No mês de março, Ricardo Aleixo trabalha todas as potencialidades do texto poético na Faculdade de Letras, em primeira atividade do Centro de Memória, em 2018Foto: Charley Worrison/Divulgação
Legenda: Poema cartaz que irá compor a exposição

Diálogo entre a poesia e as outras formas de arte tomam conta do Centro de Memória da Faculdade de Letras (Cememor-Fale), na reabertura das atividades de 2018. A exposição ZIP- Zona de Invenção Poesia & ocorre de 5 a 31 de março, no espaço expositivo do Centro, localizado no segundo andar da Fale, sob uma curadoria coletiva formada pelo artista Ricardo Aleixo e por alunos e ex-alunos artistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Performances, instalação audiovisual, poesia sonora, livro de artista e outras obras compõem a programação da exposição “ex-cêntrica”, “descentralizada”. Além disso, às segundas e às quartas, ocorrerão atividades que se encaixem no conceito de “poesia &”, ao longo do mês de março, como os diálogos de oficina: imaginar o passado, lembrar o futuro: poesia em BH hoje, que trazem dois poetas mineiros para conversar sobre poesia, as leituras em voz alta e as oficinas de texto, publicação e criação.

A abertura ocorrerá no dia 5 de março, às 18h, e contará com a presença do artista Ricardo Aleixo, e da poeta, professora e coordenadora do Centro de Memória, Sônia Queiroz, para uma conversa sobre a exposição e sua concepção. Logo em seguida, às 19h, Bruna Kalil, Douglas de Oliveira, Iago Passos e Marina Alves apresentam a performance poética Desespera.

Na quarta-feira, 7, das 13h às 18h, Ricardo Aleixo promove a oficina Escrever a voz, escutar a letra - poesia & caligrafia. Mais tarde, às 18h30, o artista convida alguns amigos para uma Leitura concerto. Às 19h, as poetas Ana Martins Marques e Ana Elisa Ribeiro inauguram os diálogos de oficina, em frente ao espaço expositivo do Centro de Memória.

A exposição é gratuita e a programação completa está disponível no site do Centro de Memória. As únicas atividades que terão necessidade de inscrição prévia são as oficinas e elas deverão ser feitas por meio de formulários que estão disponíveis, também, no site do Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5108. Haverá emissão de certificado.