O trabalho contou com a colaboração da professora Luciana Maria Almeida de Freitas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro

“Textos que traçam um panorama sobre a produção e sobre o uso do livro didático de espanhol no Brasil”, assim os professores Cristiano Silva de Barros, Elzimar Goettenauer de Marins-Costa e Luciana Maria Almeida de Freitas, organizadores da obra O livro didático de espanhol na escola brasileira, apresentam o livro publicado pela editora Pontes Editores, este ano.

De acordo com a professora Elzimar, a proposta de se organizar um livro que tratasse especificamente do Espanhol surgiu a partir de uma ausência bibliográfica que havia: “existem diversos artigos sobre os livros didáticos do Espanhol, mas não um livro. Diferentemente do que ocorre com o Inglês, o Português e sobre o ensino de línguas estrangeiras, por exemplo, que encontramos no mercado”. A obra mostra os avanços e retrocessos no uso do livro didático do Espanhol, no Brasil, “esboçando uma radiografia” do momento que nos encontramos, a partir da organização de artigos que existem sobre o assunto.

O livro será lançado durante o 12º Encontro de Profissionais de Espanhol de Minas Gerais, amanhã, das 18:30 às 19h, no auditório 1007, da Faculdade de Letras. O evento, que se estende até o sábado, 19 de maio, tem o objetivo de reunir pesquisadores, professores de língua espanhola e estudantes de Letras de toda região sudeste para que se possa refletir sobre temas da área do Espanhol, como, por exemplo, a retirada da língua do ensino médio e a discussão de políticas públicas no ensino de línguas estrangeiras, tendo em conta a Lei nº 13.415/2017, que muda as regras da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Apesar de não trazer textos que abordem a retirada do espanhol no currículo escolar e a sua provável ausência no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), pois começou a ser feito no ano de 2016, o livro traz, em sua apresentação, uma reflexão sobre esse “futuro incerto” do ensino da língua espanhola: “Nós traremos essa discussão durante o Encontro, com certeza, e o livro mostra que existe uma produção grande de pesquisa, na área, pois quase todos os colaboradores trabalham com pesquisa sobre o ensino e sobre o livro didático. Isso demonstra que existe uma produção muito grande e uma reflexão muito grande sobre o ensino, que está apoiado totalmente na escola. Uma vez o Espanhol saindo da grade curricular, significa não só um impacto no mercado de trabalho, mas nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas”, afirma Goettenauer.

O livro didático de espanhol na escola brasileira

(Orgs.)

Cristiano Silva de Barros