O evento é gratuito e abordará mudanças em diferentes aspectos autoria e originalidade no século 18

Legenda: Professora Dorothea von Mücke fala sobre  mudança de paradigma no romantismo moderno europeu,
Fonte: Site da Columbia University

Young, Goethe, Karsch e Kant: esses são os principais autores deste 1º Seminário de Estudos sobre o Romantismo e a Modernidade. O evento ocorre nesta quinta-feira, 16 de agosto,  às 14h, no auditório 2003 da Faculdade de Letras (FALE) e será ministrado pela professora Dorothea von Mücke. A convidada ocupa o corpo docente da Columbia University e irá abordar as nuances relacionadas à autoria e à originalidade no século 18.

Os temas centrais desta palestra  conectam-se à literatura e ao pensamento modernos, tais como o desenvolvimento do conceito de gênio e criatividade, a ruptura com o paradigma representacional, a alteração no ajuizamento crítico-literário, assim como a revolução estética ocorrida ao final do século 18.

Von Mücke é diretora do departamento de Estudos Germânicos na Columbia University e leciona a disciplina de Língua e Literatura Germânicas. A pesquisadora construiu seus estudos direcionados não apenas aos aspectos literários da Europa dos séculos 18 e 19, dedicando-se também às mudanças sofridas no que diz respeito à semiótica e à estética.

O evento, organizado Grupo de Estudos sobre o Romantismo e a Modernidade (Gérmen), é gratuito e os interessados em participar não precisam inscrever-se. Haverá emissão de certificados para os ouvintes.