Zumbi

As palavras estão como cercas
em nossos braços
Precisamos delas.
Não de ouro,
mas da Noite
do silêncio no grito
em mão feito lança
na voz feito barco
no barco feito nós
no nós feito eu.
                  No feto

             Sim,
20 de novembro
         é uma canção
            guerreira.
(Cadernos Negros: os melhores poemas, p. 25.)


LIVROS E LIVROS

Ficção

Fausto Antonio - Arthur Bispo do Rosário, o Rei!
 Negro, negro-negro,sem a negrura subtraídapor nenhum discurso Fausto Antonio(Rutília e Estamira) O teatro como gênero é um complexo espetáculo semiótico. Promove a convergência de sistemas distintos de significação, como o linguístico, o gestual, o sonoro, o cinésico; em espetáculo próprio que capta a percepção visual, talvez o mais direto para o simulacro das ações humanas, corpos negros podem protagonizar semiose revolucionária. Sob esse aspecto, o tratamento dado ao negro e pelo negro ao texto e ao espe...

Poesia

Ségio Ballouk - Recital de pedra
  O corpo negro mirado no espelho reclama atributo antigo desejo além Narciso obscenando partes ao medo branco escandalosamente rindo o corpo negro em reflexo midiático reafirma padrão a centenas de outros possibilidade de enegrecer a miragem outrora refletido em ângulo tímido aponta nariz preto cabelo crespo contornos distintos partes de um ser lindo agora por inteiro rindo Sergio Ballouk 2021       Fazer prefácio, para mim, é despir-se para ler, é abrir-se a sensação de cada construção poética, é deixar ser tocado na sensibilidade sem...

Ensaio

Amanda Crispim Ferreira - Carolina Maria de Jesus e sua morada poética
O interesse pela obra de Carolina Maria de Jesus ocorre, na maioria das vezes, em virtude da divulgação de Quarto de Despejo: diário de uma favelada (1960). Tornou-se a entrada para sua produção, que a crítica tem mostrado ser ampla e repleta de portas a serem abertas, como tão bem evidencia o livro de Amanda Crispim. A poesia de Carolina Maria de Jesus: um estudo de seu projeto estético, de suas temáticas e de sua natureza quilombola convida leitores e leitoras a adentrarem a obra poética de Carolina, ou da poetisa...

Infantojuvenil

Nilma Lino Gomes - Betina - Cabelo corpo e identidade
O gosto de Nilma Lino Gomes por ouvir e contar histórias é um traço herdado de sua mãe e presente em sua vida desde a infância. Ao tornar-se professora, interessou-se pela cultura negra no Brasil e em África a partir de trabalhos relacionados à origem das práticas da oralidade. Em sua trajetória conheceu pessoas que lutam e ensinam a lutar por uma sociedade mais igualitária e valorizam a cultura afro-brasileira. Inspirada pelos ensinamentos de sua mãe, Nilma p...

Memória

Oswaldo de Camargo - Lino Guedes, seu tempo e seu perfilLino Guedes resgatado Eduardo de Assis Duarte*   Paulista, nascido na pequena Socorro, mas desde jovem participante ativo da cena cultural da metrópole modernista, Lino Guedes (1897-1951) é exemplo de quão questionáveis, e mesmo falhos, são os critérios de consagração crítica adotados no Brasil. Da mesma forma que nossa historiografia literária não tomou conhecimento de inúmeras escritoras do século XIX, todas com livros individuais em seus currículos, para incluir apenas duas – Francisca Júlia e Auta de Souza, num universo de mais de 150 –, não bastou a Lino Guedes publicar treze volumes p...

Newsletter

Cadastre aqui seu e-mail para receber periodicamente nossa newsletter e ficar sempre ciente das novidades.

 

Instagram

 

YouTube