O Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG convida a todos(as) para a abertura da Mostra “História, Memória e Pós-memória”, nesta terça-feira, 12 de novembro, às 18h. A curadoria é assinada pelos professores da FALE Andréa Machado de Almeida Mattos, Elcio Loureiro Cornelsen e Leandro Rodrigues Diniz, além da mestranda Marina Reinoldes, e é uma realização conjunta dos núcleos NECLLE (Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação) e NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG), do PLA (Português Língua Adicional) e do Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG. A visitação seguirá no local até 19 de fevereiro de 2020, de segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30, com entrada gratuita.

Eventos históricos traumáticos, como as Grandes Guerras Mundiais, o Holocausto ou os Regimes Ditatoriais, deixam marcas não só nos indivíduos que viveram e sobreviveram a esses episódios, mas também nas gerações seguintes. No entanto, o tempo se encarrega de levá-los ao esquecimento. História e Memória, assim, estão intrinsecamente interligados pela pós-memória, termo criado pela pesquisadora Marianne Hirsch para caracterizar as memórias daqueles que não presenciaram tais momentos históricos, mas que carregam em si as lembranças transmitidas pelas gerações anteriores. A mostra História, Memória, Pós-memória pretende discutir essas conexões com um olhar crítico para a história mundial e local e, ao mesmo tempo, contemporâneo, pela lente dos eventos atuais.

A mostra traz reflexões sobre como experiências de vida, sejam elas coletivas ou individuais, impactam na sociedade e na vida diária de cada um, e como esses temas estão sendo trabalhados na Faculdade de Letras atualmente, por meio dos estudos sobre literaturas de guerra, português como língua de acolhimento e formação crítica de professores de línguas.

Sobre os curadores

Andréa Machado de Almeida Mattos é Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, foi Professora Visitante na University of Manitoba, em Winnipeg no Canadá, em 2014, e Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG no período de agosto/2018 a julho/2019. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa Pq-2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto Memória, Pós-Memória e Narrativas na Educação Crítica em Língua Estrangeira e na Formação Crítica de Professores de LE.

Elcio Loureiro Cornelsen é Professor Associado IV da Faculdade de Letras da UFMG, credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. É membro do Grupo Integrado de Pesquisa Literatura e Autoritarismo (CAL/UFSM-RS), do Núcleo Walter Benjamin (FALE/UFMG), do Núcleo de Estudos sobre Literatura e Guerra (FALE/UFMG), dentre outros, e líder do FULIA – Núcleo de Estudos sobre Futebol, Linguagem e Artes (FALE/UFMG), fundado em 2010. Desde 1994, é membro da Internationale Alfred Döblin-Gesellschaft, sociedade literária que se dedica a estudos da vida e da obra do escritor alemão Alfred Döblin. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2 com o projeto Memória e Futebol no Brasil – Escritas da vida de jogadores brasileiros.

Leandro Rodrigues Alves Diniz é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua, particularmente, na área de Português como Língua Adicional (PLA). Coordena o Curso de PLA para Candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), as disciplinas regulares e os cursos pré-semestrais de PLA, a elaboração de cursos online de PLA do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEX) e o posto aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Desde 2012, é membro da comissão técnico-científica do Celpe-Bras. Foi pesquisador visitante na Ohio State University, com o apoio da Fulbright. Participou do planejamento e estruturação do eixo de Português como Língua Estrangeira do projeto Mais Médicos para o Brasil (Ministério da Saúde / Ministério da Educação), e tem ministrado palestras e cursos de curta duração em diferentes universidades, na área de PLA. É autor de livros didáticos de PLA, parecerista de diferentes periódicos e membro do Conselho Consultivo da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira (SIPLE).

Marina Reinoldes possui graduação em Letras, com habilitação em Português e Inglês, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH – UNIFESP). Atualmente, é coordenadora do projeto MemoRef - Memorial Digital do Refugiado da Universidade Federal de São Paulo, e mestranda na área de Linguística Aplicada e Ensino de Língua Portuguesa como Língua Adicional no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sobre a mostra

"História, Memória e Pós-memória"
Período: 12 de novembro de 2019 a 19 de fevereiro de 2020
                Segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30