Escritor tem obras adaptadas para o cinema e falará em evento que aborda diferentes aspectos relacionados à literatura

O escritor, Carlos Herculano Lopes, estará presente no Encontro Marcado, projeto organizado pelo Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC), e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Pós-Lit). O evento ocorrerá no dia 9 de novembro, às 18h, no Acervo de Escritores Mineiros, localizado no 3º andar da Biblioteca Central.

Carlos Herculano é um mineiro que vivenciou o interior e a capital Belo Horizonte. O jornalista e autor de crônicas, contos e romances afirma, em entrevista dada ao site do Grupo Editorial Record, que enxerga a literatura como uma maneira de atingir a consciência das pessoas.

Pensado como um espaço para debates a respeito do universo literário, o Encontro Marcado visa analisar o ofício do escritor inserido na contemporaneidade. Não é necessário fazer inscrição para participar do evento.

 

Trajetória do convidado

Carlos Herculano Lopes nasceu em Coluna, no Vale do Rio Doce, mas se mudou para Belo Horizonte quando ainda era adolescente. Autor de 13 livros, pelos quais recebeu prêmios como o da Quinta Bienal Nestlé de Literatura, com o romance Sombras de julho (1987), e o Prêmio Especial do Júri da União Brasileira de Escritores pelo livro de contos Coração aos pulos (2001). Foi, também, duas vezes finalista do prêmio Jabuti, com os romances A dança dos cabelos (1987) e O vestido (2004), além de ter sido um dos 10 finalistas do Prêmio Jorge Amado, pelo conjunto da obra.

Dentre as histórias redigidas por Carlos, quatro foram adaptadas para cinema e televisão: Estranhas criaturas, do livro Memórias da sede, que foi dirigido por Aaron Feldman em 1980); Sombras de julho, que se tornou, em 1995, uma minissérie de Marco Altberg para a TV Cultura de São Paulo e um filme; Um brilho no escuro, que foi uma minissérie de Breno Milagres, originada por Coração aos pulos, e transmitida pela TV Minas em 2004; O vestido, que foi adaptado como um filme de Paulo Thiago em 2004.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO