovada por Antonio Carlos Secchin e integrarão lançamento de obra completa

 

O início de 2020 marca a celebração do centenário de João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata que ocupou a 37ª cadeira da Academia Brasileira de Letras (ABL) até 1999. O aniversário exato aconteceria hoje, 9 de janeiro, mas as comemorações se estenderão nacionalmente por todo o ano, culminando com o lançamento de novas edições da Obra completa, uma em poesia e outra com os textos em prosa. Ambas as publicações contarão com um importante material inédito descoberto durante uma pesquisa de doutorado na UFMG: são mais de 40 poemas e alguns artigos de jornal, programa de Rádio e conferências.

 

   Foto: Acervo familiar



A pesquisadora Edineia Rodrigues Ribeiro, egressa do Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários (Poslit), chegou ao conteúdo em uma pasta do acervo do autor, sob os cuidados do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira, na Casa de Rui Barbosa. Dezenas de textos foram identificadas pela especialista como nunca antes publicados, sendo os volumes inseridos nos próximos lançamentos apenas uma parte que já recebeu a confirmação de originalidade do também poeta e imortal da ABL Antonio Carlos Secchin. Há ainda novas versões de poemas já conhecidos e vasto conteúdo sem sinais de interferência ou anotações de terceiros.

Dentre a parte já transcrita, a pesquisadora destaca a importância dos poemas inéditos, os quais define como obras “à altura da aclamada poesia cabralina”. A especialista esclarece: “não se trata de versos inacabados e rechaçados por um poeta em final de carreira!”. A prosa também recebe atenção especial de Edineia, que ressalta a conferência A poesia brasileira, na qual João Cabral traz uma análise da literatura nacional em meados dos anos 1950.

Os textos em prosa, aliás, são um caso especial na história da arte cabralina. Apesar de a nova Obra completa dedicar uma de suas duas edições integralmente a tal modalidade, o escritor é amplamente reconhecido por seus versos, sendo a prosa pouco difundida e comentada. “O João Cabral se definia como um antilírico, um poeta crítico”, pontua Edineia Ribeiro. Como lembra a pesquisadora, em seu depoimento para a posteridade no Museu da Imagem e do Som o poeta chegou a afirmar que escrevia poesia enquanto se preparava para ser crítico. “Como um dos mais cosmopolitas dos nossos escritores, João Cabral escreveu sobre muitos artistas brasileiros e de outras nacionalidades”.

Além de poema e prosa, foram encontradas publicações em jornais que relevam uma outra faceta do poeta. “É importante pensarmos que a colaboração de um escritor com uma vida intelectual intensa e longa, como foi João Cabral, não se encerra apenas naquilo que chega às nossas mãos por meio dos livros já publicados”, reforça Edneia Ribeiro. A especialista tem ainda expectativa de descobrir novos textos do tipo dentre o vasto acervo doado para o Arquivo Museu de Literatura Brasileira, que podem revelar detalhes sobre o período de atuação do escritor em jornais brasileiros após o afastamento do Itamaraty, durante os primeiros anos da década de 1950.



Dos poemas para amigos aos achados

A descoberta do amplo material inédito do poeta partiu de um desdobramento inesperado do doutorado de Edineia Ribeiro, que teve início com uma tentativa de verificação da poesia de circunstância no livro Museu de tudo. Segundo ela, a poesia de circunstância, além de ser vista como um gênero menor da Literatura, sofre com uma dificuldade classificatória. Qual seriam os limites para tal definição? A escolha de temas do cotidiano? A vinculação a qualquer contexto externo? Para resolver o empasse foram separados somente os poemas de Cabral compostos para amigos, considerando-se o número significativo de textos nos quais outros artistas são homenageados pelo autor.

Em busca de cartas e relatos pessoais que a auxiliassem na compreensão dos vínculos existentes entre João Cabral e os amigos com as quais conviveu, Edneia passou a consultar o espólio do autor, na Fundação Casa de Rui Barbosa. A extensa pesquisa no local começou em 2016 e terminou em 2018. Já no primeiro ano a então doutoranda se deparou com conteúdo inédito - três poemas, de dezenas de pequenos textos em prosa sobre intelectuais e um documento de quase trinta laudas datiloscritas.

Logo a pesquisa começou a adquirir novas facetas, motivadas pelo interesse de análise dos textos descobertos. Como coloca em sua tese, “as cartas que motivaram a ida a Casa Rui adquiriram papel secundário diante das possibilidades que o material, listado em um inventário analítico de quase 600 páginas, tinha a oferecer”. O ápice dos achados ocorreu no final de 2018, quando dezenas de poemas inéditos, alguns manuscritos de difícil entendimento e outros datiloscritos e bem organizados foram identificados. Alguns dos textos continham ainda anotações do próprio João Cabral.

Surpreendentemente, um dos arquivos chegava a tematizar seu objeto de estudo inicial, a poesia de circunstância. E as análises originalmente esboçadas foram finalizadas, concluindo pelo entrecruzamento de poesia de circunstância e poesia crítica em Museu de tudo, a partir dos poemas que homenageiam amigos literatos. A tese Um museu de duas faces: poesia de circunstância em João Cabral de Melo Neto, sob orientação do professor Sérgio Alcides Pereira do Amaral, foi defendida em abril de 2019. Mas o levantamento dos inéditos gerou uma reflexão maior, sobre a necessidade de se reeditar a obra completa de João Cabral de Melo Neto.



Publicações e homenagens

Organizado em volumes de poesia e prosa por Antônio Carlos Secchin e Sérgio Martagão, respectivamente, e com colaboração de Edineia Ribeiro, agora o material passa por preparações finais antes da definição da data de lançamento. Também serão integrados aos volumes dois livros póstumos de Cabral, Ilustrações para fotografias de Dandara (2011) e Notas sobre uma possível ‘A casa de farinha’ (2014), que não estavam nas versões anteriores da obra completa.

As comemorações do centenário contarão ainda com uma fotobiografia, uma biografia, um livro de entrevistas, uma coletânea bilíngue de poemas português-espanhol e uma homenagem no IX Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), em julho.

 

(Fonte: Notícias - UFMG - "Centenário de João Cabral de Melo Neto é comemorado com poemas inéditos descobertos em tese da UFMG")

 

 

Assessoria de Informação da FALE – 2020

(31) 3409-5108

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO