Um abraço apertado, Malu
“Depois de te perder
Te encontro, com certeza
Talvez num tempo da delicadeza
Onde não diremos nada
Nada aconteceu
Apenas seguirei, como encantado(a)
Ao lado teu.”
(Chico Buarque, Todo o sentimento)
Querida Malu,
Alguns de nós te conhecemos nos seus anos de doutorado na Unicamp, antes de 2006, quando você entrou na FALE. Outros trabalhamos com você ao longo dos seus doze anos na UFMG. Outros em Cuba, nos cursos de língua portuguesa para os médicos. Outros, ainda, te conhecemos mais de perto quando você estava deixando a FALE, rumo à Coreia do Sul. Outros, quando você já estava em Seul. Alguns fomos seus alunos ou orientandos; outros, colegas de profissão; outros, funcionários que convivíamos com você no dia a dia. Independentemente de quem somos, ou dos momentos distintos em que convivemos com você; independentemente dos encontros e desencontros que os caminhos das nossas vidas nos impuseram, o sentimento que nos une é o mesmo: o de gratidão pelo privilégio de termos convivido com uma pessoa tão excepcional como você.
Seu legado acadêmico na FALE e em todos os espaços acadêmicos pelos quais passou é enorme. Seu brilhantismo intelectual, sua competência profissional, sua paixão pelo ensino e pela pesquisa, seu rigor científico foram admiráveis e continuarão ressoando. E são ainda mais admiráveis porque sempre vieram de mãos dadas com generosidade, hospitalidade, sorriso farto, bom humor e amizade, que conquistaram rapidamente todos os que passamos pelo seu caminho.
Você segue entre nós, nos inspirando em ações baseadas na força da gentileza, do cuidado amistoso, do desejo do novo, do exercício da criatividade, da paixão pelo ensino e pela pesquisa. Sentiremos muita saudade dessa querida professora, colega e amiga, cujo sorriso e cordialidade encantavam a todos.
Muito obrigado, Malu, por ter sido essa pessoa de outro mundo, que nos marcou tão profundamente.
Que você descanse em paz, e que nós, amigos e familiares, tenhamos um pouquinho da sua força e coragem neste momento difícil.
Um abraço apertado dos amigos e amigas que você fez na UFMG, na PUC Minas, na Unicamp, em Havana, em Seul e em tantos outros espaços.
Nascida em Recife, Maria Luiza Cunha Lima, nossa querida Malu, doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas. Entre 2006 e 2017, foi professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG, onde fundou o Laboratório de Psicolinguística. Em 2017, assumiu uma posição na Hankuk University of Foreign Studies, na Coreia do Sul. Em Seul, contribuiu para a difusão da língua portuguesa e cultura brasileira, mantendo parcerias acadêmicas com a FALE/UFMG. Nossa querida amiga partiu em 21 de junho de 2024, deixando muita coisa boa e muita saudade.
Assessoria de Comunicação da FALE – 2024
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg