Estagiário do Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG, Raul Saborytta, foi um dos selecionados para a edição 2017 do concurso LabCitoyen “Direitos humanos na cidade”.
Estudante de Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Raul Saborytta criou a associação “Frances na favela”, na qual ele da aula de francês gratuitamente a jovens da favela Pedreira Prado Lopes. A ideia é de favorecer a inserção desses jovens na cidade, tanto social como geográfica. Conhecendo esse projeto pioneiro, o Centro de Idiomas da Faculdade onde o Raul estuda resolveu oferecer duas bolsas de estudo para os alunos mais motivados participando nesse projeto. Graças ao programa LabCitoyen, ele quer dar visibilidade ao seu projeto e reforçar as suas competências para melhorar a democratização do conhecimento e diminuir a segregação urbana.
Lab Citoyen é um programa do Instituto Francês que tem como objetivo a promoção dos direitos humanos e da francofonia. Na herança do Henri Lefebvre, esses três jovens brasileiros talentosos participam de uma reflexão sobre as necessidades antropológicas do ser humano em termos de urbanismo e participam do processo de afirmação do direito à cidade.
Eles viajarão à França, com cerca de cinquenta jovens cidadãos dos cinco continentes, comprometidos com os direitos humanos e com idade entre 20 e 26 anos, francófonos, para receber uma formação sobre este tema através de uma série de conferências e debates.
Clique aqui para conhecer os brasileiros selecionados.