A Editora UFMG acaba de lançar o livro "Impressão e Expressão: formas do imediato de Walter Benjamin", de autoria de Georg Otte, professor e atual vice-diretor da Faculdade de Letras da UFMG (FALE). A obra já está disponível para venda e pode ser adquirida no site da editora.

Sobre a obra

Numa carta de 14 de abril de 1938 a Gershom Scholem, Walter Benjamin explica seu estudo sobre Baudelaire: “Quero apresentar Baudelaire da maneira que ele está inserido no século XIX, e o aspecto disso deve ter uma aparência tão nova e ainda exercer uma atração tão difícil de ser definida como a de uma pedra que, durante décadas, ficou imóvel no solo de uma floresta e cuja impressão, depois de a termos removido com certo esforço, se nos apresenta de forma nítida e intocada.” Trata-se de uma impressão no sentido literal, isto é, de uma imagem que resulta da pressão da pedra no solo macio da floresta. Impressão e expressão recuperam seu sentido literal como “formas do imediato”, fazendo parte de um procedimento tipicamente benjaminiano, que consiste em proporcionar materialidade concreta a conceitos que se tornaram abstratos.

Sobre o autor

Georg Otte é professor titular na Faculdade de Letras da UFMG. Possui mestrado em Letras Germânicas e Letras Românicas - Universität Trier/Alemanha (1985), doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994); pós-doutorado pela Universidade Humboldt de Berlim (2003), pelo Centro de Pesquisas Literárias e Culturais (ZfL; 2011) em Berlim e, pela Universidade Livre de Berlim (2018). É membro do Grupo de Pesquisa "Mito e Modernidade" e membro do Comitê Gestor do Centro de Estudos Europeus da UFMG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Teorias modernas do mito, trabalhando, principalmente, sobre os seguintes autores e temas: Walter Benjamin, Hans Blumenberg, Estética e Cultura, Mito e Modernidade. Atualmente, ocupa o cargo de vice-diretor da unidade.

Área: Estudos Literários e Estudos Culturais
Coleção: Humanitas Pocket