O Encontro Marcado está de volta! Nesta sessão, receberá a escritora Yasmin Franca, que recentemente lançou seu primeiro livro de poesia "Salmoura", publicado pela Editora Urutau. A mediação da conversa será realizada pelo professor da FALE Roberto Said.
Dia 27 de novembro de 2024 (quarta), das 8h às 9h30, em formato híbrido, presencialmente no Auditório 2001 da FALE, e em transmissão online pelo canal do YouTube Acervo de Escritores Mineiros UFMG.
Haverá emissão de certificados aos participantes.
O Encontro Marcado é um projeto realizado, desde 2019, pelo Acervo dos Escritores Mineiros da UFMG que, visando fomentar o diálogo acerca da literatura brasileira e do ofício do escritor, sempre convida escritores(as) para um bate-papo.
Sobre o livro
Salmoura vale-se da irredutibilidade das imagens em seus diferentes desdobramentos, seja por meio da metáfora da água, seja como reestruturação da lírica como gênero. A força da noção de jusante, que nomeia uma das seções, similar à correnteza, retoma a ideia de direção e da pujância da palavra e do poema, cujo sentido ultrapassa os limites da linguagem, sem dela prescindir na busca por um sentido último, alguma mínima fixidez. Num gesto de se colocar ao fora de si, a poeta retoma a tradição moderna da crise do sujeito no discurso da poesia e abre novos caminhos para os processos de subjetivação. Os poemas resgatam aquilo que Michel Collot destacou na poesia moderna como a desestabilização do binômio objetivismo versus subjetivismo e elaboram uma poética que associa experiências de negação do lirismo confessional a um antilirismo talvez próximo ao trabalho poético de Ponge, e, no caso brasileiro, de Cabral. Desse modo, a figuração de um eu lírico convencionado deságua na sua quase dissolução, não alcançada por sua barragem, o corpo, topia implacável: justamente por ser o instrumento de comunicação com o mundo. É apenas no corpo que o sujeito, ao se despojar de si, alcança abrir-se plenamente às experiências do mundo. Nessa matéria, o corpo, esse eu mínimo, residual e quase imanente que se acha nos poemas, enredado em seu ritual lírico de se dar novos inícios, batismos, resiste e repensa (a)os impasses da indiferença moral moderna, irmanando, talvez permutáveis, o eu e o outro.
Sobre a convidada
Yasmin Franca estuda lírica, antropologia, crítica cultural e teoria da literatura; escreve ensaios e poemas — e é mãe.
(Fonte: Editora Urutau)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes sociais:
facebook.com/escritoresmineiros
instagram.com/escritoresmineiros
Assessoria de Comunicação da FALE – 2024
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg